como gerar leads com seo

Como usar o SEO para gerar mais leads para a sua empresa?

Usar SEO para gerar mais leads é uma forma eficaz de alavancar um negócio. Através da otimização do seu site, é possível ganhar cada vez mais tráfego orgânico. Você pode usar o conteúdo para atrair mais usuários e assim conseguir mais leads quentes.

 

Quando falamos em SEO na maior parte dos casos falamos em estratégias especificas, para criação de conteúdo em blogs e sites de forma otimizada, para os mecanismos de busca.

Talvez você não saiba, mas é possível utilizar as estratégias de SEO também para as landing pages, com o objetivo de gerar mais leads.

Uma das principais estratégias que é a utilização de palavras-chave, também pode estar presente nas landing pages para assim, conseguir atrair maior quantidade de tráfego orgânico e aumentar as suas métricas de conversão.

Ao longo desse artigo você irá entender a importância da geração de leads e principalmente, leads orgânicos e como o SEO pode ser utilizado em páginas de captura.

Entenda o que é um lead qualificado e qual a sua importância

É considerado lead qualquer ação que uma pessoa possa ter em uma página online, para demonstrar o seu interesse pelo produto ou serviço apresentado na página inicial do site, blog ou mesmo, para a landing page que pode ser exclusiva para baixar e-books e outros materiais.

Para ter sucesso nessa estratégia é preciso entender principalmente qual o público que deverá ser atraído para essa página e assim, suas métricas de conversão sejam consideradas excelentes.

Afinal, além das estratégias de SEO existem outras ferramentas, que você também pode utilizar para aumentar a divulgação e também otimização dessa página, para gerar mais tráfego qualificado.

Nesse momento é importante saber como diferenciar um lead qualificado, de um lead não qualificado.

É preciso ter em mente a jornada do consumidor dentro do funil de vendas, para conseguir identificar o seu público e entender, se é um público que pode ser considerado como potencial cliente e que vale a pena investir seus esforços e de sua equipe ou não.

Os leads qualificados são considerados os acessos em que a pessoa já pode estar no fundo do funil, ou seja, já tem bastante conhecimento acerca da sua empresa, quais são os principais diferenciais frente a concorrência e o mais importante, quais são as soluções que a sua empresa apresenta e que poderão ajudar a sanar os problemas atuais.

Confira abaixo alguns pontos essenciais, que ajudam a identificar se uma pessoa pode ser considerada como um lead qualificado, ou não:

  • Está em contato direto com a sua empresa, podendo ser por diferentes canais de relacionamento;
  • A pessoa entende o que a sua empresa oferece e ainda, quais são os problemas dela que podem ser solucionados;
  • Já preencheu formulários em seu site;
  • Manifestou interesse em seu produto ou serviço.

Ele está pronto para realizar uma compra e ao chegar à uma landing page, será fácil conseguir captar seus dados pessoais e outras informações necessárias, para entrar em contato e fechar a venda.

Por sua vez os leads não qualificados, são aqueles que ainda podem estar no topo ou no meio do funil e que ainda, não tiveram o contato suficiente com a sua empresa e possíveis materiais educativos, para entender qual a sua missão e solução que consegue ofertar para os clientes.

A partir dessas informações de grande importância, você irá conseguir programar melhor as suas estratégias pensando especialmente em SEO para assim, atrair o público certo tanto para o seu blog como também, para a sua landing page e ainda, gerar mais leads para a sua empresa.

SEO para geração de leads, uma excelente estratégia

Não se engane ao pensar que existe uma forma de realizar SEO para blogs e outra, para a geração de tráfego de landing pages e maior geração de leads.

Para alcançar os melhores resultados, as duas estratégias podem e devem caminhar juntas. Em momentos diferentes irão se encontrar ao longo da estratégia traçada, sem que uma atividade prejudique a outra. E para isso, é preciso saber exatamente quais são as estratégias que deverão ser aplicadas.

