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Google Bot: saiba como funciona o famoso robô do Google

Muitos são os passos necessários para crescer no Google, aprimorando seu ranqueamento para estar entre os primeiros resultados. Para que isso aconteça, é necessário otimizar seu conteúdo, mas quem reconhece a otimização? O Google Bot! Saiba mais no artigo de hoje.

 

Google Bot se trata do algoritmo (ou robô) de rastreamento do Google, utilizado para encontrar conteúdo na net e cadastrá-lo no banco de dados. São eles que reconhecem a otimização de conteúdo e permitem o ranqueamento.

Dessa forma, é com o Google Bot que você deve tratar para melhorar seu posicionamento. No entanto, como ele reconhece quais sites devem estar no topo e quais devem ir para baixo? Prossiga com a leitura para entender!

O que é o Google Bot?

O Google Bot, ou robô do Google, se trata de um programa de computador criado com a finalidade de rastrear qualquer página pública. Também conhecido como crawler, esse programa navega por links, de forma que sejam adicionados ao indexador do Google.

Esse indexador se trata do banco de dados do mecanismo de busca – e é lá que se encontram todas as informações examinadas das páginas. Algumas das informações são:

  • URL;
  • Conteúdo em texto;
  • Alt text;
  • Título;
  • Entre outros.

De forma a gravar todos esses dados, o Google mantém diversas instâncias dos Google Bots, que funcionam simultaneamente.

Quais os principais critérios de ranqueamento do Google Bot?

Para entender como usar o Google Bot ao seu favor, é necessário entender quais os principais critérios para o algoritmo. No total, são cerca de 200 critérios considerados para definir quais páginas possuem maior relevância nos primeiros resultados.

Porém, aqui serão abordados apenas os principais.

Palavra-chave

Para o robô do Google, dois pontos referentes à palavra-chave são considerados: sua qualidade e quantidade de vezes que aparece. Esses dois podem aumentar as chances do Bot perceber qual o tema presente no conteúdo.

E ele define o conteúdo através do campo semântico do termo usado, considerando também suas expressões equivalentes. Dessa forma, o algoritmo define os temas mais relevantes à pesquisa do usuário.

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Google Bot observa o excesso de uso da palavra-chave?

Sim, o algoritmo do Google nota o uso frequente e exagerado das palavras-chave – e quando detecta, costuma penalizar no ranqueamento.

Domínio

Domínio se trata de todo os termos que antecedem o “.com” e é um dos principais pontos a serem levados no ranqueamento. Sua relevância para o Google Bot cresce quando é inserido em seu espaço ou no subdomínio uma palavra-chave.

Idade do domínio conta?

Sim, o tempo de existência do domínio é considerado na otimização. No entanto, toda vez que a URL é alterada, conta como se fosse um novo domínio (mesmo que seja o mesmo site).

Meta tags

Meta tags se tratam de um conjunto de tags especiais presentes no código-fonte das páginas, que determinam o que surge no título e na descrição. Esses title tag e meta description são essenciais para tráfego do site – e o Google Bot entende isso.

Por isso, garanta que tenha presença das palavras-chave nesses espaços.

Imagens

Imagens são essenciais para conversão do usuário no Google Imagens em visitantes, principalmente com uso do alt text (descrição da imagem). O uso de texto na imagem garante detecção por parte do Google Bot (principalmente se tiver palavra-chave).

Link building

Inserir conteúdo externo complementar ao seu é uma forma interessante de aprimorar o ranqueamento pelos olhos do Google Bot. No entanto, a melhora do posicionamento nos resultados ocorre apenas quando:

  • O conteúdo linkado possui qualidade;
  • O site de onde o conteúdo foi retirado possui autoridade;
  • O conteúdo está relacionado ao seu.

Dessa forma, nada de preencher seu texto com informações complementares irrelevantes, pois o Google Bot detecta ausência de equivalência.

Como usar o Google Bot: entendendo seu rastreamento

Para usar o Google Bot, é necessário entender como funciona seu processo de rastreamento. Ele começa através de uma lista de URLs pré-definidas (originadas de rastreamentos anteriores) e navega entre os links que se encontram nas páginas.

Por isso, o link building é importante: conforme o Google Bot visita as URLs pré-definidas, ele detecta novos links e os põe numa fila de rastreamento. Assim, constantemente ele atualiza seu banco de dados a cada conteúdo novo, mudança de página e link quebrado.

Além disso, você mesmo pode atualizar o banco de dados oferecendo seus sitemaps para o Search Console (ferramenta do Google para análise do site). Em caso de erro de rastreamento do Google Bot, você deve se consultar com essa ferramenta.