
Google Analytics: como usar esta ferramenta essencial para SEO
Para se obter sucesso na aplicação de estratégias de SEO, otimizando seu marketing e gerando insights, é necessário sempre ter análises. Eis que surge uma ferramenta essencial para isso: o Google Analytics.
Através dessa ferramenta, você compreende de forma mais embasada o impacto de suas estratégias e como o público anda reagindo ao seu conteúdo.
No entanto, o que é Google Analytics e como funciona? Prossiga com a leitura do artigo para entender!
Google Analytics: o que é e seus benefícios
Google Analytics se trata de uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google, comumente utilizada por profissionais de marketing. O Analytics foi criado com a intenção de análise do comportamento do usuário em um site.
Dessa forma, é possibilitada a integração da ferramenta com seu site, de maneira que sejam produzidos relatórios em tempo real. Funcionando através de métricas, das mais básicas às mais complexas, oferece vários dados úteis à equipe de marketing.
E nesse mesmo caminho, traz vários benefícios para campanhas e ações estratégicas:
- Permite saber a localização dos usuários em seu site;
- Informa o tempo de permanência;
- Informa o que os usuários pesquisam;
- Descobre quais dispositivos foram usados para acesso;
- Demonstra quais páginas recebem mais ou menos visitas;
- Entre outras coisas.
Google Analytics: como usar?
Entender como usar o Google Analytics é simples e depende apenas de dois passos: a criação da conta e instalação do código em seu site. Feitas essas duas etapas, é garantido seu uso para as estratégias de SEO.
Criação de conta
O primeiro passo na criação da conta é acessar sua conta do Google (ou criar, caso não tenha) e entrar no login do Analytics. Ao fazer isso, você terá acesso ao Google Analytics dashboard, contando com as seguintes informações:
- Nome da conta;
- Nome do website (é possível adicionar mais de um) e URL;
- Categoria do site;
- Fuso horário dos relatórios.
Após adicionar todas essas informações, clique em “Ver ID de acompanhamento” e aceite a seguir os Termos de Processamento e Proteção de Dados. A próxima página exibe o código de acompanhamento universal, ou Universal Analytics (UA).
Os primeiros 8 dígitos informam o número da conta e o último dígito informa o ID da propriedade do Analytics.
Integração do site
Essa etapa do Google Analytics varia conforme estilo da instalação: você pode inserir o código no site ou contar com a ação de um especialista nisso. Caso conte com especialista, suas ações acabam aqui.
Porém, se for continuar por conta própria, siga a próxima etapa.
Integração com site
A integração do site pode ser feita de mais de uma maneira, como verá a seguir.
Plugin no WordPress
Primeiro, acesse a página de plugins do site e pesquise por Google Analytics. Em retorno, será exibida uma lista de plugins, mas você deve clicar em “Instalar” e “Ativar” de apenas um.
Após isso, na barra lateral, clique em “Insights” e depois “Configurações”. Ao clicar, você será redirecionado para uma página com opção “Autenticar com sua Conta do Google”.
Ao fim, você estará na dashboard do Google Analytics – e aqui você deve permitir acesso do plugin a sua conta e clicar em “Completar conexão”.
Inserindo o código
Acesse sua conta do Analytics e clique na engrenagem do canto direito, para depois acessar conta e propriedade. Aqui você clicará em Informações de Acompanhamento e depois Código.
Com o código copiado (o gtag.js), acesse o arquivo com tag ‘HEAD’ do site e cole o código acima da tag </head>. Depois, confira se não há nenhum erro.
Google Analytics: como funciona?
Antes de qualquer análise, é necessário que entenda os níveis do Analytics: Conta, Propriedade e Visitas de Propriedade. A conta é onde ocorre gerenciamento de usuário, definição de política de privacidade e criação de propriedades.
E é possível ter até 100 contas diferentes!
Já Propriedades é onde você acessa seu UA, define o endereço padrão do site e também padrões de coleta de dados. É possível ter até 50 propriedades, cada uma com seu própria UA.
Por fim, há as Vistas de Propriedade, ponto de acesso aos relatórios e onde você define:
- Metas para seu site;
- URL específica para a Vista (em caso de subdomínio ou subdiretório);
- Informações filtradas;
- Anotações.
Principais métricas do Google Analytics
Antes de pôr em prática, é necessário entender as métricas adotadas pela ferramenta:
- Visitantes;
- Hit (quando o visitante acessa página com UA instalado);
- Sessão (conjunto de hits do visitante);
- Taxa de rejeição;
- Tempo na página e duração da sessão.
Através dessas principais métricas, e tantas outras, o Google Analytics pode oferecer relatórios profundos sobre seu site e subdomínios.