Dados estruturados: O que é e como utilizar em seu projeto de SEO

Se deseja melhorar os resultados de SEO de seu site ou blog, conquistar melhores taxas de tráfego e proporcionar excelente navegação para o usuário na SERP do Google, você precisa entender como funcionam os dados estruturados. Saiba mais a seguir.

 

Para que o seu site consiga bons resultados de posicionamento é necessário realizar algumas atividades específicas, como por exemplo utilizar os dados estruturados de forma adequada, quando for organizar as informações de uma página.

Cada vez mais os profissionais do setor de marketing digital, tem o conhecimento e a informação do próprio Google, de que a experiência de navegação do usuário é um dos principais pontos que devem ser levados em consideração no momento de adicionar um conteúdo em uma página online.

Os dados estruturados podem ser utilizados de forma eficaz, juntamente com as principais estratégias de SEO, para proporcionar excelentes resultados para uma página online.

Além dos excelentes resultados que é possível obter na estratégia de SEO, mesmo que o conteúdo não esteja na primeira posição do mecanismo de busca é possível atrair a atenção e os cliques dos usuários, para a sua página e assim, melhorar aos poucos o ranqueamento de uma página online.

Mas se você ainda não sabe o que é ou mesmo como utilizar os dados estruturados, para o projeto de SEO, confira este artigo na íntegra para entender e aplicar em uma página online seja blog ou site.

Você vai perceber ao longo desse artigo que possivelmente já utiliza esse mecanismo de dados estruturados em suas pesquisas diárias, mesmo sem ter o exato conhecimento dessa estratégia.

Além disso, irá identificar como colocar esse conhecimento na prática para também conseguir transformar o seu site e a forma como o seu site, aparece nas páginas de pesquisa.

dados estruturados2

O que são os dados estruturados

Os dados estruturados são na verdade, esquemas de marcação de informações na página para organizar todo o conteúdo de uma forma que fique fácil de ser encontrada em uma página online e principalmente, pelos mecanismos de busca.

Esses dados também podem ser encontrados na forma de dados schema, que são na verdade microdados, tornando assim, a identificação de informações de uma forma mais simples para os motores de busca.

Utilizando essa estratégia os dados podem se tornar mais relevantes e até mesmo, passar na frente de outras páginas que poderiam aparecer no ranquekamento dos mecanismos de busca, no entanto, por não ter as informações de forma organizada, acaba perdendo a posição deixando que o concorrente passe à sua frente.

Adicionando os dados estruturados e as informações necessárias, é possível obter resultados personalizados e assim, melhorar a forma como o usuário consegue verificar o resultado para a sua busca, conquistando pontos com o Google para melhorar o ranqueamento da página.

Como utilizar os dados estruturados em SEO

Através da utilização dos dados estruturados é possível obter um excelente posicionamento nos mecanismos de busca.

Além disso utilizando os dados estruturados o Google consegue coletar as informações em tempo atual, sobre o que acontece em todo o mundo, de forma instantânea, proporcionando resultados e informações importantíssimas que podem ser acessadas através do Google Trends, podendo ser utilizado até mesmo para melhorar uma estratégia digital.

Seja você um profissional especialista em SEO ou não, é possível que saiba da importância que o Google e outros mecanismos de busca dão para o site que possui maior quantidade de informação e principalmente, de informação que seja verdadeiramente relevante.

A partir da utilização dos dados estruturados em SEO, a experiência do usuário pode ficar mais agradável e de forma que o usuário consiga acessar e identificar facilmente as informações que deseja, por vezes até mesmo sem que seja necessário perder muito tempo na pesquisa, acessando diversos sites.

Uma vez que essas informações estão na página online e ainda, que possuem uma estrutura de organização, é possível que esta página consiga obter melhores posições no mecanismo de busca e assim, atrair a atenção do usuário para aumentar as suas taxas de tráfego.

É possível que você já tenha realizado uma pesquisa e ao obter os resultados, eles não foram exibidos na forma de listas, de forma rotineira, certo?

Isso acontece principalmente nos casos em que os dados estruturados são adicionados na página. Dessa forma os resultados podem ser apresentados em listas horizontais, apresentando as fotos e ainda outros formatos, o que proporciona melhor resultado para o site e ainda, melhor experiência de navegação para o usuário.

Em casos como esse é preciso analisar a página como um todo e não apenas o conteúdo ou ainda, as imagens que são adicionadas à página.

Dependendo da pesquisa seja por um produto, receita ou até mesmo vídeo nem sempre os primeiros resultados, serão aqueles que irão receber as maiores taxas de clique e isso acontece, pois, a imagem ou até mesmo o título poderá chamar mais a atenção do usuário, não sendo o suficiente estar na primeira posição.

Por isso, é de grande importância que uma determinada página esteja bem estruturada com as principais técnicas de SEO e ainda, apresentando os dados estruturados.

Os principais dados que podem ser marcados são artigos, livros, eventos, locais de negócios, filmes, produtos, restaurantes, receitas e outros resultados, que possam facilitar a navegação e experiência do usuário.

Veja como utilizar os dados estruturados na prática

Dificilmente um usuário poderá ter acesso aos dados estruturados. Afinal, são comandos que serão inseridos diretamente no código-fonte do site e assim, apenas os profissionais que tem acesso poderão verificar e alterar o código.

 Além disso, é no código fonte que o Google irá buscar as informações necessárias inclusive, para relacionar os sites na página de pesquisa, através dos dados estruturados.

Os mecanismos de busca populares conseguem ler facilmente os códigos inseridos, sem atrapalhar a navegação do usuário e por isso, pode ser inserido tranquilamente e não irá prejudicar o ranqueamento, na verdade poderá proporcionar resultados ainda melhores.

Para aplicar os dados estruturados na prática é necessário seguir corretamente os dados estruturados, da forma como o Google indica até mesmo para conseguir melhores posições na SERP.

Uma das principais formas de adicionar os dados estruturados é através da marcação JSON-LD com o schema, conforme abordado anteriormente.

Schema é conhecido como um vocabulário que permite diferentes tipos de codificações como RDFa, JSON-LD e Microdata.

Através dessa marcação todas as informações que são necessárias, poderão ser adicionadas para que assim mantenha uma informação rica e principalmente estruturada com a organização adequada, para que os mecanismos consigam ler tranquilamente as informações, sabendo assim exatamente em qual tipo de resultado poderá ser apresentado.

Essa organização de informações é de grande importância até mesmo para facilitar a navegação do usuário e assim proporcionar uma excelente pesquisa.

Existem ainda algumas ferramentas de teste que são excelentes, para validar se os dados estruturados estão corretos.

Além dessas ferramentas o plug-in Google Structured Data Markup de Tassos, consegue proporcionar o suporte ideal para que os dados estruturados sejam adicionados, transformando assim, a forma como o seu site é apresentado para os usuários.

Depois de conferir os principais conceitos e aplicação dessa técnica, aplique os dados estruturados em sua estratégia de SEO, para conseguir melhorar a taxa de tráfego para o seu site e o posicionamento da sua página nos mecanismos de busca.