Atualizações do Google: conheça todas as mudanças dos últimos anos

Conhece as atualizações do Google? Você precisa entender quais são e como funcionam, pois, é a partir disso, que você pode ou não ter sucesso com o seu site. Descubra quais são as últimas atualizações e que podem ajudar no ranqueamento da sua página.

O mecanismo de busca mais utilizado em todo o mundo, realiza de forma periódica algumas atualizações em seus algoritmos.

Isso proporciona diferentes benefícios para os usuários, mas também, novos desafios para quem trabalha com SEO e conteúdo para internet.

Existem diferentes fatores que podem interferir diretamente no ranqueamento de um site e se você não estiver atento às principais atualizações do Google, é bem provável que o seu site posicionado no top 3 do Google, perca algumas posições, caso não seja atualizado corretamente.

Pode ser considerado como uma atividade a parte, verificar de forma recorrente as atualizações do Google.

E para auxiliar nessa pesquisa e descoberta de novas informações, preparamos esse artigo sobre as atualizações do Google: conheça todas as mudanças dos últimos anos.

 

O que são os algoritmos do Google

Algoritmos basicamente são procedimentos lógicos, pré-determinados para resolver um problema.

Uma vez que o problema do usuário do Google é a busca uma informação, tirar uma dúvida ou encontrar um determinado estabelecimento, os algoritmos funcionam rapidamente para identificar qual a página mais relevante na internet, de acordo com os termos selecionados pelo usuário.

Quando a atualização do algoritmo é realizada, alguns sites podem receber classificações altas ou baixas, mudando diretamente o ranqueamento.

Por isso, é preciso ficar atento às informações desse segmento, especialmente devido ao fato de que não existe como prever quando serão realizadas essas alterações ou ainda, quais serão elas.

Uma das mudanças mais simples e importantes, para você entender melhor, foi a alteração do modo de pesquisa da palavra-chave.

Há alguns anos, bastava ter uma determinada palavra-chave no seu artigo postado em um site ou internet, que rapidamente ele seria levado para as posições do Google.

Mas com a mudança no comportamento do consumidor e também, a atualização do Google, era preciso avaliar qual a intenção e análise da palavra-chave não mais, a simples utilização da mesma.

Conheça as mais importantes atualizações do Google

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Panda

No ano de 2011 a versão Panda do Google, trouxe a prioridade para o conteúdo de qualidade.

Levando sempre em consideração a boa utilização das palavra-chave, mais do que isso era preciso pensar na experiência do usuário e se um determinado artigo, estava realmente resolvendo o problema da pessoa.

Nos Estados Unidos, cerca de 12% das pesquisas foram afetadas diretamente, devido a esta atualização.

Além de trazer o melhor raqueamento para os conteúdos de alta qualidade, com esta atualização do Google, também ficou mais fácil de identificar os conteúdos duplicados e plágio, fazendo com que as páginas que realizavam essa prática, fossem penalizados perdendo as suas posições na página ou mesmo, sendo completamente excluídos da plataforma.

A versão Panda para essa atualização, proporcionou a criação de conteúdos ricos, trazendo um conteúdo que fosse interessante e despertasse a boa leitura.

Outro fator que também começou a ter uma grande parcela de importância, para as boas práticas do Google, foi o engajamento dos usuários e visitantes do site, se tornando um fator e ranqueamento.

Penguin

O Penguin chegou em 2012 para verificar os links utilizados de diferentes formas em uma determinada página, para auxiliar no posicionamento dos resultados de busca.

Antes dessa atualização, os links eram simplesmente trocados de um site para o outro, sem trazer realmente informação de qualidade para o usuário.

No entanto, após essa mudança os links levam a outros artigos e temas de uma forma muito natural e que não irá prejudicar em nada a experiência do usuário, que deve sempre ser levada em conta.

Algumas das práticas que foram barradas com a realização dessa atualização, foram a compra de links ou cobrança inadequada por diferentes páginas.

Pirate

Foi no mesmo ano do lançamento do Penguin que o Pirate foi lançado com a principal funcionalidade de evitar o ranqueamento de sites.

Sites que disponibilizam filmes, músicas, livros e outros materiais que são protegidos por Copyrights, não deveriam ter acesso ao ranqueamento, uma vez que disponibilizam material de forma indevida.

E pensando nisso, chegou com essa atualização para impedir que os sites piratas consigam um bom ranqueamento.

Humminbird

Existem eventos que são verdadeiros divisores de águas, em diferentes segmentos. Para a tecnologia e especialmente, o segmento de SEO o lançamento do Humminbir no ano de 2013 foi exatamente assim.

