Guest post

Guest post: o que é e como utilizá-lo na sua estratégia de SEO

Se você costuma acompanhar blogs de algum segmento, certamente já deve ter notado que existem matérias com autores convidados. Essa prática de escrever posts para o blog de terceiros consiste na técnica de guest post.

Essas ações promovem benefícios tanto para quem escreve, quanto para quem cede o espaço. Entenda melhor como funcionam os guest posts e como utilizá-los na sua estratégia de SEO.

O que é guest post?

Do inglês, guest post significa “post de convidado”. O que, na prática, nada mais é que escrever posts para o blog de outras pessoas ou empresas.

O dono do site cede espaço para que convidados possam gerar conteúdo relevante e que agregue ao seu público, atraindo tráfego de qualidade para o seu blog. Em troca, o autor convidado pode inserir links no texto, direcionando ao seu site ou página de interesse.

Muitas vezes, conforme o acordo entre as partes, também são realizadas as trocas de link. Você escreve e posta no blog desse anfitrião e ele faz o mesmo no seu.

Quais são os benefícios do guest post?

Os guest posts oferecem diversos benefícios, tanto para o site que dispõe o espaço, quanto para autor convidado a escrever. Confira alguns motivos do por que investir nessa tática:

Contribui para o SEO

Os guest posts são uma poderosa estratégia de link building para angariar backlinks (links externos que apontam para seu site). Quanto mais sites apontando para o seu domínio, mais confiáveis e relevantes eles se tornam aos olhos dos buscadores.

Além de oferecer benefícios para o site/blog do autor convidado, a estratégia também é excelente para o SEO do site anfitrião. Isso porque os blogs precisam de uma boa quantidade de conteúdos de qualidade para manterem a sua relevância. Com a parceria, eles recebem esse conteúdo para oferecer aos seus leitores e, com isso, ganham tráfego e também alguns pontinhos no seu SEO.

Expande sua audiência

Outro excelente benefício dos guest posts é que eles permitem que você entre em site/blog com uma audiência já estabelecida e compartilhe o que você sabe de melhor. E esta é uma ótima maneira de alcançar novos leitores e começar a construir sua reputação.

O autor convidado ganha visibilidade e tem a chance de conquistar novos leitores e enviá-los ao seu blog. Além disso, ao realizar essas parcerias, ambas as partes constroem relacionamentos, que vão sendo multiplicados a cada colaboração.

Dicas para utilizar guest posts na sua estratégia de SEO

Agora que você já sabe o que são guest posts e quais são seus benefícios, que tal aderir à técnica? Conheça algumas dicas que separamos para você utilizar esse recurso na sua estratégia de SEO:

  • Dê preferência para postar em sites com tráfego – O Google dá maior relevância a links vindos de sites reais e com audiência já consolidada;
  • Poste em sites com DR alto – O Domain Rating, do Ahrefs, mede a qualidade dos links que aquele site possui;
  • Diversifique o texto âncora – Use, em média, 60% a palavra-chave como texto âncora e 40% termos similares;
  • Qualidade no conteúdo – Explore temas relevantes para o público, adapte-se à linha editorial do blog, utilize linguagem e tom de voz apropriados.
  • Evite fazer propagandas – O anfitrião te disponibilizou um espaço para você oferecer um conteúdo de qualidade e mostrar que é referência no assunto, não para fazer “jabá”. Por isso, aproveite esse espaço da melhor forma possível.

Se você está agregando valor aos leitores, certamente notará um resultado positivo ao longo do tempo. Por outro lado, se tudo o que faz é pedir ou vender, você pode acabar famoso, mas com uma reputação que não quer. Fora que esse comportamento ainda pode te fechar diversas portas lá na frente.

Com o tempo, esses backlinks inseridos nos guest posts elevarão o valor do seu blog ou site para os mecanismos de pesquisa, proporcionando excelentes resultados.

Ficou com alguma dúvida sobre guest posts? Escreva para a gente!

Aqui na SEO Hacks, desenvolvemos diversas estratégias de guest posts para nossos clientes, que trazem resultados surpreendentes.