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Marketing para oficinas mecânicas: 6 dicas para atrair mais clientes

Como fazer marketing para oficinas mecânicas? Se você é um micro ou pequeno empresário, possui uma oficina mecânica e não sabe como conquistar mais clientes para alavancar o seu negócio, precisa ler este artigo e conhecer as estratégias essenciais.

 

6 dicas para atrair mais clientes para a sua oficina mecânica

Não importa se a sua oficina é na garagem da sua casa ou em uma grande estrutura alugada, para que você obtenha êxito na sua atividade e continue a atrair mais clientes, é importante estar atento às novidades e, principalmente, conectado com o mundo da internet. Acompanhe, a seguir, algumas dicas valiosas para você colocar em prática no marketing da sua oficina mecânica.

Tenha um site com blog

A internet é uma ferramenta poderosa e, mesmo que você acredite nos panfletos promocionais como forma de divulgação, a sua oficina mecânica precisa estar nela.

Se a sua empresa já tem um site, mas ele anda meio esquecido ou você apenas está pensando em criar um, não há mais tempo a perder. Mesmo que o orçamento esteja curto, vale a pena conversar com uma empresa de marketing digital para que eles definam qual é o melhor modelo de site para o seu negócio e tracem uma estratégia para otimizar a sua página da melhor maneira possível.

Neste sentido, o blog aparece como uma maneira de gerar marketing de conteúdo, onde os clientes

e demais leitores acabam conhecendo a sua oficina mecânica devido às publicações e postagens que você disponibiliza no blog.

É importante alimentar o blog com um cronograma diário ou semanal, com publicações agendadas sempre no mesmo horário, pois o robô do Google dá mais relevância aos sites que fazem suas atualizações de maneira programada.

Cadastre-se no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que localiza as empresas cadastradas mais próximas, sempre que você ou um cliente estiver fazendo uma pesquisa na internet. Deste modo, se você ainda não cadastrou o seu negócio, ele não fará parte do resultado sugerido pelo Google.

O cadastro no Google Meu Negócio é gratuito e permite a criação de um perfil com fotos, endereço completo, horário de funcionamento, site da empresa e telefone para contato. Quanto mais completo estiver o perfil da empresa, mais destaque ela ganhará do Google.

Outro fator muito importante desta ferramenta, é a opção que os clientes possuem de avaliar a sua empresa, tanto de maneira positiva quanto negativa. Portanto, uma vez criado o seu perfil, tenha ciência que um serviço mal prestado pode custar caro e colocar a sua credibilidade em jogo, deixando visível a todos as avaliações negativas dos clientes insatisfeitos.

Invista no atendimento e no serviço de qualidade e incentive os seus clientes a avaliarem a sua empresa no Google. Assim, após diversas avaliações positivas, a sua oficina mecânica vai ganhando mais credibilidade e o site passa a ter mais autoridade, ficando no topo da lista dos resultados de pesquisa de maneira orgânica, ou seja, sem pagar por isso.

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Crie um cadastro de e-mails

Manter um cadastro de e-mails ativo e atualizado dos seus clientes é muito eficaz para iniciar um relacionamento de qualidade com o seu público e criar um vínculo com a empresa.

Através de e-mails, você pode divulgar os seus serviços e promoções, avisar sobre as novas publicações feitas no blog com conteúdo relevante e informar sobre novas parcerias entre a sua oficina mecânica e uma grande empresa, por exemplo.

Desta maneira, além de manter o seu cliente informado, você tem a possibilidade de divulgar a sua marca para novos clientes potenciais através do compartilhamento de informações e ainda manter o seu cadastro atualizado.

Faça uso das redes sociais

As redes sociais vieram para ficar e cada vez mais, as empresas estão se conscientizando disso. Então, ao invés de ficar apenas acompanhando os seus concorrentes, mostre a sua oficina mecânica para o mundo e surpreenda-se com os benefícios que as redes sociais podem trazer para o seu negócio.

Ter um perfil ativo no Facebook e/ou Instagram possibilita à sua empresa um engajamento maior com os clientes, onde você pode compartilhar dicas úteis sobre mecânica através de fotos e vídeos, por exemplo, além de ter a opção de segmentar o público e definir para quem serão mostradas as suas publicações, através de anúncios pagos. 

Neste sentido, vale a pena dedicar ao menos uma hora por dia do seu tempo, para se atualizar sobre o que é notícia no mundo e, desta forma, criar conteúdo atrativo e relevantes para o seu público.

Invista em SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um trabalho a longo prazo que acontece nos bastidores. Ninguém enxerga, mas existe uma empresa de Marketing Digital empenhada em analisar dados e traçar as melhores estratégias por trás daquela sua concorrente que aparece no topo das pesquisas do Google.

Investir em SEO hoje é essencial para o site da sua oficina mecânica estar bem posicionado daqui a um ano. Desta maneira, o seu crescimento é gradativo e estável, e a página vai ganhando autoridade com base em uma série de decisões estratégicas e conteúdos relevantes otimizados pelo analista de SEO.

Mas, se o seu negócio ainda não aparece na primeira página do Google, uma solução a curto prazo pode ser investir no Google Ads. Neste tipo de anúncio, a empresa fica no topo da página e paga pela quantidade de acessos que receber, através do CPC (custo por clique). Conheça nosso serviço de Consultoria SEO.

Invista no atendimento e no pós-venda

Não tem como fugir, se você é prestador de serviço e deseja obter sucesso com o seu negócio, um dos itens mais importantes para conquistar novos clientes e, principalmente, fidelizá-los, é investir no atendimento com profissionais treinados e qualificados, assim como, dar a devida atenção ao cliente após a finalização de um serviço com um bom pós-venda.

Independente do segmento, todo cliente gosta de ser bem atendido e ter o seu problema solucionado com a maior brevidade e clareza possível. Então, certifique-se de incluir no planejamento da sua oficina mecânica, cursos frequentes de aperfeiçoamento e qualificação profissional aos seus funcionários, além de enfatizar a importância da gentileza no atendimento ao público.

Gostou destas dicas? Fazer marketing para oficina mecânica pode parecer complexo, mas com a ajuda e o suporte de uma empresa de Marketing Digital, os processos são executados de maneira correta e no momento certo, fazendo com que sua marca se torne conhecida, ganhando destaque na internet.