como usar heading tags no seo

H1,H2,H3: entenda como usar as tags de Heading no SEO

Quem trabalha como redator estratégico precisa saber como usar as tags de Heading no SEO. Afinal, elas são essenciais não só para organizar visualmente o conteúdo, mas para informar a prioridade do material ao Google.

Isso é necessário pois, apesar de ter 100 bilhões de buscas mensais, o Google não consegue (ainda) compreender o conteúdo do texto por conta própria.

Portanto, ele precisa de ajuda para entender qual o objetivo de cada artigo e, um dos elementos usados para isso, são os headings de SEO (os famosos H1, H2, H3 e por aí vai).

Se você quer melhorar a ranqueabilidade do seu conteúdo, precisa entender como usar as tags de Heading no SEO.

Portanto, siga a leitura do artigo para aprender mais sobre o assunto!

Entenda a prioridade para saber como usar as tags de Heading no SEO

Suponha que você é o orgulhoso dono de uma loja de bicicletas e quer ensinar para o seu leitor (um possível interessado em comprar bicicletas) como viver mais saudável.

Por isso, você cria um artigo intitulado: “Como viver mais saudável na cidade”. Dentro desse artigo, você cria vários intertítulos, como:

  • Cuidar da alimentação;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Meditar e cuidar da saúde mental.

Dentro desses intertítulos, você cria vários subtítulos. Por exemplo, dentro da dica “Praticar exercícios físicos”, você menciona:

  • Jogar futebol com os amigos no fim de semana;
  • Fazer academia;
  • Ir de bicicleta ao trabalho.

Agora que você produziu todo o esqueleto do seu artigo, ele deve ter ficado algo mais ou menos assim:

  • Como viver mais saudável na cidade
    • Cuidar da alimentação;
    • Praticar exercícios físicos;
      • Jogar futebol com os amigos no fim de semana;
      • Fazer academia;
      • Ir de bicicleta ao trabalho.
    • Meditar e cuidar da saúde mental.

Ou seja: o que você escreveu sobre “Ir de bicicleta ao trabalho” fica dentro do intertítulo “Praticar exercícios físicos”, que é uma das maneiras de “viver saudável na cidade”.

Assim, o Google entende que “ir de bicicleta ao trabalho” está ligado a “praticar exercícios físicos” e “viver saudável na cidade”.

Quando alguém pesquisar por “exercícios físicos na cidade”, o artigo terá alguma relevância para mostrar.

No entanto, como comunicar essa lista de prioridades para o Google? Usando as tags H1, H2, H3 e por aí vai.

O que essas tags fazem é justamente isso: definem a hierarquia dos blocos de conteúdo no seu artigo.

A H1 é sempre a de maior prioridade e é usada para o título do seu conteúdo, sempre.

A H2 é a de segunda prioridade e é usada para intertítulos. Já a H3, como você já adivinhou, é a prioridade número 3 e usada para subtítulos dentro de intertítulos. Ainda é possível usar a H4, H5, mas elas são muito mais raras e, normalmente, causam mais confusão do que organização.

redator estrategico seo

Como usar a palavra-chave nos Headings?

Além de ajudar a organizar o conteúdo do seu artigo, os headings tem função importante no fortalecimento da palavra-chave do conteúdo.

Por isso, é importante que você use o termo principal do seu artigo nos elementos nas tags de Heading, embora com muito cuidado.

No caso da H1, o ideal é que a palavra-chave esteja no começo do conteúdo. Talvez não necessariamente na header tag, mas sim na meta tag.

Aqui, abrimos um pequeno parênteses para explicar a diferença entre elas. A Header Tag é a “manchete” do seu conteúdo. É o texto que aparecerá como título quando o leitor estiver lendo o artigo. Já a Meta Tag é o “SEO Title”, o título do artigo que deverá aparecer no Google.

Em ambos os casos deve-se usar a palavra-chave do artigo. No entanto, no SEO Title é melhor que ela esteja no começo.

No caso da H2, também é importante usar a palavra-chave, mas sem exageros. Se um artigo tem 3 intertítulos, então um deles deve ter a palavra-chave. Se tem 4, use em dois (ou use a palavra-chave literal em um e uma variação semântica em outra).

Já no caso da H3, não é tão relevante assim usar a palavra-chave. Por isso, você pode evitar ou usar variações semânticas para deixar o conteúdo mais rico.

Quantas vezes usar cada heading tag no conteúdo?

É importante ter em mente que as heading tags cumprem função importante na organização do conteúdo. Por isso, parte de saber como usar as tags de Heading no SEO é não errar na sua função.

Como o H1 é usada para categorizar o conteúdo como um todo, ele só deve ser usado uma vez. Artigos com duas ou mais H1 são prejudicados.

Já as outras tags podem ser usadas quantas vezes quiser, mas respeitando a ordem da sua hierarquia.

Por exemplo, o texto não pode abrir com uma H3, partir para uma H2, ter uma H5 dentro da H2 e depois ir para uma H3 de novo.

Isso deixa o conteúdo completamente confuso e o Google não ranqueia bem pois não consegue compreender o artigo.

Portanto, lembre-se sempre na prioridade:

  • O H1 é o conteúdo em si;
  • O H2 são as principais divisões;
  • O H3 são as divisões dentro de cada grupo.

Agora que você já leu este artigo, já sabe como usar as tags de Heading no SEO. Por isso, pode fazer uma auditoria no seu site para verificar se todos os seus artigos estão bem formatos.

Antes de ir, no entanto, não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião sobre o assunto!