ferramentas gratuitas seo

Conheça as principais ferramentas gratuitas de SEO otimização de sites

Utilizando as principais ferramentas gratuitas de SEO e otimização de sites, você terá melhores chances de alcançar as primeiras posições do Google, conquistando excelentes taxas de tráfego. Para isso confira nesse artigo quais são essas ferramentas.

 

Existem diversas ferramentas específicas para SEO e cada uma para uma atividade exclusiva, desde a pesquisa de palavras-chave à verificação de site, que poderão te ajudar a identificar possíveis pontos de melhoria tanto nas páginas online, como na sua estratégia de SEO de uma forma completa.

Apesar de existir ferramentas com um desempenho realmente excelente e que são pagas, existem também aquelas que são gratuitas e não por isso deixam a desejar.

Vamos conferir agora, quais são as melhores e principais ferramentas que você pode utilizar em sua estratégia de otimização para motores de busca que irão proporcionar excelentes informações e ainda, sem fazer você gastar muito ou na verdade, quase nada.

Se você já conhece algumas dessas ferramentas, veja o que mais que você pode tirar de proveito delas aprofundando ainda outras funcionalidades.

Caso ainda não conheça, aproveite para alargar o seu conhecimento e melhorar a sua estratégia com informações baseadas em dados.

A importância de utilizar ferramentas de SEO

Empreendedores que querem conquistar o sucesso com sua empresa, a cada dia mais estão conseguindo compreender a necessidade em aumentar a visibilidade nos mecanismos de busca, para auxiliar no crescimento da empresa com a conquista de novos clientes.

Com isso o segmento de marketing digital também está crescendo e os profissionais da área, buscam novas formas de realizar o seu trabalho com o máximo de profissionalismo e qualidade, para proporcionar excelentes resultados.

Para que esse caminho possa ser trilhado, é necessário contar com o auxílio de algumas ferramentas que irão disponibilizar informações altamente relevantes, para verificar o êxito do trabalho realizado até o momento ou ainda, quais são os pontos que precisam ser melhorados.

É provável que você já conheça algumas das melhores ferramentas do mercado para essa atividade, mas hoje, nós vamos apresentar quais são as principais e melhores ferramentas gratuitas de SEO e otimização de sites, para você utilizar os recursos necessários e ainda, conseguir economizar.

Principais ferramentas gratuitas seo 2

Google Analytics

Nos dias de hoje já não existe mais como falar sobre marketing digital e especialmente sobre SEO, sem informações baseadas nessa ferramenta.

O Google analytics é conhecido também como uma excelente ferramenta de teste SEO, a partir da conexão do seu site com a plataforma, conseguindo realizar um excelente monitoramento das páginas online.

Através dessa prática você terá acesso a diferentes métricas para conseguir identificar quais são as fontes de tráfego do site.

Com base nessas informações você terá condições de melhorar as taxas de tráfego para o seu site, sabendo exatamente qual o item que deverá ser atualizado.

Os relatórios que você consegue obter a partir dessa ferramenta, são realmente completos e é a partir disso que você poderá realizar diferentes estratégias e assim, conquistar resultados excelentes para as páginas online.

Keyword planner

É bom se acostumar pois em qualquer fonte em que você buscar, informações sobre as melhores ferramentas gratuitas de SEO, provavelmente irá encontrar duas ou mais ferramentas exclusivas do Google.

A segunda ferramenta que apresentamos hoje, é a keyword Planner ou pesquisador de palavra-chave. Essa é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas, pela facilidade e funcionalidade.

Utilizar a palavra-chave seja para textos em blogs ou sites, dos mais variados segmentos é sem dúvida uma das atividades mais importantes para que uma página online tenha chances de ser encontrada nos mecanismos de busca e por isso, a keyword planner é uma das mais utilizadas.

Web Developer

Os profissionais que desejam criar uma página online que seja realmente otimizada e de qualidade, pode utilizar o web developer, para acompanhar o desenvolvimento e verificar como ela ficará futuramente no Google.

A partir dessa ferramenta você consegue desativar o CSS e também o Javascript, verificar o código fonte e além de outras funcionalidades.

Navegadores como Chrome, Firefox e Opera, podem utilizar o Web Developer para analisar os detalhes que deverão ser alterados e dessa forma, otimizados para os mecanismos de busca.

É importante fazer um teste inicial para verificar se a ferramenta realmente irá atingir as necessidades atuais, para o seu site.

Copyscape

Conteúdo duplicado em dois ou mais sites é uma das piores coisas que pode acontecer no ambiente digital.

Pode ser uma experiência ruim para o usuário, perdendo a credibilidade em uma página e ainda, ruim também para o site que poderá receber maior taxa de rejeição, o que irá proporcionar menor taxa de autoridade de domínio e ainda, correr o risco de ser penalizado pelo Google.

Se você não deseja que isso aconteça em sua estratégia de SEO, além de buscar sempre produzir os próprios conteúdos que deverão ser divulgados, também pode utilizar o copyscape, para verificar se existem outras páginas com conteúdo similar ao seu.

Übersuggest

No site do Neil Patel um dos maiores especialistas de SEO do mundo, você encontra o Übersuggest.

Uma ferramenta excelente e muito prática de ser utilizada, que consegue proporcionar diferentes sugestões para a criação de conteúdo de qualidade, sempre pensando na intenção e necessidade do usuário.

A partir dessa ferramenta você terá à disposição, diferentes sugestões de qualquer tema que precisar. Essas sugestões podem ser utilizadas para a criação de títulos de páginas e páginas de captura para leads, além de conteúdos para blogs, sites e até mesmo, para as redes sociais.

MozBar

Operando na versão paga e também gratuita, é preciso apenas que o usuário tenha pelo menos algumas noções de inglês, caso não tenha o domínio completo, para conseguir utilizar a plataforma.

Através dela também é possível obter métricas excelentes em diferentes páginas da internet, para avaliar a Autoridade de Página (PA) e ainda, Autoridade de Domínio (DA), que são extremamente importantes no ambiente digital e por tanto, devem ser avaliadas periodicamente.

Com o MozBar é possível ainda obter relatórios sobre palavras-chave e também a otimização de páginas, além de obter sugestões de conteúdo o que pode ajudar e muito principalmente, nos momentos de bloqueio criativo e que você pode não saber mais sobre o que escrever em um determinado blog ou outros canais.

O auxílio necessário para a sua estratégia

Se você está conhecendo boa parte dessas ferramentas hoje, não se preocupe com a quantidade de opções e sim, com a qualidade de informações relevantes que você pode obter através de qualquer uma delas.

É preciso informar ainda, que você não precisa escolher apenas uma ferramenta para uma determinada palavra-chave.

No caso de termos que são os mais pesquisados, por exemplo, você pode unir as informações do planejador de palavra-chave do Google com as sugestões do Übersuggest e assim, obter informações mais completas.

A partir desse exemplo e também, de outras práticas e possibilidades você estará munido com uma quantidade muito maior de informação, o que poderá proporcionar melhores resultados para a sua estratégia de SEO.

Com isso você pode conquistar as primeiras posições do Google de uma forma mais rápida, do que esperava e assim, atender ainda melhor os seus clientes ou mesmo, obter um excelente faturamento para a sua empresa, a partir dos resultados do Google.

Se ainda tiver restado qualquer dúvida ou mesmo, se não sabe como utilizar essas ferramentas, mais do que pesquisar você também pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas em SEO, para tirar as suas dúvidas e entender melhor como cada uma dessas ferramentas podem ajudar na otimização para motores de busca.