como gerar leads com instagram

Como conseguir mais Leads com a ajuda do Instagram?

Se você quer saber como gerar mais leads usando o Instagram, saiba que o Instagram é atualmente uma das maiores redes sociais do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Vale a pena usar esta plataforma de forma estratégica. Saiba mais abaixo.

Essa plataforma é utilizada todos os dias por milhares de pessoas e cada uma, pode ter um objetivo diferenciado.

Vendo que cada vez mais o público volta seus olhares e interesses em direção desta plataforma, algumas empresas começaram a realizar pequenas ações de marketing, na rede social de fotos e vídeos e logo, centenas de empresas aproveitaram o sucesso, para também criar uma conta e conquistar o público, através desse meio.

Porém, mais do que conquistar o público, você também pode aumentar as suas vendas e ainda, a quantidade de leads em seu site, através de algumas estratégias para o Instagram, que você vai poder conferir hoje.

Quer saber como aumentar leads com o Instagram? Então vamos lá, confira na íntegra esse artigo para obter todo o conhecimento e verificar estratégias.

Conheça o Instagram

Considerado uma das maiores redes sociais da atualidade, passando inclusive o Facebook em número de usuários, o Instagram consegue atrair diariamente milhares de pessoas, para conferir pequenos vídeos e fotos dos amigos, pessoas conhecidas, famosos e até mesmo, marcas.

Vamos conferir agora alguns números do Instagram, para você entender qual o tamanho e potencial dessa rede social:

  • 1 bilhão de usuários ativos todos os meses;
  • 500 milhões de usuários utilizam o aplicativo todos os dias;
  • 80% dos usuários, seguem pelo menos uma conta de empresa;
  • 500 milhões de usuários, utilizam a ferramenta de Stories todos os dias.

Como aumentar leads e vendas com o Instagram

Como você já sabe milhares de empresas, possuem a sua conta no Instagram, para conseguir atingir o seu público alvo e principalmente, utilizar como uma excelente estratégia, para aumentar as vendas.

Além de aumentar as vendas, é possível aumentar também a quantidade de leads, através de algumas estratégias e ferramentas específicas para a inserção de links.

Mas como qualquer outra estratégia de marketing, é preciso estudar corretamente a ferramenta para assim, obter uma excelente estratégia e então, começar a obter resultados. Por tanto, é preciso que você saiba que esta, é uma estratégia de médio prazo.

O que são leads mesmo?

Antes de partirmos para uma das partes mais importantes e esperadas desse artigo, vamos fazer uma breve pausa para relembrar ou, caso você ainda não saiba, entender o que é um lead.

Partindo desse conceito ficará mais fácil para você, entender como a estratégia no Instagram poderá ser realizada e ainda, qual a diferença que poderá trazer para o seu negócio.

Um lead é considerado no marketing digital, como uma ação que determinada pessoa teve, demonstrando interesse pelo seu produto ou serviço, através do ambiente digital e de forma específica, o site.

Essa ação pode ser o download de um ebook, preenchimento de um formulário com diferentes informações ou apenas, deixando o contato para que a empresa retorne.

Se a pessoa se torna um lead do seu site, você tem mais chances de conseguir guiar pelo funil de vendas, até que consiga transformar um prospect em cliente.

Entenda como o Instagram pode te ajudar a conseguir mais leads

Para conseguir transformar um usuário do Instagram em lead, o primeiro passo é conseguir atrair a atenção do usuário e retirá-lo da plataforma principal, certo? Então esse já é o primeiro passo.

É preciso conquistar a atenção de uma pessoa que está rolando o feed no Instagram, para leva-la ao seu site e ainda, fazer com que preencha o formulário ou realize alguma ação se transformando então em um lead.

Criar autoridade e reconhecimento então, deve ser o primeiro ponto de sua estratégia.

