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Como prospectar clientes pela internet

Para ter sucesso com a captação de clientes na rede, não é preciso ser um vendedor profissional, mas é importante levar em consideração alguns princípios básicos da área de vendas. Neste artigo, iremos descrever algumas estratégias que funcionam.

 

5 estratégias eficazes de como prospectar clientes pela internet

Para alcançar um número maior de pessoas, a internet é uma grande aliada na hora de divulgar o seu produto ou serviço e estabelecer contato com o seu público-alvo. Confira abaixo como começar.

Faça um planejamento

Planejar é sempre uma maneira inteligente de dar o primeiro passo. Defina as etapas que pretende seguir, o tempo necessário para atingir o resultado desejado e o investimento que precisa ser programado. Estude o que os seus concorrentes estão fazendo para captar mais clientes e seja criativo na hora de replicar as ideias.

É muito difícil seguir por um caminho, se você nem mesmo sabe onde quer chegar. Se a sua estratégia não for bem planejada inicialmente, todo o tempo e dinheiro gasto podem não trazer cliente algum para a sua empresa.

Neste sentido, o benchmarking é uma maneira eficiente para você conhecer melhor os produtos, serviços e as práticas empresariais que mais funcionam na hora da venda. Por isso, vale a pena considerar a realização de algumas pesquisas prévias sobre o mercado antes de começar a prospectar clientes pela internet.

Invista no Inbound Marketing

Pense fora da caixa. Por que correr atrás dos seus clientes, se eles podem vir até você? Com o Inbound Marketing ou Marketing de Atração, a sua empresa ganha mais visibilidade e se torna referência ao compartilhar na rede conteúdos atrativos e relevantes, fazendo com que o leitor opte por ela na hora de buscar informações na internet.

E para gerar conteúdo, invista na criação de um site para a sua empresa com uma seção de blog, onde semanalmente você pode publicar artigos com fotos e vídeos relacionados ao seu negócio, incluindo dicas e curiosidades que possam atrair o seu público-alvo.

Da mesma maneira, estas publicações podem ser postadas nas redes sociais, promovendo o engajamento entre empresa e consumidores e o consequente tráfego orgânico na sua página.

Mas se você não sabe como fazer isso, a melhor opção é contratar uma agência de Marketing Digital que, além de trabalhar com a edição de imagens direcionadas ao seu público, faz a criação de textos otimizados com as palavras-chaves mais importantes para o ranqueamento do seu negócio no Google, através de estratégias de SEO.

como prospectar clientes pela internet

 

Concentre-se no seu público-alvo

Se você não tem ideia de como prospectar clientes pela internet, saiba que conhecer quem é o seu público-alvo é essencial. Estude o mercado e concentre-se aonde estão seus clientes e futuros consumidores.

Independentemente se você vende um produto ou serviço, é importante saber qual é a faixa etária do seu público, suas necessidades, as redes sociais que ele utiliza e a maneira como prefere ser abordado, por exemplo.

Na hora de prospectar clientes pela internet, tenha em mente que o primeiro contato deve ser suave e atraente, sem impor ou abusar de e-mails com propagandas indesejadas, por exemplo.

Divulgue o que você tem a oferecer através de anúncios pagos e impulsione suas melhores publicações nas redes sociais, direcionadas ao perfil de pessoas que você deseja atingir.

Aposte no relacionamento

Preocupar-se com o tipo de atendimento que a sua empresa está oferecendo aos seus clientes e potenciais consumidores é valioso na hora de estreitar os laços comerciais e melhorar o relacionamento com o seu público.

Aposte em cursos de atendimento ao público para qualificar a sua equipe e certifique-se de que seus clientes estão sendo bem atendidos durante todo o processo de venda, desde o primeiro contato até a finalização do serviço. Um cliente insatisfeito pode lhe trazer muitos prejuízos e, em tempos de internet, o problema pode ser exposto nas redes e abalar a reputação da sua empresa.

Invista na criação de newsletters de diferentes tipos. Comece com uma carta de boas-vindas para os novos contatos, e depois, dedique-se a enviar por e-mail conteúdos interessantes que agreguem conhecimento para quem está lendo e valorizem o seu negócio. Desta maneira, fica mais fácil ter o conteúdo compartilhado, possibilitando o acesso de novos leitores virem a se tornar futuros clientes.

Ofereça algo em troca

Para que o seu produto ou serviço se torne mais atrativo na hora de prospectar clientes pela internet, ofereça algo em troca. Trabalhe com um budget para investir em brindes e bonificações aos seus prospects. Desta maneira, fica mais fácil eles darem a devida atenção ao seu e-mail, anúncio ou publicação em uma rede social.

Da mesma maneira, para fidelizar quem já é cliente e torná-lo um embaixador da sua marca, é importante investir em benefícios, brindes e descontos. Fazer com que um cliente se sinta especial e tenha uma experiência única, é a certeza de ter o seu negócio divulgado para outras pessoas.

Independentemente de ser um cliente ou um prospect, as pessoas optam pelo seu produto ou serviço quando enxergam uma vantagem neste relacionamento. Então, nada mais justo do que garantir a satisfação de quem já conhece a sua empresa com algo a mais e oferecer um brinde atrativo para novos consumidores virem a se tornar clientes assíduos.

De maneira geral, podemos afirmar que um bom planejamento de marketing é a base para obter sucesso na hora de prospectar clientes pela internet. Através dele, é possível definir uma série de fatores que serão decisivos para o crescimento contínuo da sua empresa.

Após realizado o planejamento, gerar conteúdo, focar no seu público-alvo, investir no atendimento personalizado e disponibilizar benefícios para novos clientes são outras ações importantes que precisam ser trabalhadas continuadamente para que o seu negócio se mantenha no topo, conquistando assim novos consumidores de maneira constante.

Seja criativo e invista na divulgação da sua marca. São inúmeras as opções de ferramentas que você pode utilizar, inclusive de maneira gratuita. Só assim, será possível manter os atuais clientes engajados e atrair a atenção de novos.