Glossário de SEO

Glossário de SEO: conheça os principais termos da área

Se você se interessa em aprender mais sobre otimização de sites, mas às vezes fica sem entender diversos termos utilizados na área, então esse glossário de SEO foi feito para você!

Confira nosso compilado e fique por dentro dos termos mais usados no mundo do SEO.

Algoritmo

Sabe quando você pesquisa algum termo na internet e recebe todos os resultados da busca em segundos? É o algoritmo trabalhando.

O algoritmo é um programa utilizado pelos motores de busca para indexar, catalogar e entregar ao usuário as melhores páginas para sua pesquisa.

Backlink

Os backlinks são links apontando de um site para o outro. Eles têm a finalidade de indicar o quanto uma página é relevante ao passar a autoridade de domínio para ela.

Black Hat

Técnicas de SEO que vão contra as diretrizes dos buscadores, feitas com o objetivo de burlá-los para conseguir resultados mais rápidos.  

Call to action (CTA)

Call to action é uma chamada para ação, geralmente utilizada em forma de botão ou link, sempre em destaque e acompanhado de um verbo no hiperativo como “compre”, “acesse”, “quero”, etc. O objetivo dele é induzir o usuário a praticar a ação. 

Crawler

Robô utilizado pelos motores de busca para indexar páginas de um site. 

Google Dancing

É um termo utilizado quando o posicionamento de um site oscila para determinada palavra-chave, formando um gráfico de picos. 

Guest Post

Publicar posts como convidado em blogs e, consequentemente, fazer um link para seu site.

Heading Tags

São tags utilizadas para organizar a estrutura de uma página. Elas são essenciais para categorizar qual conteúdo é o mais importante na página e mostrar essa hierarquia para que os buscadores entendam na hora de ler as informações.

Link Building

É um conjunto de técnicas que têm por objetivo angariar links relevantes de diferentes domínios para um site, como forma de melhorar a reputação dele.

Link Juice

É a quantidade de “força / popularidade” que uma página possui.

Meta tags

São linhas de código HTML que descrevem o conteúdo do seu site para os buscadores.

Robots.txt

O robots.txt, também conhecido como protocolo ou padrão de exclusão de robôs, é um arquivo de texto responsável por informar aos buscadores se a informação de um site deve ou não ser indexada.

SEM (Search Engine Marketing)

Search Engine Marketing (SEM) é uma forma de marketing na internet, que envolve a promoção de sites, aumentando a visibilidade nas páginas de resultados.

SEO (Search Engine Optimization)

É um conjunto de estratégias voltadas a melhorar e potencializar o posicionamento de um site.

SERP (Search Engine Results Page)

SERP são as páginas apresentadas pelos mecanismos de pesquisa em resposta a uma busca realizada.

Sitemap.xml

Sitemap.xml é um arquivo que contém uma lista com todas as URLs do site. Ele serve como um mapa para guiar o robô de busca e os usuários na navegação.

Tag Canonical

Essa tag é responsável por informar aos motores de busca sobre conteúdo duplicado, indicando qual é a página original e a que deve ser considerada para indexação.

 

Tem algum termo que tem dúvida do que significa, mas não encontrou aqui? Envie sua sugestão para a gente!

*Este glossário será atualizado constantemente, como forma de mantê-lo o mais completo possível.