
Como conseguir mais Leads com a ajuda do Instagram?
Se você quer saber como gerar mais leads usando o Instagram, saiba que o Instagram é atualmente uma das maiores redes sociais do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Vale a pena usar esta plataforma de forma estratégica. Saiba mais abaixo.
Essa plataforma é utilizada todos os dias por milhares de pessoas e cada uma, pode ter um objetivo diferenciado.
Vendo que cada vez mais o público volta seus olhares e interesses em direção desta plataforma, algumas empresas começaram a realizar pequenas ações de marketing, na rede social de fotos e vídeos e logo, centenas de empresas aproveitaram o sucesso, para também criar uma conta e conquistar o público, através desse meio.
Porém, mais do que conquistar o público, você também pode aumentar as suas vendas e ainda, a quantidade de leads em seu site, através de algumas estratégias para o Instagram, que você vai poder conferir hoje.
Quer saber como aumentar leads com o Instagram? Então vamos lá, confira na íntegra esse artigo para obter todo o conhecimento e verificar estratégias.
Conheça o Instagram
Considerado uma das maiores redes sociais da atualidade, passando inclusive o Facebook em número de usuários, o Instagram consegue atrair diariamente milhares de pessoas, para conferir pequenos vídeos e fotos dos amigos, pessoas conhecidas, famosos e até mesmo, marcas.
Vamos conferir agora alguns números do Instagram, para você entender qual o tamanho e potencial dessa rede social:
- 1 bilhão de usuários ativos todos os meses;
- 500 milhões de usuários utilizam o aplicativo todos os dias;
- 80% dos usuários, seguem pelo menos uma conta de empresa;
- 500 milhões de usuários, utilizam a ferramenta de Stories todos os dias.
Como aumentar leads e vendas com o Instagram
Como você já sabe milhares de empresas, possuem a sua conta no Instagram, para conseguir atingir o seu público alvo e principalmente, utilizar como uma excelente estratégia, para aumentar as vendas.
Além de aumentar as vendas, é possível aumentar também a quantidade de leads, através de algumas estratégias e ferramentas específicas para a inserção de links.
Mas como qualquer outra estratégia de marketing, é preciso estudar corretamente a ferramenta para assim, obter uma excelente estratégia e então, começar a obter resultados. Por tanto, é preciso que você saiba que esta, é uma estratégia de médio prazo.
O que são leads mesmo?
Antes de partirmos para uma das partes mais importantes e esperadas desse artigo, vamos fazer uma breve pausa para relembrar ou, caso você ainda não saiba, entender o que é um lead.
Partindo desse conceito ficará mais fácil para você, entender como a estratégia no Instagram poderá ser realizada e ainda, qual a diferença que poderá trazer para o seu negócio.
Um lead é considerado no marketing digital, como uma ação que determinada pessoa teve, demonstrando interesse pelo seu produto ou serviço, através do ambiente digital e de forma específica, o site.
Essa ação pode ser o download de um ebook, preenchimento de um formulário com diferentes informações ou apenas, deixando o contato para que a empresa retorne.
Se a pessoa se torna um lead do seu site, você tem mais chances de conseguir guiar pelo funil de vendas, até que consiga transformar um prospect em cliente.
Entenda como o Instagram pode te ajudar a conseguir mais leads
Para conseguir transformar um usuário do Instagram em lead, o primeiro passo é conseguir atrair a atenção do usuário e retirá-lo da plataforma principal, certo? Então esse já é o primeiro passo.
É preciso conquistar a atenção de uma pessoa que está rolando o feed no Instagram, para leva-la ao seu site e ainda, fazer com que preencha o formulário ou realize alguma ação se transformando então em um lead.
Criar autoridade e reconhecimento então, deve ser o primeiro ponto de sua estratégia.
Como criar autoridade no Instagram
Para conseguir mais leads com a ajuda do Instagram, você irá precisar traçar uma estratégia para essa atividade e muito antes de “coloque o link aqui ou ali”, é preciso realizar algumas etapas.
Através de um perfil bonito, bem organizado e que consiga chamar a atenção do público, é possível captar uma grande quantidade de usuários e clientes. É preciso pensar no seu feed do Instagram, como uma verdadeira vitrine da sua empresa.
Busque sempre fotos bonitas, chamativas e que passem informação, através de conteúdo de qualidade para o seu público. Essa é a melhor e primeira forma de conseguir criar autoridade no Instagram.
Link na bio
Uma das primeiras formas de conseguir mais leads, é indicar o site que a pessoa deverá acessar.
Logo quando o usuário acessa uma página, terá acesso à biografia – ou “Bio”- da sua conta. Nesse espaço você pode indicar algumas informações importantes como:
- Qual o objetivo da conta/ empresa;
- Breve descrição sobre a empresa;
- Canais de atendimento como telefone;
- Endereço;
- Link para o site.
Esse será o primeiro contato da empresa com o seu público através do Instagram, por isso lembre-se de capricha em uma descrição diferente e chamativa, para conquistar a atenção e a empatia rapidamente.
Links nos Stories
Outra ferramenta muito útil e por vezes, até mesmo mais fácil e prática do que o link na bio, é o link nos Stories.
Além de colocar fotos, vídeos, gifs e frases, nos stories também é possível inserir links, para enviar o usuário diretamente para uma página específica, com a opção de “arraste para cima”.
Com um simples gesto o usuário será rapidamente direcionado para a página e conversão.
No entanto, para utilizar esse recurso é preciso ter mais do que 10.000 usuários em sua conta. Então se você ainda não atingiu esse número, vamos trabalhar para conquistar mais e mais usuários.
Anúncios no Instagram Ads
Assim como no Facebook é possível realizar campanhas de posts patrocinados, o que irá ajudar de diferentes formas:
- Fazer com que mais pessoas conheçam a sua marca;
- Aumentar as vendas, indicando o produto que a pessoa já pesquisou e já tem interesse;
- Indicando o site para conhecer, visitar e ter acesso a algum conteúdo exclusivo.
Além do próprio anúncio, é possível realizar uma campanha de re-targeting, conseguindo chamar novamente a atenção de uma pessoa que já visitou o seu site ou ainda, que busca por produtos parecidos com o que a sua empresa disponibiliza.
Conteúdo de qualidade em cada etapa da sua estratégia
Desde a criação da sua conta no Instagram, até a página onde o usuário será convertido em lead, é preciso pensar acima de tudo, na qualidade do conteúdo que será entregue.
Se deseja mais do que simplesmente chamar a atenção, converter em lead e depois em venda um usuário, você precisa entender qual a necessidade da sua persona e saber como o seu produto ou serviço, poderá ajudar a eliminar a sua dor ou problema.
Além dessas estratégias que citamos aqui, existem ainda outras como, por exemplo, inserir tags e preços em produtos, o que ajuda de uma forma muito prática a levar o usuário ao site.
Ao mesmo tempo em que a autoridade e reconhecimento, serão trabalhados em sua conta do Instagram, também deverá ser trabalhado o conteúdo de qualidade. Afinal, um está diretamente ligado ao outro e deve ser realizada dessa forma, caso queira obter excelentes resultados com essa estratégia.
Seja por fotos, vídeos e a descrição dos mesmos, você deverá entregar conteúdo de alta qualidade, para conquistar os seus seguidores e fazer com que se tornem em leads.
Além do Instagram, a sua página de conversão também deverá ser produzida com o máximo de qualidade, tanto em tempo de carregamento da página, como layout do site e principalmente, entregando o que foi prometido seja uma página de webnar, ebook ou outros.
Colocando essas estratégias em prática você irá conseguir, aumentar os leads com a ajuda do Instagram.