o que é marketplace B2B

Marketplace B2B: como aumentar as vendas através do SEO

Atualmente, o crescimento dos marketplaces no Brasil e no mundo é muito significante e não deve ser ignorado por quem deseja expandir as vendas do seu negócio.

Isso porque, quem investe em maneiras que geram resultados reais como um marketplace B2B, tem um grande aumento nos lucros da empresa.

Com isso, surgiu também a necessidade de juntar estratégias que possam melhorar essa experiência e satisfazer cada vez mais quem investe.

Uma das estratégias mais utilizadas hoje em dia é o "Search Engine Optimization", conhecido como SEO, que traduzido quer dizer "Otimização de Buscas".

Ficou interessado em saber como o SEO pode ajudar o seu negócio a alavancar no marketplace? Então continue lendo esse conteúdo!

Entenda o que é marketplace B2B

Com a constante evolução e inovação no setor industrial, houve a grande necessidade de criar então um tipo de marketing que pudesse atender as indústrias com um foco específico.

Para isso, foi criado o marketing industrial, que trabalha o meio virtual como uma aposta para atrair mais clientes. 

Assim, um dos investimentos que mais dá retorno é anunciar seus produtos em um marketplace B2B, que nada mais é do que um shopping virtual que realiza vendas de empresas para empresas (B2B: business to business).

Apesar do aumento da competitividade no mercado, é lá que você encontrará clientes realmente interessados em comprar sua mercadoria.

Mas afinal, quais são esses benefícios de vender no marketplace B2B?

Saiba por que vender no marketplace B2B

O marketplace é uma plataforma que já está 100% pronta e oferece toda a estrutura necessária para você anunciar seus produtos e começar as suas vendas sem que você precise se preocupar.

Não à toa, ela gera maior confiança de compra para seus consumidores, pois carrega um reconhecimento de mercado que passa segurança, principalmente por ser online. 

Além disso, os investimentos em marketing ficam por conta da própria plataforma, que aumenta a visibilidade de sua marca e dos seus produtos.

Assim, ela oferece resultados rápidos, já que ao ter mais pessoas vendo seus produtos, automaticamente suas chances de conversão aumentam.

Isso porque o marketplace B2B identifica e estuda como seu público atua, pois é fundamental para conseguir aplicar a estratégia certa para atraí-los até a loja.

Com isso, ao estudar seu público-alvo para realizar vendas, são elaboradas maneiras de se destacar e tornar a sua marca mais atraente que as outras do mercado.

Marketplace B2B

Faça a escolha certa: E-commerce x marketplace

Se você que saber como abrir um negócio com pouco dinheiro, mas ainda está com dúvida entre um e-commerce ou um marketplace, dá só uma olhada nas listas abaixo para entender como trabalhar com cada uma das opções:

E-commerce:

  • Uma página na rede social, como Instagram ou Facebook;
  • Ou comprar um domínio e abrir sua própria loja virtual;
  • Montar a loja ou pagar para alguém fazer isso;
  • Manutenção diária, como ver o que foi vendido e o que tem no estoque;
  • Fazer divulgação para atrair clientes.

Marketplace:

  • Investimento inicial para que o marketplace aceite sua loja;
  • Não se preocupar em montar um site, já que a estrutura do marketplace está pronta;
  • O próprio marketplace trabalha no marketing digital para atrair clientes;
  • Estratégias de atração para o público-alvo;
  • O marketplace cuida da manutenção, como a checagem de estoque;
  • Você apenas se preocupa em realizar a venda e a entrega dos produtos.

Ou seja, se você procura não ter dor de cabeça com sua loja e não precisar gastar muito, a sua melhor opção é o marketplace!

Isso porque, como já dito acima, no e-commerce você tem que estar 100% dentro do processo e investir muito dinheiro em diversas ações para dar certo. 

Já no marketplace, o investimento é apenas inicial e, depois, a plataforma cuida de tudo para você até que algum cliente realize efetivamente uma compra. Aí você entra e assume a melhor parte: concretizar a venda e receber o dinheiro por isso.

