Google ADS ou SEO: entenda as diferenças de cada estratégia

Uma dúvida muito comum entre os empreendedores que estão atuando no mundo digital é sobre como obter mais visitas em seu site ou blog.

Entre as principais formas de aumentar as visitas de um site e ter mais resultados é anunciar no Google ADS e usar técnicas para aparecer bem posicionado nas buscas do Google, como estratégias de SEO.

 

Essas são as duas formas mais comuns que as pessoas utilizam para aumentar os resultados e lucros, e por isso, há a dúvida sobre qual delas é melhor.

Neste artigo, vamos falar sobre cada uma dessas duas estratégias.  Por isso, se você tem dúvidas sobre qual delas é a ideal para você, leia atentamente e conheça as vantagens e desvantagens de cada uma!

Antes de falar sobre as vantagens e desvantagens de cada uma dessas duas estratégias, vamos falar um pouco sobre como cada uma delas funcionam.

Anunciar no Google ADS

De forma resumida, anunciar no Google ADS é pagar para que seu site ou blog alcance e seja visto pelas outras pessoas.

Por exemplo, quando você pesquisa sobre algum tema no Google, nos resultados da sua busca aparecem várias opções de sites, não é mesmo?

Entre eles, há os resultados orgânicos, os quais não houveram investimento financeiro no Google ads, e os resultados pagos, nos quais houve algum investimento para que o site apareça lá como uma das opções destacadas.

Além disso, quando o resultado é de um anúncio feito pelo Google Ads, há essa informação para o visualizador, ou seja, para a pessoa que fez a pesquisa.

Assim, se você fizer o anúncio no Google ADS, cada vez que alguém clicar em seu anúncio e for ao seu site, é cobrado um valor, como também conhecemos de CPC – Custo por clique.

Ou seja, você estará pagando por cada visita que recebe. Por isso, é muito importante que você tenha um site ou blog atrativo e de qualidade, principalmente se seu foco é vender algum produto ou serviço.

Anunciar um site ou blog no Google ADS é uma ótima forma de aumentar as visitas dele, além de claro, vender produtos ou serviços.

SEO

Já o uso do SEO, que significa Search Engine Optimization –, em português; otimização para mecanismos de buscas é outra boa estratégia para alcançar mais visitas em seu site o blog.

O SEO consiste em um conjunto de técnicas de otimização para blogs, sites e páginas da web. Essas otimizações tem como objetivo alcançar boas posições no ranking orgânico, e como consequência, mais tráfego para o site.

Sabemos que muitas pessoas costumam pesquisar sobre diversos temas no Google, e há estudos que dizem que 90% dessas pessoas só clicam nos resultados que aparecem na primeira página.

Por isso, as estratégias que envolvem SEO buscam colocar cada vez mais o seu site ou sua página nas primeiras posições dos resultados do Google, para assim, ganhar mais acesso e visibilidade.

Fazer um bom SEO de um site inclui várias técnicas e estratégias, e diversos fatores podem influenciar no seu ranqueamento de SEO, como por exemplo:

  • Tamanho do Conteúdo
  • Qualidade do Conteúdo
  • Títulos e subtítulos; palavras chaves usadas
  • Imagens e otimização da imagem para SEO
  • URL escolhida
  • Tempo do usuário na página
  • Sinais sociais como link building para seu site
  • Autoridade
  • Entre outros

Agora, você já sabe um pouco sobre o que é anunciar no google ads e o que são técnicas de SEO.

Mas pode ser que ainda esteja em dúvida sobre qual a melhor para o seu caso.

Por isso, vamos falar das vantagens e desvantagens de cada uma!

seo

Vantagens de Anunciar no Google ADS

Uma das principais vantagens para quem anuncia no Google ADS é a questão do resultado rápido. Independentemente de o seu objetivo for mais visitas, leads ou vendas, esses resultados virão muito mais rápido quando você investe no Google ADS.

Além disso, através dessa ferramenta, também é possível anunciar para um público segmentado, que já busca por palavras ou termos específicos, o que aumenta muito as chances de assertividade e de retorno do investimento.

Como a cobrança acontece por cliques, no qual você só paga quando alguém acessa o seu site ou blog, então é um valor no qual você sabe que vai ter seu objetivo principal – mais visitas – atingido.

Por fim, uma outra vantagem é o fato de poder iniciar com orçamento baixo, e ainda assim ter resultados rápidos.

Desvantagens de Anunciar no Google ADS

A desvantagem de anunciar no Google ADS é que você deve pagar para aparecer nos buscadores do Google e receber visitas no seu site, ou seja, o que não é bom para quem não tem dinheiro.

Além disso, é valido lembrar que neste caso, seu site aparecerá apenas nos resultados da rede do Google e sites que usam o Google Adsense.

Embora você possa iniciar com um orçamento baixo, os seus resultados em visitas serão muito proporcionais aos valores investidos, o que para quem tem menos condições financeiras, pode ser considerado como uma desvantagem.

Há também algo que não é uma desvantagem, mas é como se fosse uma “obrigação” a mais: Já que você estará pagando por cada visita ao seu site, é ideal ter conteúdo de qualidade para buscar ter um custo por clique mais baixo, além de não perder dinheiro em seu investimento.

Vantagens de utilizar SEO

A principal diferença de usar SEO é que, de forma geral, usar essas técnicas é grátis, ou seja, você não precisa ter um investimento para ter maior visibilidade.

Diferentemente do Google ADS, as estratégias e resultados de SEO é aplicável para todos os motores de busca, até mesmo os que não usam o Google Adsense.

Outra vantagem é que os resultados obtidos costumam ser mais duradouros, já que se tratam de técnicas de médio e longo prazo.

Além disso, um site ou blog que consegue muitas visitas através de SEO também tem grande autoridade, o que impacta muito nos resultados a médio e longo prazo.

Desvantagens de utilizar somente o SEO

Já as desvantagens de usar SEO, se tratam principalmente pelo fato de ser um trabalho mais difícil e demorado.

Diferente do Google ADS, onde é possível ter retorno no mesmo dia, as técnicas de SEO leva certo tempo para funcionar, tempo esse que pode variar e depender de muitos fatores.

Além disso, é considerado um trabalho mais difícil, no qual você tem que aprender e aplicar várias técnicas para ajudar nesse ranqueamento orgânico.

Por fim, outra desvantagem é que, vários fatores também podem mudar o seu ranqueamento. Ou seja, mesmo que você consiga alcançar uma posição boa por um período, isso pode mudar após um tempo dependendo das otimizações, promovendo então uma visibilidade mais limitada.

Conclusão

De forma geral, os dois valem muito a pena e se você puder usar as duas, melhor, já que uma completa a outra.

Anunciar no Google ADS possibilita uma conversão rápida enquanto o do SEO foca mais no médio e longo prazo e relevância.

Mas é importante citar que dependendo das suas possibilidades, como sua verba financeira, tempo de projeto e objetivo, uma das estratégias pode ser a ideal para você.

Por isso, avalie as vantagens e desvantagens de cada um, considere a sua verba, o tempo que pretende atingir seus resultados e assim, defina a estratégia que usará para alavancar o seu negócio!