Google Meu Negócio: entenda a importância desta ferramenta para o seu negócio

Você já parou para pensar como seria ter uma ferramenta que aumente a visibilidade do seu negócio nos maiores buscadores da internet e, além disso, o exponha em outras ferramentas, como o Google Maps, por exemplo?

Tenho uma boa notícia para você: agora isso é possível! O Google desenvolveu uma ferramenta gratuita, chamada Google Meu Negócio, onde você pode anunciar e ter sua empresa nos resultados de busca.

O desenvolvimento dessa ferramenta é extremamente vantajoso para empresas de porte pequeno, médio, ou grande, uma vez que quanto maior a visibilidade, maiores são as chances de conquistar cada vez mais clientes.

Além disso, optar pela divulgação na internet é uma boa maneira de potencializar o seu negócio. Vamos supor, quem busca por “convênio odontológico empresarial”, pode encontrar entre as pesquisas, a sua empresa como referência!

Ademais, ter um blog e disponibilizar conteúdos que tenham a ver com os produtos que oferecem é uma ótima maneira de agregar conhecimento ao público e, consequentemente, atrair mais consumidores.

Como isso funciona? O Google Meu Negócio solicita algumas informações importantes sobre o seu negócio para que o cliente tenha acesso de forma simplificada, como:

  • Nome da empresa;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone e endereço;
  • Forma de pagamento;
  • Informações adicionais, como perguntas e respostas, futuros eventos, etc.

Quais são as vantagens de utilizar o Google Meu Negócio?

Existem diversas vantagens de começar a utilizar o Google Meu Negócio. Alguma delas podem ser:

Maior visibilidade

Com certeza, a maior das vantagens que essa ferramenta pode oferecer ao seu negócio, é o aumento da visibilidade. Tendo em vista que o Google é o maior buscador da internet, imagina só ter sua empresa na primeira página como recomendação?

Essa ação pode trazer muito mais visibilidade ao seu negócio e, dessa forma, fazer com que você aumente a clientela e até mesmo a procura pelos seus serviços. 

Seguindo a nossa linha de exemplo, vamos supor que alguém está buscando por “plano odontológico empresarial”, por exemplo, ao encontrar sua empresa na primeira página, o consumidor com certeza vai atrás de ter conhecimento sobre os serviços que você oferece e avaliar se compensa para ele, ou não.

Acesso às informações

Assim como o aumento da visibilidade, os clientes e consumidores podem ter acesso às informações do seu negócio de forma facilitada. Essa, com certeza, é uma das boas vantagens dessa ferramenta, uma vez que agiliza a retirada das dúvidas.

As informações aparecem na primeira página, além da possibilidade de diálogo direto com a empresa por meio da própria ferramenta, sem que haja necessidade de fazer uma ligação ou aguardar por muito tempo um retorno via e-mail, por exemplo.

Além disso, pelo Google Meu Negócio é possível visualizar quantas pessoas pesquisaram por aquela empresa, quantos cliques aquele site teve, quantas rotas foram feitas para aquele endereço (já que é vinculado ao Google Maps), dentre outras informações.

Aumento da credibilidade

Aliado ao aumento da visibilidade e acesso às informações, o aumento da credibilidade é uma vantagem em destaque, já que as buscas apontam para o seu negócio como uma empresa confiável e que atende às expectativas do consumidor/cliente.

google meu negocio dentistas

Como o Google Meu Negócio pode ser a solução dos meus problemas?

Como já vimos, o Google Meu Negócio apresenta diversas vantagens para os clientes/consumidores que acessam as informações da empresa através de pesquisas. Mas, e para a empresa? 

Como essa ferramenta pode ser usada para a melhora do perfil empresarial como um todo? 

É importante entendermos que todas as vantagens apresentadas são ótimas, tanto para o público que busca serviços ou empresas qualificadas, quanto para as empresas que conseguem visualizar em qual situação está com os consumidores.

Para empresas que estejam começando agora e se questionam como abrir um negócio com pouco dinheiro, a ferramenta pode ser a chave para o sucesso desse negócio!

Já que a ferramenta é completamente gratuita e, segundo dados de pesquisa, 100 milhões de brasileiros realizam pelo menos uma pesquisa por mês no Google. Já imaginou quais são as chances que o seu negócio tem de ter um engajamento positivo?

No entanto, existem outras questões que podem ser cruciais para que a ferramenta possa ser a chave para o sucesso de uma empresa. Por exemplo, as estatísticas. 

É possível ter uma visão de quais são as buscas do seu público consumidor/cliente dentro do seu segmento. Dessa forma, se torna muito mais fácil saber o interesse que seu público tem e, consequentemente, focar nisso. 

Por exemplo, vamos supor que você tem uma loja de instrumentos odontológicos e seus clientes estão buscando por espelho bucal, você consegue visualizar quantas pessoas estão buscando por isso e focar ainda mais nesses produtos para venda.

Outro ponto em que o Google Meu Negócio pode ser essencial: informações atualizadas. Uma vez que todos os dados estão atualizados corretamente, não tem como perder um possível cliente, por exemplo.

Imagine que alguém esteja extremamente interessado no seu produto ou serviço e teve acesso a ele pela ferramenta, porém, não existe nenhum telefone ou e-mail para contato? É uma péssima alternativa, não é mesmo?

Provavelmente essa pessoa vai buscar outro lugar para realizar cotações ou tirar suas dúvidas a respeito do produto. 

Mais um ponto onde o Google Meu Negócio pode atuar perfeitamente bem é nas informações a respeito de sua empresa. Vamos supor que alguém esteja buscando por plano odontológico preços e você realiza essa cotação ou oferece diversos tipos de planos.

É possível que o cliente queira saber onde a empresa está localizada para que possa agendar uma reunião presencial, a fim de conhecer e entender os planos propostos com mais detalhes. Nesse caso, o seu cliente certamente vai buscar algumas informações relevantes como o endereço, horário de funcionamento, etc.

Caso essas informações não estejam disponíveis, poderá causar uma certa insegurança no seu cliente e fazer com que ele não se sinta confiante em adquirir o seu serviço ou produto, o que será prejudicial para a sua reputação no mercado. 

Seja uma referência com o Google Meu Negócio 

Se você deseja que o seu cliente consiga encontrar informações rápidas e importantes sobre o seu negócio, então vale a pena utilizar o Google Meu Negócio. É importante certificar-se de que está utilizando da forma correta, para que você engaje o seu negócio sem as chances de perder clientes. Essa ferramenta proporciona um grande aumento nas buscas por empresas e pode fazer seu negócio crescer cada vez mais.

Para isso, é essencial manter todas as informações atualizadas, estar acompanhando constantemente os resultados de busca do público e quais são suas as maiores dúvidas, além da possibilidade de estar em contato direto com os clientes. 

Todas essas ações vão te ajudar a manter o seu negócio em destaque nas buscas do Google e, certamente, será mais um meio de tornar-se uma referência no mercado com a conquista de novos clientes. 

Conteúdo produzido por Tarsila Serafim - redatora na empresa Ideal Odonto.