keyword density

Densidade de palavras-chave: como calcular e aplicar no seu conteúdo

Palavras-chave são elementos essenciais para desenvolvimento do conteúdo e ranqueamento da postagem nos mecanismos de busca. Porém, sua utilização não é totalmente irrestrita, é necessário lidar com a densidade de palavras-chave. Entenda como aplicar.

 

Através de um verificador de densidade de palavra-chave no texto, você deve chegar a uma quantidade ideal de uso. Afinal, o uso alto ou baixo de um termo afeta no ranqueamento.

Por isso, prossiga com a leitura do artigo e entenda um pouco mais sobre densidade de palavras-chave e como aplicar ele em sua estratégia de SEO.

O que é a densidade de palavras-chave?

Ao fazer uma pesquisa, o algoritmo poupa o tempo do usuário e oferece os melhores resultados – isso definido pelo conteúdo e pela quantidade de palavras-chave.

No entanto, usar uma quantidade exagerada do termo escolhido não é o segredo para sucesso nos resultados: na verdade, é necessário que haja uma densidade de palavra-chave ideal no conteúdo.

E esse é o papel do keyword density, que define quantas vezes a palavra-chave deve aparecer. Por exemplo, um artigo de 800 palavras com densidade de 1% a 2% de palavras-chave, conta com quantidade ideal de 8 a 16.

Assim, você evita uma superlotação de termos e queda no ranqueamento.

Qual a importância do keyword density para sua estratégia de SEO?

O SEO se trata de uma estratégia voltada para otimização do seu conteúdo, de forma a destacar sua página nos resultados. A densidade de palavras-chave é uma das ferramentas dessa estratégia e é essencial para definir relevância do seu site para o algoritmo.

Afinal, quanto mais o seu conteúdo corresponder à pesquisa do usuário, maiores as chances de você surgir entre os primeiros resultados. Além disso, essa correspondência aumenta seu CTR (taxa de aceitação/rejeição).

E indo além, essa densidade de palavra-chave ideal cria autoridade para seu site quanto ao assunto tratado. A dosagem correta das palavras-chave confere coesão ao texto e demonstra entendimento do assunto.

Assim, o principal papel dessa ferramenta é ser um verificador de densidade de palavra-chave. Dessa maneira, você coloca uma quantidade boa de palavra-chave, mas se mantém dentro do aceitável para não engessar seu conteúdo ao leitor.

keyword density

 

Como é medida a densidade de palavras-chave?

Referente ao uso dessa ferramenta para densidade de palavras, há duas variáveis para um cálculo ideal: quantidade de palavras e total de repetições da palavra-chave ao longo do texto.

Dividindo o total de repetições pela quantidade de palavras no texto, você descobre quantas vezes a palavra-chave deve aparecer em porcentagem. No exemplo anterior, foi colocado que a porcentagem ideal para 800 palavras era 1–2%.

No entanto, o verificador de densidade de palavra-chave nas buscas considera como ideal uma taxa entre 3% e 5%. Porém, como visto no exemplo, a densidade ideal varia conforme a plataforma onde o conteúdo é publicado e quantidade de palavras.

E quanto ao LSI (Lantent Semantic Indexing)?

Além da densidade de palavras-chave, os mecanismos de busca também consideram palavras-chave de semântica semelhante. Assim, o uso de termos próximos a sua palavra-chave relaciona a intenção de pesquisa com seu conteúdo.

Porém, isso ocorre apenas quando suas palavras-chave são bem colocadas: LSI se aproxima por contexto semelhante.

Como possuir uma densidade de palavra-chave ideal?

Sendo prático na aplicação da palavra-chave, ela deve estar posicionada em pontos específicos do seu conteúdo – e mesmo fora dele. Dessa forma, no geral, ela se encontra:

  • 1x no Title Tag;
  • 1x na meta description;
  • 1x no h1 (título do texto);
  • 2-5x no conteúdo (trabalhado coerentemente pelo texto e pelos subtítulos).

Title Tag e Meta Description

Title tag se trata do título que surge na página de resultados, logo, é um dos elementos mais importantes para ranqueamento. Dentro dessa lógica, o título externo possuir a palavra-chave aumenta as chances de se encontrar entre os primeiros resultados.

Da mesma forma funciona a meta description, com a palavra-chave servindo para captação do usuário na busca (e aumento do CTR).

H1 e texto

A presença da palavra-chave no título principal refere-se bastante à experiência do usuário, de forma que não seja enganado. Da mesma forma funciona a aplicação no texto: você reafirma seu assunto e garante que o usuário encontrou sua resposta.

 

Existe um verificador de densidade de palavra-chave?

Será que é possível utilizar de alguma ferramenta para calcular a densidade de palavra-chave? Bem, sim, há inúmeras ferramentas de verificação – e duas, inclusive, são do próprio Google.

  • Google Correlate;
  • Google Adwords;
  • Ninjas;
  • Seo Chat;
  • Etc.

No entanto, é possível que você mesmo calcule e defina a densidade de palavra-chave ideal. Tome como referenciais as porcentagens da densidade de palavras-chave da plataforma onde publica seu conteúdo (que costuma variar entre 2% a 5%).