Dicas desenvolver site com SEO

Como desenvolver um site pensando em SEO desde o início do projeto

Uma das melhores práticas de criação de sites é desenvolver um site pensando em SEO desde o início do projeto. Afinal, a otimização para os motores de busca é essencial para qualquer página.

O Google, atualmente, recebe cerca de 100 bilhões de buscas todos os meses. Isso faz do buscador a maior fonte de tráfego online, superando de longe as redes sociais mais populares.

Por causa disso, qualquer página que tenha uma estratégia de Marketing Digital bem desenvolvida precisa criar um site pensando em SEO para poder coletar a maior parte do público interessante para a campanha.

Quer saber como desenvolver seu site pensando em SEO? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Considere as melhores práticas de SEO recomendadas pelo Google

O maior especialista em SEO do mundo é o Google. Afinal, a empresa é dona do algoritmo do maior buscador do planeta e sabe exatamente o que deve ser feito para ganhar destaque nele.

Além disso, o Google tem todo o interesse em que as pessoas desenvolvam bons sites e possam servir bem os usuários que fazem pesquisas.

No entanto, o que o Google quer é que as pessoas não aprendam “macetes” para ranquear em primeiro lugar, mas sim produzam conteúdos de valor. Por isso, todos os seus fatores de ranqueamento levam isso em consideração.

Em termos de construção de sites, é importante que você planeje a sua página levando em consideração o que o Google acha positivo.

Por isso, monte seu projeto tendo em mente que seu site precisa:

  • ser responsivo;
  • ter um tempo de carregamento rápido;
  • ter todas as informações facilmente encontráveis;
  • ter as meta tags bem configuradas;
  • ter URLs amigáveis ao Google.

Decida se você quer ou não usar temas de Wordpress

Se você está planejando um site pensando em SEO, provavelmente vai usar o Wordpress para construí-lo. Se for o caso, então você precisará decidir se usará ou não temas no seu projeto.

Os temas de Wordpress são, de certa forma, uma caixa de ferramentas pré-instalada que deixa o seu site mais fácil de ser construído.

Eles podem ser gratuitos (normalmente com menos funções) ou pagos, que são extermamente versáteis e positivos para o seu negócio.

Em termos de SEO, alguns temas pagos possuem toda a codificação necessária para que o seu site seja extremamente amigável ao Google, considerando o temo de carregamento e várious outros fatores.

No entanto, eles normalmente são caros, custando algumas dezenas de dólares no mercado internacional e centenas de reais no Brasil.

A outra opção é construir o seu site do zero. Apesar disso exigir conhecimento de programação básico, alguns plugins como o Elementor ajudam a facilitar bastante o processo de montar a sua página.

A vantagem é que você tem muito mais flexibilidade para fazer o que quiser. A desvantagem é que é necessário ter muito conhecimento para conseguir fazer um site pensando em SEO.

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Faça uma auditoria e analise os seus concorrentes

Imagine que você é dono da Fiat. Quem são os seus concorrentes no Brasil? Provavelmente a Volkswagen e a Chevrolet, talvez a Ford e a Hyundai dependendo do segmento, a Renault também.

Por isso, o que você faria para conseguir se destacar no mercado? Uma boa estratégia seria investigar os seus concorrentes (dentro da lei, claro) e criar produtos que se destaquem.

Em relação ao SEO é a mesma coisa. O primeiro passo a fazer é estabelecer, afinal de contas, quem são os seus concorrentes em termos de palavras-chave e então fazer uma auditoria do site deles.

A ideia é que você possa estabelecer o padrão dos sites dos seus concorrentes como o mínimo aceitável para o seu desenvolvimento.

Essa análise informará qual é o tempo médio de carregamento deles, como eles organizam as URLs e tantas outras informações úteis para que você possa guiar o seu processo de desenvolvimento.

Planeje seu conteúdo usando uma organização inteligente

Vamos voltar ao exemplo da Fiat. A marca italiana tem o segundo carro mais vendido do Brasil, o segundo lugar nos segmento de hatches compactos e o primeiro em termos de picape.

Ou seja: a empresa atua com destaque em dois segmentos bem diferentes, os carros populares baratos e as picapes.

Com o seu negócio, possivelmente é a mesma coisa. Você provavelmente tem um produto para um tipo de público e outro para uma persona diferente.

Portanto, na hora de organizar o esquema do seu site, é importante garantir que tudo estará organizado adequadamente. Por exemplo, se você quer que o Google entenda que o seu site vende um serviço X, então coloque a Landing Page desse serviço sob a aba “O que fazemos”. Se você quer que o Google compreenda os seus números de contato, coloque-os sob a aba “Contato”.

Essas são as principais dicas para quem quer montar um site pensando em SEO. Com essas orientações básicas, será possível criar um framework de trabalho aceitável e que dará ótimos frutos.

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