ferramenta de pesquisa por voz do google

Entenda o que é e como funciona a pesquisa por voz do Google

Como funciona a pesquisa por voz do Google? Nos dias de hoje, as pessoas estão cada vez mais conectadas e mais exigentes com a tecnologia e suas soluções. A pesquisa por voz é uma ferramenta muito útil para várias ocasiões. Saiba tudo neste artigo.

 

O que é a pesquisa por voz do Google

Partindo do princípio de que o Google é a página mais acessada no mundo, frequentemente podemos identificar as constantes atualizações que a empresa realiza no seu algoritmo de ranqueamento para facilitar a vida dos seus usuários. E a pesquisa por voz foi mais uma delas que, após uma grande atualização em 2013 que recebeu o nome de Hummingbird, transformou a maneira de fazer pesquisas na internet.

Disponível tanto para as versões em desktop quanto para mobile, nas plataformas Android ou IOS, a pesquisa por voz do Google veio para mudar a rotina dos seus usuários, que desejam obter respostas mais rápidas sem precisar digitar um texto na hora da pesquisa.

Sabemos que o Google preza pela constante inovação nos seus projetos e, da mesma maneira, esta ferramenta vêm sendo aperfeiçoada constantemente, a qual atualmente possibilita uma melhor interpretação sobre o que o usuário deseja com a sua consulta, abrangendo resultados mais amplos, independentemente de ter palavras-chave ou não descritas na pesquisa.

Com isso, a pesquisa por voz se tornou bem mais eficiente e passou a oferecer resultados mais precisos aos seus usuários, o que vem proporcionando o seu crescimento gradativo nos últimos anos.

Como funciona a pesquisa por voz do Google

A pesquisa por voz é uma grande aliada das pessoas mais agitadas, que não tem tempo ou paciência para escrever, assim como também dos deficientes visuais e idosos, que estão cada vez mais inseridos no mundo da tecnologia.

Por meio da voz, o usuário pergunta ao Google através de frases mais longas e completas o que ele deseja saber, diferentemente da pesquisa por texto, onde geralmente são inseridas apenas palavras-chave para facilitar a escrita.

Através da linguagem natural, o Google interpreta a pergunta e responde com base no contexto e na semântica do conteúdo, ou seja, no significado das palavras, diferentemente do que era feito no passado.

Com isso, a pesquisa por voz do Google passou a oferecer resultados mais abrangentes, baseados na otimização correta dos sites. Veja a seguir, a importância de estruturar o site da sua empresa da maneira correta para que ele apareça no resultado das pesquisas por voz do Google.

 

Como otimizar o seu site ou blog para pesquisas por voz?

 

Sabemos que a ferramenta de pesquisa por voz do Google só tem a acrescentar nas buscas realizadas pela internet. Então, ignorar o fato de que este tipo de tecnologia só traz benefícios para o seu site ou blog, seria “deixar dinheiro na mesa” e você estaria dando carta branca aos seus concorrentes para alcançarem um melhor posicionamento no ranking do Google.

Como prova do crescimento desta ferramenta, em dezembro de 2015, uma pesquisa realizada pela MindMeld nos Estados Unidos, constatou que 60% dos 1.800 entrevistados começaram a usar o mecanismo de pesquisa por voz nos últimos 12 meses.

Então, se você possui um site ou blog, nada melhor do que os seus clientes ou leitores terem acesso a respostas imediatas através da ferramenta de pesquisa por voz. Assim, a sua página acaba recebendo mais tráfego e ainda melhora a experiência do usuário.

Mas, para se destacar nas buscas e aproveitar todos os benefícios que a pesquisa por voz

do Google pode trazer para a sua empresa, confira abaixo algumas dicas simples para colocar em prática e otimizar o seu site ou blog.

 

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Cadastre-se no Google Meu Negócio

Fazer o cadastro no Google Meu Negócio é simples, porém, muito eficiente na hora de o Google ranquear o seu site com base em uma pesquisa. Acontece que, quem faz pesquisas por voz, geralmente busca por algo local ou na sua região, então, se a sua empresa possui o cadastro no Google Meu Negócio, ela tem uma grande probabilidade de ser listada como resposta à pesquisa feita pelo usuário.

Utilize dados estruturados

Na hora de criar um site, é importante saber que existem algumas ferramentas imprescindíveis que podem otimizar a sua página e colocá-la no topo das pesquisas, seja ela de texto ou por voz, estamos falando de dados estruturados.

Os dados estruturados são basicamente o código fonte que o programador utiliza para criar o site de maneira organizada e que faça sentido para o robô do Google. Neste sentido, na hora de pensar em criar um site para a sua empresa, o melhor a se fazer é procurar uma agência de marketing digital, que conta com profissionais qualificados para realizar este tipo de trabalho. 

Responda às perguntas dos seus clientes

Sabemos que os usuários da internet que utilizam a pesquisa por voz do Google desejam respostas rápidas e coerentes, então nada melhor e mais eficiente do que a sua empresa disponibilizar no site uma seção de perguntas e respostas para responder todas as dúvidas e, consequentemente, agilizar o processo de busca do Google com um resultado mais rápido e preciso.

Além da satisfação do usuário ao encontrar a resposta para o que ele procurava, o tráfego aumenta e, da mesma maneira, o ranqueamento do seu site no Google.

Analise e estude os seus concorrentes. Quanto mais completo for o site da sua empresa, melhor. Configure o texto da landing page para que ela apresente uma resposta com base na pesquisa mais frequente do usuário. Clique aqui para saber mais sobre como otimizar sua landing page.

De maneira geral, não é difícil entender como funciona a pesquisa por voz do Google, mas este recurso ainda é relativamente novo, com o qual os usuários ainda precisam se familiarizar. Ainda assim, não existem dúvidas de que esta ferramenta irá crescer cada vez mais, passando a ser utilizada por grande parte da população num futuro próximo.

Desta maneira, estarão mais bem posicionadas no ranking do Google, as empresas que adequarem seus sites para essa tecnologia e se mantiverem em constante atualização, à medida que o Google inova os seus mecanismos de busca.