Fácil, não é mesmo? Então se agora você se interessou mais ainda no assunto, veja algumas opções de marketplace.

Conheça exemplos de marketplaces

Espalhado pela internet podemos encontrar diversos tipos de marketplaces B2B, mas também temos os B2C (business to costumer), ou seja, de empresa para consumidor.

Por isso, é necessário escolher a opção que mais se encaixa na sua necessidade e do seu negócio. Não deixe de pesquisar a fundo antes de bater o martelo.

MercadoLivre

É a plataforma mais famosa da América Latina e atende tanto B2B, de empresa para empresa, quanto o B2C, de empresa para consumidor.

Além disso, oferece um sistema de pagamento que passa mais segurança para os consumidores, o MercadoPago

B2W

Presente na América Latina inteira, a empresa possui grandes nomes no seu portfólio, como Submarino, Shoptime e Americanas.com.

Com isso, ao cadastrar sua empresa nessa plataforma, seus produtos são anunciados nessas lojas e é só esperar o retorno.

Elo7

Aqui, pessoas jurídicas e físicas podem se cadastrar no maior marketplace de produtos artesanais do Brasil.

Além disso, a plataforma possui parceria com os Correios, o que possibilita que você envie os produtos com desconto no frete para agradar os clientes.

Amazon

Esse marketplace conta com 16 categorias disponíveis para você encaixar seus produtos, que precisa de aprovação após envio de alguns documentos.

Isso porque a plataforma quer manter um padrão de qualidade e também seguir algumas normas, como as da Anvisa.

Tire suas dúvidas sobre como o SEO pode te ajudar

Agora que você viu como funciona o marketplace, tem interesse em ser tão bem-sucedido como essas grandes empresas que citamos acima?

Para isso, vamos ensinar uma das melhores estratégias para vender pela internet e ter resultados incríveis: SEO!

Como dito anteriormente, o SEO serve para ajudar que as ferramentas de busca, como o Google, Yahoo! e Bing tragam na primeira página de resultados a sua loja.

Com isso, você tem um grande fluxo de acesso na sua loja de pessoas que estão realmente interessadas em comprar os produtos que você vende.

Técnicas de SEO

Está pronto para aprender como aplicar as melhores técnicas de SEO? Vamos lá!

  • Palavra-chave: Faça um estudo de palavras-chave e veja o que é mais pesquisado nas ferramentas de busca. Em seguida, utilize-as no título da página e na descrição dos seus produtos;
  • Título dos produtos: É extremamente importante inserir uma palavra-chave com alto nível de busca no seu título, mas cuidado para não ultrapassar o limite máximo de 60 caracteres;
  • Linkagem interna: Utilize a descrição dos seus produtos para inserir links com outros produtos relacionados da sua empresa. Assim, o consumidor pode acabar comprando mais de uma coisa da sua loja;
  • Adaptação para mobile: Escolha um marketplace que tenha uma boa adaptação para mobile, pois é algo que tem alta relevância para o Google, por exemplo.

Além desses exemplos, existem outras técnicas de SEO que também vão te ajudar a aumentar significativamente as suas vendas em um marketplace B2B.

Tenha os melhores resultados nas suas vendas

Neste conteúdo, você pôde entender a importância de investir em uma plataforma de marketplace B2B, o shopping virtual que trabalha para você no marketing, captação de clientes e realização de vendas. 

Por isso, se o seu objetivo é estudar o seu público-alvo da melhor forma possível para aumentar as suas vendas e sem gastar muito, é melhor escolher o marketplace do que o e-commerce.

Além disso, é extremamente essencial investir na estratégia de técnicas de SEO, como o estudo de palavras-chave, linkagem interna, entre outras que buscam atingir pessoas 100% interessadas em consumir seus produtos.

Saia agora mesmo na frente dos seus concorrentes e se torne referência entre eles.

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Conteúdo produzido por Sther Freire | Redatora no Marketing Para Indústria