marketing para pequenas empresas

Marketing para pequenas empresas: dicas essenciais

A presença digital é algo extremamente essencial para qualquer empresa, principalmente para pequenas empresas. Mas não se trata só de ter uma presença na internet e captar novos clientes. Para pequenos negócios, existem outros pontos importantes.

 

O marketing é um dos pontos mais importantes para um negócio, porém, não são todos os microempresários que sabem como fazer marketing para pequenas empresas. Afinal, marketing digital não é apenas fazer propaganda publicitária na internet.

Foi-se o tempo em que marketing era visto dessa forma. E vale ressaltar que o marketing tradicional e o marketing digital não são a mesma coisa. E foi por isso que preparamos esse artigo para você.

Abaixo você vai conferir algumas dicas de como fazer marketing digital para pequenas empresas. E acredite: não é apenas estar presente na internet. Você precisa planejar cada passo, para que o seu negócio seja um sucesso.

Não deixe de conferir o artigo até o fim e boa leitura!

 

Como fazer marketing para pequenas empresas – dica 1: defina metas e planeje-se

Se você fizer uma pequena busca no Google, verá pessoas perguntando como fazer marketing no Facebook para pequenas empresas. Você acha mesmo que é apenas o Facebook que importa?

Antes de você começar a desenvolver qualquer estratégia de marketing digital para sua pequena empresa, é preciso que você defina suas metas e objetivos. E depois se planeje. Pense e responda agora: qual o objetivo da sua empresa?

Sabendo o objetivo, você saberá onde deve concentrar o seu foco, onde investir e como você chegará ao topo. Caso você tenha um baixo orçamento, a dica é focar nas vendas. Além disso, também é importante definir prazos.

Daqui a 3 meses, onde você quer estar? O que você pretende atingir? Coloque tudo no papel e deixe claro qual o seu objetivo.

 

Como fazer marketing para pequenas empresas – dica 2: construa sua presença online

Não adianta querer saber como fazer marketing digital para pequenas empresas se você não construir sua presença online. É importante que a sua empresa tenha uma página na internet nas redes sociais em que o seu cliente está.

Isso mesmo! Não adianta você fazer uma conta no LinkedIn, no Instagram, no Facebook e em todas as outras redes se o seu cliente não está nela. Foque nas redes sociais em que o seu cliente se encontra. E é por isso que o planejamento inicial é importante.

Além dos perfis nas redes sociais, também é fundamental que você tenha um site. Por meio das redes sociais você consegue ouvir seus clientes, mas é através do site que o seu cliente vai comprar o seu produto ou serviço.

 

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Como fazer marketing para pequenas empresas – dica 3: construa uma lista de e-mail marketing

Essa é outra estratégia importante de quem quer saber como fazer marketing digital para pequenas empresas. O seu dinheiro está na lista de e-mails. Porém, cuidado! Não adianta comprar lista de e-mails prontas na internet.

Você deve criar a sua própria lista de clientes. Caso contrário, o seu cliente receberá o seu e-mail e jogará direto na lixeira achando que é SPAM. E não é isso que queremos, certo? Nós queremos que o seu cliente abra o seu e-mail.

Promover o seu negócio por meio do e-mail marketing é uma excelente estratégia para alcançar o seu público gastando pouco. E é aí que entra outro ponto importante: o seu e-mail precisa ter um conteúdo relevante.

Algo que o seu cliente veja e saiba que irá resolver o seu problema ou agregará valor para ele. O assunto do seu e-mail precisa ser interessante. Caso contrário, ele nem abrirá o seu e-mail e de nada adiantará o seu trabalho.

 

Como fazer marketing para pequenas empresas – dica 4: venda benefícios, não apenas produtos

Eu sei que a venda dos seus produtos é importante. Mas não é apenas isso que importa. Atualmente, o cliente não quer apenas comprar. Ele quer ter uma experiência antes da compra. E é aí que entra os benefícios.

O seu atendimento precisa ser excelente antes, durante e depois da venda. A impressão do seu cliente vai ser fundamental para você fidelizá-lo. Por isso, você pode fazer e-mail marketing com conteúdo atrativo, mostrando benefícios.

Por exemplo, se a sua empresa é uma academia, você pode postar nas redes sociais ou enviar um e-mail falando da importância de praticar exercícios físicos. Entregue um conteúdo relevante para seu cliente e depois mostre a solução: a sua academia.

Isso agrega valor para a marca e faz com que os clientes percebam que são importantes para sua empresa, que eles não são apenas números de uma conta bancária.

Ah, e além do e-mail marketing, você também pode fazer um blog. Um blog pode ser o gatilho que você precisa para alavancar seus negócios.

Espero que você tenha entendido como fazer marketing para pequenas empresas. Agora é com você! Siga as nossas dicas para conseguir alcançar resultados extraordinários no seu negócio.