Marketing de busca: entenda o poder dessa estratégia

SEO, SMO, PPC são algumas siglas para estratégias revolucionárias, que utilizam todo potencial e funcionalidades do marketing de busca em uma pesquisa online. Quer entender o que é e como funciona, então não deixe de conferir esse artigo até o final.

 O SEM é a sigla para Search Engine Marketing ou, marketing de busca. Com o conhecimento, técnicas e ferramentas desse segmento do marketing digital é possível proporcionar resultados excelentes, especialmente para as empresas que desejam tornar a sua marca mais conhecida inclusive nos meios online.

Vamos conferir agora o que é e quais são as principais técnicas utilizadas, para você ter acesso a toda a informação que necessita, para traçar a sua estratégia para o marketing de busca.

O que é marketing de busca

O marketing de busca é conhecido dentro do marketing digital como a prática, de promover páginas da internet nas diferentes plataformas de busca como, por exemplo, Google, Yahoo e também o Bing.

Dentro desse segmento existem diferentes conhecimentos e estratégias que proporcionam, a divulgação de conteúdo na internet e principalmente, auxiliar as marcas a conquistarem seus objetivos através dessas práticas.

A divulgação dos diferentes sites nos mais variados segmentos, podem ser realizadas tanto por plataformas pagas como o Google Ads e também, formas orgânicas sem a necessidade de investimento em dinheiro.

Com os links patrocinados, categoria em que encontramos o Google Ads, é possível investir o valor disponível em seu orçamento, para gerar mais tráfego para o site.

Mas se você não possui ou não deseja investir através dos links patrocinados, pode utilizar as técnicas de SEO em seu favor e assim, conseguir excelentes resultados através de estratégias orgânicas.

Nas duas estratégias que você acaba de conferir, é preciso conhecer o público para entender qual o seu momento de compra e também, as necessidades que buscam satisfazer para assim, definir uma estratégia utilizando principalmente as palavras-chave, que irão trazer melhores resultados.

Essas ferramentas e técnicas são utilizadas não apenas para gerar mais tráfego para o seu site, mas também, para conseguir colocar o site da sua empresa na primeira página do Google e principalmente, nas primeiras posições do site de busca.

Se você ainda não sabe por que a sua empresa, precisa estar nas primeiras páginas do Google, confira esse artigo aqui.

marketing de busca 2

Quais são as principais estratégias

Dentro do marketing digital existem várias estratégias que podem ser utilizadas, para trazer os melhores resultados para a sua empresa, independente do objetivo que você traçar para a sua estratégia.  

Você vai conhecer abaixo, quais são as principais estratégias para utilizar o melhor do marketing de busca e atingir, as primeiras posições dos mecanismos de busca.

Talvez você ainda não saiba, mas de acordo com avaliações, estudos e também conhecimento do perfil e comportamento do consumidor, é possível entender que os sites que conseguem alcançar as primeiras posições, conseguem alcançar os seus objetivos e ter um retorno muito melhor, do que os outros sites, principalmente os sites que se encontram ao final da página.

Se você conhece o seu público, as necessidades que precisam ser supridas e oferece o que ele precisa no momento certo, pode ter certeza de que a sua estratégia no marketing de busca, terá resultados excelentes.

Abaixo, você vai conferir as principais estratégias para ter sucesso com o marketing de busca. E dentro de cada uma dessas opções, é preciso levar em conta:

  • Títulos atraentes;
  • Otimização do conteúdo;
  • Informações relevantes, verdadeiras e de qualidade.

Esses são os principais pontos que devem ser levados em conta, além de linkagem interna e externa, utilizando os conhecimentos de link building, quando for possível.

SEO – Search Engine Otimization, (otimização para mecanismos de busca) são um conjunto de regras e técnicas mais conhecidos apenas como SEO, que proporcionam a otimização de um site com suas páginas e artigos, para conseguir alcançar as primeiras posições do Google.

Aqui vai uma dica, se você não sabe a importância das primeiras posições no TOP 10 da página de pesquisa.

Os sites sejam de vendas, empresas ou qualquer outro objetivo e que, aparecem nas primeiras posições da página de busca, geralmente possuem melhores tráfegos e um público mais propenso a conversões.

Por isso, é preciso estar no local certo e na hora certa, para assim, conseguir atingir o objetivo proposto com o seu site.

O SEO é principalmente conhecido como uma forma de tráfego orgânico, mas pode também, ser denominado como tráfego espontâneo. É o usuário que decide com poucos estímulos, qual o site que irá acessar e conferir as informações que necessita. 

Link Buinding - Esta é uma excelente estratégia, que pode ser utilizada dentro do marketing de busca, conhecido como SEO offpage.

Com sites de qualidade, autoridade de domínio e excelente conteúdo, o seu site pode receber mais links, além de conseguir divulgar ainda mais a informação que você deseja para vender um produto ou mesmo, tornar a sua marca conhecida.

Links Patrocinados – Estratégia paga, para conseguir as primeiras posições no Google e conquistar facilmente a atenção do usuário. ;Os links patrocinados possuem a modalidade de pagamento o PPC, também conhecido como Pay Per Click ou Custo por clique.

marketing de busca 3

Dentro do marketing de busca ainda existem outras ferramentas que podem ser utilizadas como, po exemplo, o Google Shopping, Buscapé e também shoppung Uol, que auxiliam o usuário na comparação de preços dos mais diversos produtos.

Tanto as estratégias de SEO como de links patrocinados, podem ser utilizadas de forma simultâneas ou mesmo separadas, para alcançar os objetivos traçados com uma determinada estratégia.

Como funciona o marketing de busca

Você conferiu acima, o que é o marketing de busca e também, quais são as principais ferramentas e estratégias para utilizar esse conhecimento em seu favor.

O principal objetivo do SEM – marketing de busca, é tornar um site ou página específica muito divulgada para otimizar sites, gerar tráfego e atingir outros objetivos propostos. Sabendo disso vamos agora ver na prática, como é o funcionamento do marketing de busca.

Se o objetivo do SEM é divulgar informação, o objetivo das plataformas de busca é sanar as suas dúvidas ou necessidades.  

Por isso, o Google e as outras plataformas que possuem basicamente o mesmo funcionamento, buscam sempre oferecer as melhores respostas, de acordo com a necessidade do usuário, com o objetivo de que rapidamente consiga consultar uma receita para uma ocasião especial, um estabelecimento próximo ou mesmo, os melhores preços para um determinado produto.  

Ao digitar um determinado termo, que também pode ser conhecido como “palavra-chave”, a página de busca podendo ser o Google, Yahoo, Bing ou qualquer outro, irá trazer os principais resultados de acordo com a pesquisa solicitada.  

Logo serão apresentados os resultados pagos e orgânicos. Para a escolha dos sites que deverão aparecer nessa página e até mesmo a ordem dos sites, são levados em conta os links patrocinados ou conteúdos gerados de forma orgânica, como você conferiu anteriormente.  

Os primeiros sites ou resultados que serão apresentados, estão os links patrocinados tanto nas primeiras posições, como também na lateral do site.

Logo abaixo das duas ou três posições, dependendo da página, estarão os sites que geraram conteúdo de modo orgânico, sem qualquer investimento para atingir tal posição, mas utilizaram os conhecimentos e técnicas de SEO, para auxiliar no rankeamento.