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Como usar a internet para alavancar as vendas do seu restaurante

A Internet é uma poderosa ferramenta para alavancar as vendas do seu restaurante. Se bem usada, ela pode ser o segredo de como vender mais no restaurante, lanchonte e outros estabelecimentos alimentícios.

 

Isso porque ela democratiza a comunicação e permite que restaurantes de todos os tipos e tamanhos tenham chances acessíveis de se comunicar com o público. Dessa maneira, é possível vender mais gastando menos e tendo mais sucesso no processo.

No entanto, é fato que nem todo estabelecimento consegue alavancar as vendas usando a Internet. Para isso, é necessário ter um plano e seguir dicas específicas. Ficou curioso sobre como vender mais no restaurante? Então continue lendo para saber que dicas são essas!

Se inscreva em aplicativos de entregas para alavancar as vendas

Hoje em dia, os aplicativos de entregas como o Rappi, iFood ou Uber Eats não são mais apenas uma possibilidade de ganhar uma renda extra. Para muitos restaurantes, eles são a principal fonte de vendas.

Isso significa que a maior parte dos estabelecimentos alimentícios não podem mais se dar ao luxo de não participar desses aplicativos. Eles conectam os restaurantes a milhões de usuários (só o Rappi tinha 3,6 milhões de usuários em 2018, com números muito maiores hoje) e permitem que mais vendas sejam feitas todos os dias.

A melhor parte para os restaurantes é que esse alcance todo vem a um custo muito baixo, já que o estabelecimento não precisa desenvolver o aplicativo, contratar os entregadores ou investir em marketing para alcançar todo o público. Basta preparar o cardápio, fazer os pratos e disponibilizar para entrega!

Use a segmentação para saber como vender mais no restaurante

As redes sociais são plataformas com bilhões de usuários ativos no mundo inteiro. No Brasil, são mais de 100 milhões de usuários cadastrados no Facebook, Instagram, Twitter e outras redes.

Isso significa que há uma gigantesca oportunidade de venda para qualquer comércio, inclusive o alimentício, nas redes sociais. No entanto, é importante saber como chegar ao público para poupar recursos e aumentar as chances de vendas.

Por exemplo, suponha que o seu restaurante seja uma churrascaria. Você vai fazer um anúncio nas redes sociais. O interessante é que a mensagem não chegue a veganos e vegetarianos, correto? Além deles não serem público do seu estabelecimento, pode causar alguma controvérsia online.

Por isso, é possível segmentar o anúncio para não aparecer para usuários que se classificam como veganos ou tenham interesse nesse tema. Dessa maneira, você poupa dinheiro e direciona sua mensagem exclusivamente para quem é um cliente em potencial do seu restaurante.

Use a geolocalização para conquistar usuários na rua

Uma ferramenta online poderosa para restaurantes é a geolocalização. Ela funciona da seguinte forma: todo celular tem uma conexão com o sistema GPS. Por isso, os algoritmos de redes como o Google e Facebook sabem onde seus usuários estão sempre que eles estiverem logados nesse serviços.

Os anúncios por geolocalização, portanto, funcionam com base nessa informação disponibilizada pelos smartphones dos usuários. Assim, é possível criar um anúncio para ser exibido para quem estiver, digamos, a 100 metros ou 200 metros do seu estabelecimento.

Dessa maneira, sempre que alguém próximo buscar no Google por pizzarias, restaurantes ou lanchonetes e estiver perto do seu estabelecimento, o mecanismo de busca mostrará o seu endereço. O mesmo acontece no Facebook. Esse é um dos principais segredos de como vender mais no restaurante usando a Internet.

Invista no Instagram para alavancar as vendas na Internet

De todas as rede sociais no mercado atualmente, o Instagram é a mais visual de todas. Por isso, é aquela que deve ser prioridade de restaurantes e outros estabelecimentos alimentícios. Afinal, a expressão “olho gordo” existe por uma razão.

Uma das vantagens do Instagram é que ele conta com todas as ferramentas que citamos até aqui, como a segmentação de anúncios e o uso da geolocalização para vender. Além disso, por ser uma rede social puramente visual, causa muito mais impacto no consumidor.

Ele pode não provar o seu prato, mas com certeza ficará encantado se ver uma imagem dele - especialmente na hora do almoço!

Por isso, é importante investir em uma boa máquina fotográfica ou celular para tirar boas fotos dos seus pratos e colocar no Instagram. Além disso, vale a pena direcionar os anúncios para os horários mais interessantes, como o almoço ou jantar.

Não esqueça que o público do Instagram gosta muito de bastidores e, por isso, crie conteúdo simples, mostrando o dia a dia na cozinha do seu restaurante, o preparo de alguns pratos e até mesmo fazendo compras de ingredientes. Esse tipo de conteúdo gera engajamento e potencializa o seu alcance online.

Essas são as melhores maneiras de como vender mais no restaurante usando a Internet e suas ferramentas. Lembre-se de se dedicar a entender como as ferramentas funcionam e invista nelas para obter um retorno significativo. A ferramenta existe, só é preciso saber como usá-la corretamente.

E aí, o que você achou das nossas dicas? Deixe um comentário a seguir com a sua opinião sobre o assunto!