Dicas de como otimizar on page de um site

Como otimizar On Page de um site: dicas que ainda funcionam no SEO

Você sabe como otimizar on page de um site? Se não, é importante aprender para poder melhorar o SEO do seu blog em geral.

De maneira básica, existem três elementos principais no SEO. São eles:

  • conteúdo;
  • SEO on page;
  • SEO off page.

O conteúdo é o valor que a sua produção entrega. Pode ser um artigo relevante, um ebook bem montado ou infográfico. É importante que ele tenha valor, mas também a densidade correta de palavra-chave, posicionamento certo e outros elementos.

Já o SEO off page são os elementos que estão fora do seu site, mas que afetam o seu ranqueamento, como as redes sociais, a autoridade obtida via link building e outras estratégias.

Já para saber como otimizar On Page de um site, você precisará seguir a leitura do artigo abaixo para aprender!

Quais são os elementos de otimização On Page de um site?

Para poder saber como otimizar On Page de um site, é necessário entender primeiro quais são os elementos desse pilar do SEO.

De maneira simples, os elementos On Page são todos aqueles que estão na sua página, mas não são do conteúdo do artigo. Por exemplo, contamos como elementos On Page os seguintes itens:

  • Title Tag;
  • Meta description;
  • Alt text;
  • URLs;
  • Links internos e externos;
  • Heading Tags;
  • Design responsivo;
  • Tempo de carregamento de um site;
  • Rastreamento;
  • Imagens e vídeos.

Bastante coisa, não é mesmo? A seguir, veremos algumas estratégias que ajudam a otimizar esses elementos para melhorar o seu On Page!

Como otimizar On Page de um site?

Se o seu objetivo é aprender como otimizar On Page de um site, é importante que você esteja pronto para realizar testes seguidos e constantes para medir o resultado de cada ação.

Somente assim será possível realmente entender como cada ação afeta o seu desempenho e quais são as melhores otimizações para o seu site.

No entanto, confira abaixo algumas estratégias que ajudarão a melhorar os seus resultados!

Escreva um Title Tag e Meta Description aceitável

O Title Tag é o título do seu artigo que é exibido no Google. Já a Meta Description é a descrição que vai embaixo do conteúdo na página de resultados do buscador.

O ideal é que ambos tenham a palavra-chave do artigo. Além disso, é essencial que eles chamem o leitor do Google para o seu site, indicando exatamente o que ele vai receber ao clicar no seu artigo.

Tenha uma URL amigável para o Google

O Google usa algoritmos para organizar quais conteúdos apresentar para os seguidores. No entanto, por mais avançados que sejam os algoritmos, eles não conseguem pensar como um ser humano.

Por isso, é necessário facilitar ao máximo a vida para eles e isso significa criar URLs amigáveis no seu site.

Veja dois exemplos abaixo:

Qual dessas duas URLs você acredita que é mais fácil de ler e ranquear para o Google? Com certeza que a primeira. Afinal, ali já está a informação sobre a palavra-chave para o algoritmo.

Faça uma auditoria do seu código

Um dos elementos mais importantes para o SEO On Page é a velocidade de carregamento de uma página. Quanto mais veloz for o site, melhor será o seu posicionamento.

Por isso, é importante fazer uma auditoria completa no código da sua página para garantir que não há comandos desnecessários e nem elementos que tornam o seu site mais lento de ser lido.

Isso inclui cuidados com elementos multimídia também. Por exemplo, é importante garantir que imagens e vídeos no seu site serão carregados o mais rapidamente possível, usando as versões de menor peso.

Crie um sitemap para o seu site

Um sitemap.xml é um documento que você envia para o Google via Google Search Console. Ele funciona como uma espécie de “mapa” do seu site e ajuda os algoritmos do buscador a encontrar as informações que desejam mais rapidamente.

Fazer um sitemap é importante para garantir que o seu conteúdo será rapidamente acessado pelo Google e facilmente ranqueado, sem grandes dificuldades.

agencia digital lisboa

Como verificar o desempenho do trabalho?

Agora que você já entendeu algumas das melhores ações para otimizar On Page do seu site, é hora de aprender como verificar os resultados obtidos.

Uma boa maneira de fazer isso é usar ferramentas, como o SEMRush, para medir o posicionamento do seu site em determinadas palavras-chave.

Além disso, é possível contratar agências de marketing para que façam a análise para você e sugiram ações do tipo.

Se você é de Portugal, por exemplo, não é difícil achar uma agência digital em Lisboa para realizar uma auditoria SEO para o seu conteúdo, por exemplo.

Se você não for, conseguirá encontrar prestadores de serviços que fazem auditorias pela Internet.

Agora que você já sabe como otimizar On Page de um site, é só colocar a mão na massa para aumentar o posicionamento da sua página na Internet.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre elas!