Ecommerce e Marketing de busca: entenda a importância desta união

O e-commerce (comércio eletrônico) se refere às transações que ocorrem no ambiente virtual, relacionando-se tanto à produtos quanto serviços fornecidos. O setor se expande diariamente, sendo a maior justificativa desse crescimento o fato da internet ser um grande espaço para os negócios!

Atingindo um faturamento de R$ 53,2 bilhões em 2018, a expectativa é que em 2019 o crescimento do e-commerce seja de 12% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Ebit/Nielsen.

Para conseguir tais resultados, os e-commerces precisam investir em meios de divulgação para que seus negócios ganhem relevância. Essa é a função de marketing digital, que entre diversas formas de melhorar a relevância das lojas online, algumas práticas se destacam.

O SEO, por exemplo, é um conjunto de técnicas que busca a otimização dos sites nos mecanismos de busca, fazendo com que o negócio seja encontrado nos principais buscadores da internet.

Fique tranquilo, falaremos mais a respeito dessa estratégia a seguir! Mas antes, vamos entender sobre o que consiste o e-commerce e o motivo do posicionamento orgânico adquirido por meio do SEO ser tão importante. Confira!

Saiba como o e-commerce funciona

Como dito anteriormente, os negócios feitos na internet são conhecidos como e-commerce, e o que cerca esse universo é, na verdade, uma série de ferramentas e possibilidades para conseguir novos negócios.

De modo geral, a estrutura de um e-commerce se baseia na demonstração dos produtos ou serviços que sua empresa fornece, adicionando pagamento e prazo de entrega de acordo com o conforto do consumidor.

Para atingir o seu público-alvo, os comerciantes desse setor precisam se promover de alguma forma, pois assim como o comércio tradicional costuma estender tendas para eventos, banners e cartazes com sua marca, os meios digitais são uma forma de atingir o público-alvo!

O melhor é que online, independente do tipo de negócio que você atua, todos tem espaço para crescer! Uma lavanderia de bairro têm tantas chances de se destacar quanto uma lavanderia industrial, que trabalha com um público bem diferente, por exemplo.

Nos e-commerces não é diferente, e independente do tamanho da sua empresa, a sua estratégia de marketing digital irá influenciar diretamente o resultado das vendas! Por isso, se atente às formas mais eficientes de se trabalhar com a imagem do seu negócio online.

Entenda o que é SEO

Sabendo que a otimização SEO consiste em certas técnicas e estratégias que visam a otimização dos sites para os mecanismos de busca, é importante entender como ela funciona precisamente para implementar em seu e-commerce.

O seu foco é aprimorar o rankeamento dos sites, trazendo mais autoridade online e possibilitando que seu negócio seja encontrado por mais pessoas interessadas.

Pense na seguinte situação: ao pesquisar qualquer coisa na internet você utiliza uma determinada palavra-chave (palavra com grande volume de pesquisas) e espera os resultados se baseando nelas, correto?

Pois ao pesquisar por “resina epóxi”, por exemplo, as páginas que aparecem explicando o que significa, preço do produto ou profissionais que ofereçam a aplicação da resina são resultados da busca orgânica, frutos geralmente dessa otimização por SEO.

Então o motivo para aqueles sites estarem nos resultados com aquelas palavras é consequência da estratégia da empresa, que queria seu negócio encontrado especificamente por aquelas palavras.

Todas as palavras-chave buscadas são estudadas e adequadas de acordo com a estratégia da empresa, para que assim, quando o produto ou serviço que ela fornecer for pesquisado, seu negócio apareça nos resultados.

seo dados

Relacione o SEO com seu e-commerce

Certo! Agora que entendemos bem o conceito de e-commerce e SEO, devemos seguir com o foco deste conteúdo: analisar a relação que possuem, não é mesmo?

Para todo e-commerce, tanto quanto outra prática de marketing digital, o SEO é indispensável! Para que fique claro o motivo, vamos usar como exemplo algo que faz parte da vida da maioria dos brasileiros: os smartphones!

Essa busca é muito comum na internet, e existem centenas de lojas oferecendo diferentes marcas e modelos. A questão é: como o e-commerce pode vender mais? Ainda falando sobre smartphones, um dos maiores exemplos da relevância e poder do SEO são os marketplaces.

Um marketplace é um negócio grande que vende produtos em nome de negócios menores, trocando sua relevância por um contrato de prestação de serviços e fazendo com que as empresas vendam mais. Exemplos disso são o site do Extra, Amazon e Lojas Americanas.

Então, ao procurar por “celulares com tv”, “smartphones com duas câmeras” ou qualquer termo que englobe esse universo dos smartphones, como vimos no tópico anterior, o estudo de palavras sugere que a empresa adeque sua estratégia alinhando às palavras pesquisadas.

Ou seja, O SEO é responsável por dar a relevância daqueles marketplaces, que são poderosos no mercado e possuem grande representatividade.

Para os outros negócios é igual! Seu e-commerce se destaca e consegue relevância por meio de diversas estratégias, e no que diz respeito ao SEO, é uma das formas mais eficientes de atingir relevância na busca orgânica.

Melhore suas vendas com o Google Adwords

Paralelo ao SEO, existe uma outra forma de adquirir relevância na internet: o Google Adwords! Essa é a plataforma de anúncios pagos no Google, uma das maiores empresas de informação da atualidade.

A ferramenta proporciona  uma espécie de leilão, em que os anunciantes inclusos no mesmo segmento competem entre si por mais visibilidade. Diferente do SEO, esse recurso é pago, e a relevância se mantém apenas enquanto a campanha da sua empresa funcionar.

No entanto, o impulsionamento é imediato e, os investimentos são baseados no número de cliques que seu anúncio recebe e as vezes que aparece nos resultados de pesquisa dos usuários.

O ponto é que esse tipo de leilão não depende apenas de quem paga mais, pois as campanhas consideram a qualidade do anúncio tanto quanto a forma como é estruturada em relação ao nicho que atua.

Por isso vale a pena alinhar esse investimento junto ao SEO. Com isso é possível aparecer no topo das pesquisas como anunciante e com o tempo, na busca orgânica também!

Melhore os negócios do seu e-commerce com o marketing de busca

Como vimos ao longo deste conteúdo, o mundo das vendas online possui diversos recursos que, se bem explorados, aumentam os negócios da sua empresa.

Aqui falamos sobre o SEO e o Google Adwords, que de certa forma são iguais no que diz respeito à relevância da sua página na internet, mas diferentes ao considerar a velocidade dos resultados e investimentos.

O SEO é totalmente gratuito e depende apenas de uma estratégia precisa que trará relevância com o passar de alguns meses, enquanto o Google Adwords é pago e demonstra resultados imediatos! O que achou das nossas informações?

Seguindo essas dicas e se atentando às funcionalidades do marketing digital descritos neste conteúdo, sua estratégia se torna mais assertiva e traz mais resultados para o seu e-commerce

Esses resultados são refletidos no aumento no tráfego do seu site, o que consequentemente impulsiona as vendas e aumenta os lucros do seu e-commerce.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, produtor de conteúdo do Soluções Industriais.