Em uma página online seja site ou blog, de forma previamente estudada e bem planejada, é possível incluir banners e formulários, de acordo com a necessidade do público que visita a sua página.

Lembre-se que não basta apenas ter um formulário aleatório, é preciso encaminhar o usuário de forma natural a realizar essa ação, para não atrapalhar a sua experiência de navegação ao visitar o site, com uma página repleta de pop-ups desinteressantes, por exemplo, que de nada irá adiantar para o usuário.

As estratégias e conhecimentos do marketing de conteúdo, deverão ser utilizadas também nesse momento.

Landings pages que oferecem conteúdo de qualidade e ainda, que esteja alinhada com a necessidade da persona, ou seja, do seu público podem conquistar excelentes taxas de conversão o que irá ajudar a impulsionar o seu negócio.

Dicas práticas para gerar leads com SEO

De forma simples e rápida é possível que você já tenha conseguido entender a importância de alguns itens essenciais para o sucesso da sua estratégia, que são eles:

Esses pontos são chave e indispensáveis para a realização da sua estratégia, buscando maior geração de leads e especialmente, leads orgânicos.

Mas agora, vamos falar sobre outros pontos que também deverão ser bem trabalhados, para aumentar o tráfego da sua página.

Estratégias como link building e também guest posts, podem ajudar a sua página a conseguir excelentes resultados em um período até mesmo menor, do que o que você esperava.

SEO para gerar leads 2

No caso do link building se você possui outras páginas e artigos do blog que falam sobre o assunto tratado na sua landing page em que deseja captar mais leads, pode adicionar os links fazendo uma relação ao longo do artigo, para induzir o usuário a acessar a próxima página.

Lembre-se que essa atividade deve ser realizada de uma forma natural e que proporcione um conteúdo e experiência, que sejam de qualidade para a sua persona.

O guest post também é uma excelente estratégia, para geração de leads. Se outros blogs e páginas online falam sobre o seu produto e a sua empresa, o seu domínio pode conquistar maior autoridade de domínio.

Além de ter outras páginas que irão indicar um usuário para a sua página onde poderá ser convertido em lead, com uma autoridade de domínio maior, suas páginas podem ter boas chances de aparecer nas primeiras posições do Google, gerando assim mais leads e tráfego para sua empresa.

Para encerrar esse artigo, vamos apresentar mais três dicas práticas para utilizar estratégias de SEO para a geração de leads.

Use o layout em seu favor

É preciso pensar muito bem no layout da sua página de captura e lembrar que é preciso conquistar, a sua persona nesse momento para que ela tenha o interesse em fornecer os dados pessoas. É pensar realmente, como se fosse uma pessoa visitando a sua empresa, será que ela iria se encantar e confiar?

Não dê tempo para pensar

Além disso você deve pensar no tempo de carregamento da página, da mesma forma como em outras páginas online. Por mais formulários e informações que tenha ao longo da página, não é interessante que ela fique muito pesada e com elevado tempo de carregamento.

Proporcione a melhor experiência para o usuário e ele não terá tempo de pensar em sair da sua página ou mesmo, desculpas para não preencher um formulário para realizar o download de algum arquivo, isso fará uma diferença incrível.

Mesmo para geração de leads pense no mobile

Páginas de captura para conquistar contatos seja de email e outros, por vezes podem estar voltados apenas para os formatos desktop.

É claro que você pode fazer um teste A/B para identificar qual o melhor formato para o seu público, mas é preciso também pensar no mobile afinal, a maior parte da geração de tráfego para a internet, ainda é realizada por dispositivos móveis.

Desenvolver o layout pensado também para o mobile, com uma página que se adeque facilmente à tela do celular, ajudando o usuário a encontrar as informações necessárias, mas também, preencher o formulário irá ajudar na conquista por mais leads.

Seguindo essas dicas e técnicas de SEO, você tem grandes chances de conquistar os melhores resultados para a geração de leads em sua empresa.

E caso tenha qualquer dúvida, você também pode entrar em contato com a nossa equipe para conversar com os nossos especialistas em SEO.