Gestão de Projetos de SEO: 7 hábitos de sucesso

A gestão de projetos de SEO é um fator que deve ser visto com atenção. Isso porque, muitas vezes o sucesso de um site ou blog depende justamente da posição alcançada por estas plataformas nos resultados das buscas do Google.

Embora possa parecer algo difícil de se fazer, uma boa gestão de projetos de SEO não envolve estratégias tão complicadas.

Como a gente vai mostrar neste artigo, existem práticas que podem ajudar o profissional de SEO a obter os melhores resultados a curto e a longo prazo, exigindo apenas atenção e dedicação.

Antes de começar a discutir estas dicas e práticas, vamos conceituar brevemente a gestão de projetos:

O que é gestão de projetos?

Gestão de projetos é todo o conjunto de práticas, técnicas e habilidades que ajudem a gerenciar a execução e o sucesso de um projeto. Como o nome indica, a gestão de projetos faz a gerência de tudo o que envolve o andamento e os resultados de algum planejamento.

Gestão de projetos de SEO

Toda equipe de marketing, antes de começar a executar uma estratégia de SEO, planeja do zero o passo a passo do que vai ser feito para alcançar o resultado desejado.

Esse planejamento todo já faz parte da execução da gestão de projetos de SEO, uma vez que é, justamente antes de o projeto estar rodando que começa a gestão da estratégia toda.

Todas as práticas usadas para analisar, medir, pesquisar, mensurar e aperfeiçoar as estratégias de SEO já são consideradas parte da gestão de projetos de SEO.

As melhores estratégias de gestão de projetos de SEO

Agora que a gente já conceituou cada ponto destas estratégias, vamos conhecer as melhores práticas a serem exercidas pelas equipes de marketing que desejam alcançar os melhores lugares do Google:

1.   Planejamento

Um bom planejamento é o principal passo para o sucesso de uma estratégia de SEO. Tudo começa com a etapa de planejamento, uma vez que é neste momento que a equipe de marketing vai pesquisar e estabelecer aspectos importantes, como:

-       Objetivos:

Quais são os principais objetivos da estratégia de SEO. Qual o critério de sucesso de cada um desses objetivos?

-       Expectativas:

O que se espera alcançar com o cumprimento de cada um destes objetivos?

-       Estratégias:

Quais vão ser as estratégias que vão ser usadas para que cada um dos objetivos traçados sejam alcançados?

-       Persona:

Qual é o público-alvo de cada uma destas estratégias? Como alcançar este público da melhor forma?

-       Palavras-chave:

Quais vão ser as palavras-chave que vão ser usadas para alcançar este público específico? Qual a dificuldade de se rankear cada uma dessas palavras?

Enfim, a etapa de planejamento é o momento em que vai ser montado o mapa com o caminho que a equipe vai percorrer para alcançar os objetivos da estratégia de SEO. Então, nesta lista podem entrar muitos outros itens, importantes para cada equipe e para cada empresa.

2.   Metrificar

Assim como não existe estratégia de marketing sem metrificação, não existe gestão de projetos de SEO se não existe uma estratégia para se medir os resultados de cada ação.

Por isso, a equipe de marketing deve definir quais são as melhores ferramentas para medir e metrificar cada uma das ações tomadas em cada período após as estratégias estarem no ar.

É a partir dos dados resultantes desses cálculos, que a equipe de marketing vai saber o que está funcionando e o que não está e, onde deve melhorar ou qual estratégia abandonar.

3.   Conhecer a concorrência

Outra estratégia de gestão de projetos de SEO é conhecer exatamente o que os seus concorrentes estão fazendo. Quais as palavras-chave que estão rankeando? Estão usando estratégias de linkbuilding? Estão trocando guest-posts?

Além de saber tudo o que eles estão fazendo em termos de estratégia é necessário, também, traçar métricas e planos para reagir frente a estes concorrentes. Apostar no que eles estão apostando e está funcionando e apostar no que eles ainda não apostaram, para garantir que a sua equipe saia na frente.

analise da concorrencia

4.   Investir em ferramentas

Como saber o que andam fazendo os seus concorrentes em ter ferramentas para isso? Impossível, não é? Sem as ferramentas certas também é impossível se fazer uma boa gestão de projetos de SEO, uma vez que sem elas você não vai conseguir medir os seus próprios resultados.

Os especialistas na área recomendam o MOZ SEO, Majestic e, também, o SEM Rush que, embora sejam ferramentas pagas, são extremamente necessárias para uma gestão eficiente dos projetos de SEO.

5.   Conhecer as ferramentas do Google

Por outro lado, existem ferramentas gratuitas que também são essenciais para se alcançar bons resultados em uma estratégia de SEO. O próprio Google oferece a maioria delas, como: Google Search Console, Google Analytics e Google Keywordplanner.

Com estas plataformas gratuitas a sua equipe de marketing vai conseguir fazer muito do dever obrigatório em SEO: pesquisar a relevância de cada palavra-chave, analisar o número e a frequência com que o seu público visita o seu site ou blog e a colocação que você alcançou com cada palavra-chave nos resultados das buscas do Google.

6.   Invista em qualidade

Apesar de ser obrigatório se cuidar das regras de SEO na hora da escrita dos seus artigos para seu blog, nunca se deve esquecer que o objetivo principal de um blog ou site é prestar um serviço a seu público-alvo. É ser útil.

Por isso, cuidar da qualidade e da legibilidade de tudo o que se escreve é um compromisso com o seu leitor.

Um redator não deve simplesmente escrever para que os robôs do Google vejam seus textos, mas sim, para que seus leitores gostem, aproveitem e compartilhem esses conteúdos.

O próprio Google recomenda que, na hora de escrever deve se ter somente o leitor em mente e que, esta qualidade vai refletir invariavelmente na posição desses textos nas buscas da plataforma.

7.   Frequência das postagens

Outra coisa que o Google observa bastante é a frequência com que sua equipe posta seus artigos. Se você posta somente uma vez por semana, não atualiza seus conteúdos e publica textos pouco aprofundados, nem os leitores nem o Google vão prestar atenção ao seu blog.

O recomendado é que você mantenha os trabalhos de criação de conteúdos sempre ativos, seja no desenvolvimento de novos artigo, seja na atualização das informações dos textos antigos.

Dicas bônus

Existem outras pequenas dicas que podem ajudar a sua gestão de projetos de SEO a ser bem sucedida:

-      Link Building:

Garantir que a sua equipe invista em linkbuilding ajuda a fazer com que o Google veja o seu site com mais autoridade. Essa autoridade dada pelo mecanismo de busca ajuda bastante a conseguir bons resultados no posicionamento dos artigos.

-      Guest Posts:

Organize sua equipe para que sempre sobre um tempinho para escrever artigos para trocar com parceiros. O objetivo desta estratégia também é garantir que os mecanismos de busca deem autoridade para o domínio do seu blog.

-      Velocidade do Blog:

Quanto mais rápido for o tempo de carregamento da sua página, mais os usuários - e portanto o Google - vão gostar do seu blog. Invista em plataformas e CMS leves para o seu site ou blog.

E então, curtiu as nossas dicas? Conhece alguma outra estratégia que não citamos aqui neste artigo? Compartilhe suas dicas com a gente e ajude a tornar este artigo mais completo.