page rank o que é

Como calcular o Page Rank de um site

Posicionar um site no topo do Google de forma orgânica, exige uma estratégia de conteúdo bem estruturada e links de qualidade apontando para o site. Mas como o Google considera esses links? Conheça o Page Rank e entenda como funciona o cálculo.

 

Entender a relevância e autoridade da página perante toda a web é compreender que isso é estabelecido através de links. Traduzindo, se trata de quantos sites redirecionam para o seu e vice-versa – e por isso é necessário entender o que é pagerank e como calcular.

Afinal, pagerank se trata de um algoritmo do Google que classifica todos os sites, as relações através de links e a relevância de cada página. Para o mecanismo de busca, a criação de autoridade e bom posicionamento também partem do link building.

E entender o que é pagerank e como calcular permite compreensão quanto a sua criação de autoridade no meio online.

O que é pagerank e como calcular?

Afinal, o que é o pagerank do Google? Se trata de uma forma de medir a autoridade de uma página, contando com métricas baseadas na quantidade e qualidade dos links de um site.

Esse cálculo matemático fornecido pelo Google considera, a princípio, quantos links cada página na web recebeu. Considerando a qualidade do link recebido, é montada uma nota (o pagerank) para a página e para o site em si.

Por isso, é considerado na nota o pagerank das páginas que produziram o link, sendo isso tão importante quanto a quantidade de links recebidos.

Dessa forma, considerando que todos os sites são links, a nota do link de entrada (“link juice”) acaba sendo distribuída entre todas as páginas linkadas. Isso vale tanto para linkagem interna, quanto para linkagem de páginas externas.

como calcular page rank

 

Como calcular?

Se veio até aqui, está interessado sobre o que é pagerank e como calcular. Bem, o cálculo é feito para dar como resultado uma nota de 0 a 10 – e três fatores são considerados para isso: quantidade, qualidade e contexto do link recebido.

Contudo, para não ser feito o cálculo de cabeça, você pode contar com ferramentas online para isso.

Como melhorar no algoritmo do pagerank?

Apesar de não ser uma ferramenta extremamente útil no Google, calcular o pagerank e obter uma nota alta era um ponto relevante para estratégias. Na verdade, se tratava de uma métrica ideal para identificação de páginas fortes em um site.

Afinal, assim se estabelecia quais páginas contar para estruturação do Link Building.

Link Building

O principal ponto para uma pontuação melhor no pagerank é a estruturação eficiente de Link Building. Aos olhos do algoritmo pagerank, uma boa quantidade de links com qualidade realça a autoridade de uma página.

E quando se fala de autoridade, se trata da relevância do conteúdo na linkagem: haver equivalência entre o link e a postagem onde foi linkada é importante para garantir uma nota alta.

Dica importante

Não encha sua postagem de links, por mais relevantes que sejam. Isso acaba pesando de forma negativa à página, pois o conteúdo parece incompleto aos olhos dos bots do Google.

Pagerank acabou?

Não, o pagerank ainda existe, porém não é divulgado de forma pública pelo Google. Dessa forma, apenas a empresa possui acesso às notas, tendo fins de estudo quanto ao ranqueamento por linkagem.

No entanto, é possível visualizar a autoridade de uma página por links através de ferramentas voltadas para o link building. Através dessas ferramentas, é possível obter uma análise quanto a quantidade e qualidade da “linkagem”.

Principais ferramentas para análise de link

As ferramentas que serão citadas a seguir oferecem suas próprias métricas para avaliar os critérios de autoridade. Por exemplo:

  • O Majestic SEO, que possui as métricas Trust Flow e Citation Flow para análise de autoridade dos links;
  • O Ahrefs, que se volta à análise das páginas mais fortes de um site.

Contudo, ainda há mais ferramentas para análise de autoridade, de forma que não é tão importante entender o que é pagerank e como calcular: tantas outras métricas permitem que você obtenha as informações que precisa.