Dicas para o gerenciamento de projetos SEO

Gestão de SEO: como ter sucesso no gerenciamento de projetos de SEO

Quem trabalha com Marketing Digital sabe que é importante aprender como gerenciar projetos de SEO. Afinal, a base desse tipo de estratégia envolve ser encontrado no Google.

Se o seu site não conseguir uma boa parcela das mais de 100 bilhões de pesquisas mensais realizadas no buscador, então ficará difícil colocar seus artigos, estratégia de e-mail marketing, perfis nas redes sociais e funil de vendas para funcionar.

Toda a estratégia digital pensada em atrair o público, transformá-lo em lead, qualificá-lo e depois convertê-lo em cliente começa com um bom posicionamento no Google.

No entanto, como gerenciar projetos de SEO com sucesso? Quais são os segredos e truques para ter os melhores resultados online? É o que veremos abaixo!

O que é um projeto de SEO?

Um projeto de SEO consiste no trabalho realizado por uma equipe especializada para otimizar o site de um cliente para mecanismos de buscas. Para entender como isso funciona, precisamos voltar aos conceitos básicos.

SEO é uma sigla para o termo Search Engine Optimization, que se traduz livremente para Otimização para Motor de Busca.

Um motor de busca, no caso, é um sistema digital que realiza pesquisas na Internet com base em um comando ou palavra-chave. O maior buscador de todos é o Google, seguido pelo YouTube. Há alguma distância estão motores menores como o Bing, Yahoo e outros.

Portanto, SEO é todo o conjunto de técnicas e estratégias feitas para melhorar um site a ponto de obter um posicionamento melhor em motores de busca, principalmente no Google, que detém a maior fatia de todas as pesquisas realizadas na Internet.

Um projeto de SEO, nesse sentido, é a união de uma equipe especializada no tema para otimizar o site de um cliente para que ele tenha mais sucesso no seu posicionamento no Google.

Para tal, é importante que o líder do projeto saiba como coordenar a equipe, os recursos e as expectativas dos clientes de modo a produzir os melhores resultados possíveis.

Quer saber como fazer isso? Veja a seguir!

Como gerenciar projetos de SEO com sucesso?

Agora que já entendemos do que estamos falando, é hora de aprender como gerenciar projetos de SEO com sucesso dentro de uma agência de marketing.

Veja a seguir um passo a passo que ajudará a aumentar as chances de sucesso em cada projeto realizado!

Reúna-se com o cliente, pegue informações e gerencie as expectativas

O primeiro passo de como gerenciar projetos de SEO de maneira adequada é uma boa e honesta reunião com o cliente. Honesta dos dois lados, claro.

Nessa hora, é importante gerenciar as expectativas do cliente de que os trabalhos com o SEO levam algum tempo para gerar resultados. Muitos clientes esperam que o desempenho melhore da noite para o dia e não quer esperar alguns meses para colher os frutos plantados. Por isso, é importante explicar a situação.

Além disso, é essencial também pegar toda a informação que vai alimentar o projeto de SEO. Por exemplo:

  • quais são os contatos para o Analytics, Search Console e outras ferramentas do cliente?;
  • quais as principais KWs da empresa?;
  • quem são os principais rivais?;
  • quais os benchmarks do setor?

Com as informações reunidas e o cliente sabendo o que esperar, é hora de passar para o segundo passo do projeto.

Faça uma auditoria completa do site usando as melhores ferramentas

Um dos segredos de como gerenciar projetos de SEO está na primeira auditoria feita pela equipe. Ela deve ser o mais completa possível e, mais importante, o menos “automática” possível.

Muitas equipes, depois de certo tempo, acabam desenvolvendo um estilo “automático” de agir. Usam uma certa ferramenta, ajustam alguns detalhes e pronto.

No entanto, o sucesso de um projeto de SEO é a sua personalização. É importante analisar cada fato e cada estatística com cuidado e tempo para entender por onde começar a agir.

Estabeleça um plano de ação com metas de curto, médio e longo prazo

Com uma auditoria feita, você deverá ter em mãos relatórios que ajudarão a entender exatamente o que precisa ser feito nesse projeto de SEO.

Você saberá o quão ruim é o código do site do cliente, quanto tempo as imagens levam para serem carregadas, quão problemática é a criação de conteúdos ou o quão fraco é o esquema de backlinks.

Com base nessas informações, o ideal será estabelecer ações de curto, médio e longo prazo para resolver os problemas, colocar ordem na casa e começar a construir um projeto duradouro.

Metrifique absolutamente todos os trabalhos realizados

Um dos problemas de quem trabalha com Marketing Digital é a relação com clientes, especialmente pequenas empresas sem departamento de marketing.

Essas empresas costumam ser gerenciadas pelo seu dono, que não entende bem como as coisas funcionam e é particularmente suspeito de prestadores de serviço.

Além de querer que as coisas sejam resolvidas com rapidez, ele não entende qual a vantagem de ver o seu Domain Authority pular de 2 para 33 em seis meses se isso não resultar em novos clientes.

Por isso, o ideal é metrificar cada ação realizada para elaborar relatórios que demonstrem os progressos feitos.

Normalmente, o ideal é usar um software como ferramenta de gestão do projeto para poder reunir todas as métricas e indicadores de desempenho de cada site.

software ferramenta gestao

Qual a formação ideal de uma equipe de SEO?

Um dos segredos de como gerenciar um projeto de SEO adequadamente é montar uma equipe que seja especializada no assunto e com competências em diversos setores de um site.

Mais quais são os tipos de profissionais que você precisa ter no seu time? Vejamos a seguir!

Programadores

Em um time de SEO, é necessário contar com alguns programadores back-end e front-end. Os primeiros são os responsáveis pela estrutura e pelos códigos que ficam “escondidos” do usuário, enquanto os segundos cuidam do visual das páginas.

Eles são essenciais para criar designs responsivos e leves, além de montar sites com ferramentas para o conteúdo de marketing.

Planejadores

A função desses profissionais é planejar a estratégia de conteúdo de modo a explorar as melhores palavras-chave do mercado do cliente e poder montar as pautas que vão atrair a persona do projeto.

Redatores

São os profissionais que criarão o conteúdo do site do cliente. Além de terem noções de SEO para produzir textos adequados, precisarão também ter noção de copywriting para conduzir os leitores pelo funil de vendas.

Analistas de SEO

São os profissionais que cuidam especificamente dos elementos de SEO do site, fazendo auditorias e traçando estratégias para melhorar o ranqueamento do cliente.

Link builder

É o profissional que traça parcerias com outros sites de modo a conquistar links valiosos que aumentem a autoridade do domínio do cliente.

Com uma equipe dessas e seguindo os passos que demos, fica fácil saber como gerenciar projetos de SEO, não é mesmo?

E aí, o que achou das nossas dicas? Comente abaixo com a sua opinião!