Com o Humminbir chegou a busca semântica para apresentar os resultados aos usuários. Utilizando a busca semântica, os resultados apresentados estão ligados diretamente na com a intenção do usuário e não apenas às palavras-chaves mais utilizadas.

Em casos como esses páginas que utilização a repetição excessiva de palavras-chave, o conhecido  keyword stuffing, perderam rapidamente as suas posições na página de busca.

A partir dessa atualização a utilização de sinônimos e palavras que fossem semelhantes, também poderiam encontrar a solução para um problema ou dúvida, mesmo sem pesquisar exatamente por um determinado tema.

O pensamento humanizado para atender aos questionamentos do usuário, começou a ter maior relevância a partir desse momento, trazendo especialmente, os melhores resultados para o usuário.

Piegon

A 5ª atualização do Google é conhecida como Pigeon, um update que ajuda a proporcionar a busca local, para facilitar a pesquisa dos usuários.

Essa atualização ajuda o Google a demonstrar os resultados baseados na intenção do usuário, para conseguir encontrar o resultado exato para a sua busca.

Dados coletados com o auxílio do Google Maps são de grande importância para o bom êxito da pesquisa.

No entanto, não são apenas os usuários que conseguem excelentes benefícios com essa atualização, uma vez que pode ser utilizada como excelente estratégia para proporcionar o SEO local de grandes e pequenas empresas.

Mobile Friendly Update

Com a crescente procura e utilização dos dispositivos mobile, o Google que sempre está um passo à frente acompanhando todas as principais tendências e formas como as pessoas consomem a informação, foi necessário realizar uma atualização para promover o acesso aos sites e principalmente, aqueles que tivessem um design responsivo.

Uma vez que grande quantidade de pessoas realizava as suas pesquisas pelos smartphones, entendeu-se a necessidade de promover uma boa experiência e interação, que fosse facilitada para esses dispositivos.

Rank Brain

Tendo em vista que a tecnologia não para nunca de mudar e avançar, não é possível realizar algumas atualizações e simplesmente esquece-las no tempo.

O aprendizado de máquina ou ainda, machine learning chegou em 2015, para recolher dados de forma automática, fazendo com que o robô auxiliado pelos algoritmos do Google, conseguisse realizar diferentes atividades para auxiliar nas pesquisas.

Diferentes usuários mesmo que digitem um mesmo termo para realizar a pesquisa, podem ter ações e necessidades diferenciadas. Com o aprendizado de máquina os robôs seriam “treinados” para identificar quais os links mais acessados, de acordo com uma determinada necessidade. Desse modo, poderia indicar os melhores resultados para o usuário.

Em pouco tempo essa atualização, também acabou se tornando um importante fator para promover ainda mais o ranqueamento dos sites, de diferentes seguimentos.

Possum

Voltado mais uma vez para a localização, a versão Possum foi lançada para auxiliar os negócios, aumentando as chances de ser encontrado dentro de um determinado raio de distância.

Ao digitar o termo “padaria”, por exemplo, o usuário não teria acesso a entender o que é uma padaria, mas sim, qual o estabelecimento com essa característica mais próxima da sua localização.

Fred

Por fim a última atualização do Google aconteceu em março de 2017. Essa recente atualização não trouxe grandes informações até o presente momento.

Sabemos apenas que a empresa reservou os direitos de não apresentar as principais alterações. No entanto, é algo voltado para aqueles que violam as principais diretrizes para webmaster.

Alguns sites receberam penalizações devido ao fato de não entregar um conteúdo de qualidade e ainda, que atenda as necessidades do usuário sendo apenas, para gerar lucros com os anúncios de uma determinada página.

O caminho para o sucesso

Desde a primeira atualização da ferramenta, é possível entender que o principal foco do Google é atender a necessidade do usuário, levando sempre informação que irá realmente agregar e não apenas gastar tempo do mesmo.

Conhecendo um pouco mais sobre essas principais atualizações, é possível entender qual o caminho você deve percorrer, sempre utilizando as principais técnicas e conhecimentos sobre SEO e SEM, por exemplo, assim como o marketing de conteúdo para que o seu site atinja as primeiras posições do mecanismo de busca.

Seguindo corretamente cada um dos critérios apresentados aqui, você pode conseguir não apenas atingir o top3 do Google, mas também, aumentar as vendas, no caso dos empreendedores que desejam trazer mais acessos para o site da empresa.

Outros objetivos também podem ser conquistados com esse caminho para o sucesso e para o que você precisar, pode contar ainda com a SEO Hacks.