Como usar SEO para e-commerce automotivo

Marketing automotivo: como usar SEO para e-commerce automotivo

Já pensou em promover sua loja virtual sem gastar dinheiro com mídia? Sim, isso é possível através do SEO! Se você já pesquisou sobre marketing digital, provavelmente já deve ter se deparado com a sigla, que significa Search Engine Optimization, que em tradução, pode ser considerado como otimização para motores de busca.

O SEO é realmente muito importante para o marketing digital, pois é graças a ele que os sites e lojas virtuais conseguem atingir bons posicionamentos em resultados de busca.

Sites de buscas, como o Google, por exemplo, fazem parte do dia a dia dos usuários da internet, pois é através deles que é possível pesquisar e tirar dúvidas sobre tudo o que se deseja.

Mas com tantas opções de sites disponíveis na internet, o Google precisa analisar e classificar quais são as opções mais relevantes para os seus usuários e, para se fazer isso, ele define regras e um padrão a ser seguido pelos sites. As técnicas de SEO seguem essas regras e fazem os sites serem considerados relevantes e assim ganham bom posicionamento nos resultados de busca.

Se você ainda não aplica as regras ou se deseja melhorá-las, confira o restante do post e confira as dicas que separamos sobre SEO para e-commerce automotivo!

Como aplicar SEO no e-commerce automotivo

Investir em marketing automotivo é muito importante para o sucesso do seu negócio e uma das coisas que sem dúvida merece muita atenção, é o SEO. Se o seu e-commerce automotivo não está gerando os resultados que você deseja, é provável que ele não esteja de acordo com as regras definidas pelos motores de busca e, consequentemente, não esteja aparecendo para o seu público-alvo.

Se você ainda não aplica SEO em seu e-commerce, você deve começar agora mesmo! Imagine que seus potenciais clientes estão agora mesmo realizando buscas no Google, procurando por peças automotivas, por exemplo. Se a sua loja virtual não aparece nos primeiros resultados de busca, logo o usuário vai escolher por outra opção e seu concorrente provavelmente realizará a venda.

O mesmo acontece se você já aplica SEO em sua loja virtual, porém não faz atualizações ou não o aplica corretamente.

Confira a seguir algumas dicas para realizar corretamente o SEO em seu e-commerce automotivo:

- Defina e utilize palavras-chave:

A pesquisa de palavra-chave é essencial para se atingir o público-alvo ideal. Elas devem ter relação aos seus produtos ou serviços e devem ser utilizadas em sua loja virtual ou site para que os usuários que fazem as pesquisas no Google consiga encontrá-las.

Também é importante que o conteúdo de seu e-commerce atraia tráfego para todas as etapas do funil de vendas, ou seja, desde a atração de leads até a conversão e fidelização do cliente.

Para todas essas fases, palavras-chave devem ser utilizadas, desde palavras curtas como “carros” até long tails como “carros com acessórios de 2020”, por exemplo.

- Títulos de páginas:

Depois de ter as palavras-chave definidas, é hora de inseri-las nas páginas de seu e-commerce para que o Google entenda o seu assunto principal. Vamos supor que uma página vende acessórios para carros, logo ela também deve ter a palavra em seu título.

Vale lembrar que ela não pode passar de 64 caracteres, que é a quantidade que o Google exibe.

- Meta Description:

Trata-se de um texto descritivo que acompanha o título da página nos resultados de busca do Google. Ele funciona como um pequeno anúncio da página que deve atrair e motivar o clique dos usuários.

Ao utilizar palavra-chave neste descritivo, você também destaca o seu e-commerce, já que ela aparece em negrito nos resultados. Também é importante que ele tenha no máximo 160 caracteres.

- Utilização de imagens:

Para que as imagens também proporcionem tráfego, é importante utilizar as tags corretamente. Além disso, é necessário nomeá-las e inserir o texto alternativo, sempre utilizando a palavra-chave.

Com uma descrição objetiva e informativa, o Google entende os elementos visuais que compõem a imagem, o que melhora o posicionamento nos resultados.

loja pecas automotivas

- URLs amigáveis:

As URLs são muito importantes para o ranqueamento de sites no Google, pois através delas é possível comunicar o assunto principal de cada página.  

Tenha atenção a todas as URLs e as deixe simples e fácil de se compreender, deixando claro qual é o conteúdo da página, por exemplo, uma URL de uma página de som para carros pode ser: site.com.br/acessórios/som-para-carros.

Outros detalhes importantes para o bom posicionamento de um e-commerce

Além das regras que citamos acima, também é importante que você tenha atenção a diversos outros fatores em sua loja virtual, como a velocidade de carregamento das páginas, que devem ser rápidas, além do design, que deve ser atraente para os usuários, além de ser simples e intuitivo.

Caso tenha dúvidas sobre como aplicar SEO em sua loja virtual, procure por um especialista na área para que as regras sejam aplicadas corretamente e evite assim possíveis problemas com o ranqueamento do Google. 

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