Como configurar o Google Search Console no seu site

Como configurar o Google Search Console no seu site

Muitas empresas que desejam aumentar as suas vendas pela internet criam um site institucional para alcançar os seus objetivos.

Entretanto, ter uma página na internet não é garantia automática de resultados. É preciso monitorar detalhadamente o seu domínio para encontrar a estratégia perfeita. Para isso, existem ferramentas para ajudar no monitoramento e na visibilidade de um site na internet, e um dos mais utilizados é o Google Search Console.

O Google Search Console é uma plataforma utilizada para ajudar na verificação e indexação de um site no Google de forma correta.

Essa plataforma é gratuita, com ferramentas abrangentes que permitem o uso feito por qualquer usuário.

Nesse artigo, você vai saber como configurar o Google Search Console da forma correta para indexar o seu site no Google.

Como funciona o Search Console?

O Google Search Console tem uma série de ferramentas que analisam a qualidade do seu site no Google.

Ele conta com uma série de relatórios que mostram o desempenho do seu site e sugere melhorias para tornar a página perfeita para o usuário.

Existem várias métricas utilizadas pelo Search Console para analisar um portal. Entre elas estão:

  • Search Appearance: também conhecido como aparência de pesquisa, é uma métrica usada pelo Google para analisar todas as imagens, títulos e descrições da página;
  • Tráfego de pesquisa: é utilizado para saber o que as pessoas procuram no buscador que levam a clicar no site;
  • Google Index: métrica que avalia o desempenho do Google em indexar as páginas e identificar as palavras-chave que aparecem com mais frequência;
  • Problemas de segurança: os problemas de segurança são detectados e notificados pelo Search Console no site;
  • Outros recursos adicionais: existem outros recursos que o acompanham, como as ferramentas de testes, assistentes de negócios entre outros.

Com essas funcionalidades, o Google Search Console consegue notificar e aplicar vários tipos de melhorias no site, como:

  • aumentar a velocidade no carregamento das páginas;
  • entender a origem de todo o seu tráfego;
  • identificação e correção de possíveis defeitos de HTML;
  • sugere melhores nas estratégias de backlinks;
  • sugere impulsionar a qualidade das linkagens internas;
  • vai melhorar o rankeamento das páginas por meio de mudanças importantes no SEO do site.

Todo os tipos de sites podem ser verificados pelo Search Console, seja de uma indústria, um portal de vendas, ou até mesmo, de um dentista 24 horas.

site dentista 24 horas

Como funciona o Google Search Console

Para utilizar essa plataforma é necessário entrar no site, ir em "iniciar agora" e fazer o login com a sua conta no Google.

Esse login pode ser utilizado em várias outras ferramentas do Google, como Adwords, Analytics, entre outros.

Logo após, coloque o seu domínio junto com o endereço https:// e vá em "Adicionar propriedade" para continuar a navegação.

O terceiro passo é procurar a seção "Outros Métodos de Verificação" e clique em "Tag HTML". Logo após, selecione a tag que aparece e copie.

Após cumprir esses passos, mantenha o Search Console aberto e em outra aba, abra o painel de administrador do seu site para seguir os próximos passos.

Vá em "configurações" na sua página e clique em "códigos externos". Copie o código disponível e cole na seção "Verificação de propriedade da sua loja no Google" e clique em "salvar alterações".

Assim, o Google vai salvar o código da sua página, seguindo para a última etapa de verificação do seu portal, site, ou loja.

Para terminar a verificação do seu site, volte no Google Search Console e clique em "Verificar". A plataforma fará a verificação da sua Tag e depois de aprovada, ela vai exibir a mensagem "Propriedade Verificada".

Logo após, clique em "ir para propriedade" para verificar as informações de propriedade do domínio. Com a verificação da propriedade, o Google irá indexar o seu site.

Porém, a indexação do site é gradual, podendo ocorrer em alguns dias. Para o site ser indexado mais rapidamente, é necessário enviar o Sitemap do seu domínio para o Search Console.

Como enviar o Sitemap do seu site

Quanto mais rápido a página for indexada no Google, seja ela de um site ou blog de odontologia, mais rápido será possível criar conteúdos voltados para a otimização em SEO, ações de links patrocinados, entre outras ações de impulsionamento.

O sitemap é um arquivo que faz a lista de todas as páginas e conteúdos do seu site. Ele é utilizado para entender toda a estruturação de um portal.

Com o sitemap, será possível enviar para o Google Search Console e fazer a indexação mais rapidamente.

A primeira etapa é encontrar o Sitemap do domínio. O sitemap é uma página oculta que aparece no site com o final sitemap.xml.

Então, a dica é colocar o endereço da sua página com o final sitemap.xml. Após digitar esse endereço, aparecerá um grande número de códigos e endereços na tela.

O sitemap não ficará pronto imediatamente. É necessário aguardar o dia seguinte para realizar a configuração.

Como enviar para o Google Search Console?

Após o sitemap do site ou blog estiver pronto, o próximo passo é enviar para o Google Search Console para iniciar a verificação.

Faça o login no Search Console e verifique que o link de propriedade do seu site está no domínio.

Logo após, procure a seção "índice" e clique em "sitemaps" e será direcionado a uma outra tela. Nessa página, coloque o seu sitemap e vá em "enviar".

Fazendo isso, você receberá a mensagem "sitemap enviado" e clique em "ok". Logo após o Google Search Console fará a indexação da página em até 24 horas.

Otimize o seu site com o Google Search Console

O Google Search Console é uma importante ferramenta para melhorar o desempenho dos sites nas páginas de busca.

Isso porque ele é responsável por verificar toda a atividade que se passa no site, desde o conteúdo do site, até as linkagens internas e externas.

Com essas informações, a ferramenta consegue indicar as melhores soluções para o seu site ser indexado no Google e assim, iniciar as ações de otimização.

Usando o Search Console, será possível identificar as estratégias e ações necessárias para o site ter mais relevância e visibilidade no Google.

E dessa forma, o site estará posicionado nas primeiras páginas do buscador, aumentando o número de visitas e vendas para o seu negócio.

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