SEO para empresas SaaS

Como traçar uma estratégia de SEO para empresas SaaS

O SaaS (Software como Serviço) permite aos usuários se conectar e usar aplicativos baseados em nuvem pela Internet. Exemplos comuns são email, calendário, software CRM e outros que estão na lista de aplicativos mais usados no cotidiano de grande parte das pessoas.

O SaaS fornece uma solução de software completa que você pode comprar em um regime pré-pago de um provedor de serviço de nuvem, que permite que o usuário do serviço possa utilizá-lo de onde estiver, bastando estar conectado a uma rede de internet.

 O provedor de serviço realiza o gerenciamento do  hardware e software e garante a disponibilidade e a segurança do aplicativo e de seus dados.

Por que o SEO é importante para uma empresa SaaS:

SEO que é a sigla para Search Optimization Engineer, ou em português Otimização para Mecanismos de Busca. Existem diversas técnicas e estratégias para ranquear nos primeiros resultados em mecanismos de busca, sendo o Google o mais relevante, já que 63% de todas as pesquisas são realizadas usando o Google, de acordo com o Search Engine Land.

E porque é importante estar nos primeiros resultados de busca? De acordo com o Search Engine Journal, 60% dos cliques vão para os três principais sites nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Diversos fatores são levados em consideração para conseguir um posicionamento na Pesquisa do Google.

Entre esses fatores são considerados: Volume de tráfego, Velocidade no carregamento do site, indexação de imagens nos buscadores, URLs amigáveis, links internos e externos, revisão de palavras-chave, dentre outros fatores que vão desde níveis técnicos a níveis menos complexos.

Como elaborar uma estratégia SEO:

De acordo com o HubSpot, 80% do tráfego de um website é vindo de uma pesquisa em um mecanismo de busca.

O planejamento é uma das partes mais importantes no processo de criação de estratégia SEO.

Vejamos por onde começar:

1. Auditoria do site:

Fazer uma auditoria do seu site é extremamente importante para levantar informações, para entender o que pode estar influenciando o número de visitas do site, visibilidade em mecanismos de buscas, e consequentemente a oportunidade de vendas.

Você pode iniciar a auditoria do seu site acessando o PageSpeed Insights, que é uma ferramenta gratuita da Google, inserindo o endereço do website é possível realizar um rápido diagnóstico, e te entrega diversos insights para melhoria do desempenho do site.

Page speed insights

Page speed insights relatorio

A partir desses resultados você pode iniciar uma verdadeira força tarefa e começar a otimizar o desempenho do seu site.

Existem muitas outras ferramentas que podem te auxiliar nesse processo que exige alguns conhecidos um pouco mais técnico.

Outra ferramenta que pode te auxiliar em relação a desempenho e otimização é o Google Search Console.

O Google Search Console possui diversas funcionalidades que podem te ajudar, e algumas são: Aparência de Pesquisa, índice do Google, Tráfego de Pesquisa, Segurança e muitas outras.

2. Auditoria de conteúdo do site:

Para obter resultados em sua estratégia de SEO é imprescindível realizar auditoria do conteúdo do seu site, principalmente se você possui um blog.

Títulos e Meta tags:

Você pode começar otimizando os títulos de suas páginas e meta tags. Se você utiliza o WordPress, existem diversos aplicativos que podem te ajudar. o mais popular é o plugin Yoast SEO que vai te ajudar e muito na configuração de títulos, meta tags e muito mais.

Links internos e externos:

É extremamente importante não ter os chamados links quebrados em seu site. Para descobrir onde estes links estão, você pode usar a ferramenta Ubersuggest, e fazer uma verdadeira limpeza deste tipo de link de páginas do seu site.

3. Melhore os resultados do SEO com conteúdos otimizados:

 Algumas ações para iniciar:

  • Identifique páginas com maior potencial de ranqueamento
  • Selecione conteúdos que podem ser atualizados
  • Páginas que devem ser retiradas do site, ou que podem ser unificadas com outras páginas.
  • Otimizar links internos e externos

Fazendo esse levantamento, ficará mais fácil fazer as alterações necessárias no conteúdo do seu site. Você poderá identificar quais as páginas que oferecem a melhor experiência para o usuário, tipos de conteúdos mais buscados dentro do seu site e quais palavras-chave podem trazer maiores resultados nos mecanismos de busca.

4. Crie uma estratégia de link building:

Trabalhar com link building não é uma tarefa simples, irá demandar muito tempo e esforço, mas podemos garantir que trará muitos resultados.

Uma das estratégias mais interessante e também bastante usada, é a estratégia de backlinks. Essa estratégia consiste em trocar links com outros sites que possuem conteúdos que tenha conexão com os assuntos que você costuma abordar.

Então você envia um email, personalizado de preferência, e faz uma proposta para troca de links. A proposta sendo relevante baseada em sua estratégia de link building, o blog parceiro insere um link apontando para o seu conteúdo e vice-versa.

5. Construa uma audiência:

Após fazer levantamento de conteúdos que são mais relevantes para o seu público ideal, desenvolva um calendário editorial e publique materiais de qualidade que irão garantir que aquele visitante do seu site se torne um consumidor assíduo dos seus conteúdos.

E uma dica importante é:

Sempre busque entender as necessidades e dores da sua audiência e o formato de conteúdo que eles costumam buscar. Além de aumentar a fidelidade, você garantirá compartilhamentos que podem se traduzir em autoridade do seu domínio, e melhores posições no ranking da Pesquisa do Google.

Gostou do artigo? De maneira geral, não existe uma fórmula mágica para se trabalhar com SEO, mas é importante se dedicar a estas etapas para conseguir um melhor desempenho do seu site.

Comente sobre o que achou e compartilhe com alguém que você acredita que precisa melhorar seus resultados!

Este artigo foi desenvolvido por Funil de Vendas™  www.funildevendas.com.br