Como criar autoridade no Instagram

Para conseguir mais leads com a ajuda do Instagram, você irá precisar traçar uma estratégia para essa atividade e muito antes de “coloque o link aqui ou ali”, é preciso realizar algumas etapas.

Através de um perfil bonito, bem organizado e que consiga chamar a atenção do público, é possível captar uma grande quantidade de usuários e clientes. É preciso pensar no seu feed do Instagram, como uma verdadeira vitrine da sua empresa.

Busque sempre fotos bonitas, chamativas e que passem informação, através de conteúdo de qualidade para o seu público. Essa é a melhor e primeira forma de conseguir criar autoridade no Instagram.

Link na bio

Uma das primeiras formas de conseguir mais leads, é indicar o site que a pessoa deverá acessar.

Logo quando o usuário acessa uma página, terá acesso à biografia – ou “Bio”- da sua conta. Nesse espaço você pode indicar algumas informações importantes como:

  • Qual o objetivo da conta/ empresa;
  • Breve descrição sobre a empresa;
  • Canais de atendimento como telefone;
  • Endereço;
  • Link para o site.

Esse será o primeiro contato da empresa com o seu público através do Instagram, por isso lembre-se de capricha em uma descrição diferente e chamativa, para conquistar a atenção e a empatia rapidamente.

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Links nos Stories

Outra ferramenta muito útil e por vezes, até mesmo mais fácil e prática do que o link na bio, é o link nos Stories.

Além de colocar fotos, vídeos, gifs e frases, nos stories também é possível inserir links, para enviar o usuário diretamente para uma página específica, com a opção de “arraste para cima”.

Com um simples gesto o usuário será rapidamente direcionado para a página e conversão.

No entanto, para utilizar esse recurso é preciso ter mais do que 10.000 usuários em sua conta. Então se você ainda não atingiu esse número, vamos trabalhar para conquistar mais e mais usuários.

Anúncios no Instagram Ads

Assim como no Facebook é possível realizar campanhas de posts patrocinados, o que irá ajudar de diferentes formas:

  • Fazer com que mais pessoas conheçam a sua marca;
  • Aumentar as vendas, indicando o produto que a pessoa já pesquisou e já tem interesse;
  • Indicando o site para conhecer, visitar e ter acesso a algum conteúdo exclusivo.

Além do próprio anúncio, é possível realizar uma campanha de re-targeting, conseguindo chamar novamente a atenção de uma pessoa que já visitou o seu site ou ainda, que busca por produtos parecidos com o que a sua empresa disponibiliza.

Conteúdo de qualidade em cada etapa da sua estratégia

Desde a criação da sua conta no Instagram, até a página onde o usuário será convertido em lead, é preciso pensar acima de tudo, na qualidade do conteúdo que será entregue.

Se deseja mais do que simplesmente chamar a atenção, converter em lead e depois em venda um usuário, você precisa entender qual a necessidade da sua persona e saber como o seu produto ou serviço, poderá ajudar a eliminar a sua dor ou problema.

Além dessas estratégias que citamos aqui, existem ainda outras como, por exemplo, inserir tags e preços em produtos, o que ajuda de uma forma muito prática a levar o usuário ao site.

Ao mesmo tempo em que a autoridade e reconhecimento, serão trabalhados em sua conta do Instagram, também deverá ser trabalhado o conteúdo de qualidade. Afinal, um está diretamente ligado ao outro e deve ser realizada dessa forma, caso queira obter excelentes resultados com essa estratégia.

Seja por fotos, vídeos e a descrição dos mesmos, você deverá entregar conteúdo de alta qualidade, para conquistar os seus seguidores e fazer com que se tornem em leads.

Além do Instagram, a sua página de conversão também deverá ser produzida com o máximo de qualidade, tanto em tempo de carregamento da página, como layout do site e principalmente, entregando o que foi prometido seja uma página de webnar, ebook ou outros.

Colocando essas estratégias em prática você irá conseguir, aumentar os leads com a ajuda do Instagram.