Mitos do SEO: saiba o que é verdade e o que é mito no mundo do SEO

Empresas de diferentes segmentos, buscam alcançar o sucesso através da utilização das estratégias de SEO. Se você ainda não está conseguindo colher bons resultados, saiba que alguns mitos do SEO podem estar atrapalhando a sua estratégia.

No artigo de hoje vamos apresentar alguns dos principais mitos no marketing digital, que acabam interferindo diretamente nas atividades e resultados de SEO.

Saiba o que é verdade na estratégia de SEO, para conquistar os melhores resultados

  1. Resultados podem ser rápidos de alcançar

Esse é um dos principais mitos e que com certeza atrapalha a expectativa de uma empresa, com relação aos resultados obtidos.

Muitas vezes informações como essas, podem ser entregues apenas para vender um serviço de SEO ou por falta de informação.

A verdade é que estratégias de SEO especialmente para o orgânico, são ações que podem trazer resultados a partir de médio a longo prazo e não de forma imediata.

  1. Truques de SEO

Existem sim algumas práticas que podem ser realizadas de maneira que não seja a mais indicada pelo Google, com o objetivo de trapacear a plataforma.

Mas saiba que não existe a possibilidade de conseguir resultados excelentes, através dessa prática.

Tanto para profissionais como para estudantes da área de SEO, é recomendado que sejam realizadas as principais práticas para alcançar a excelência através de um ótimo trabalho, de forma que sejam criados conteúdos relevantes encorajando a ação natural do usuário.

Dessa forma sim, será possível conquistar resultados excelentes e permanentes, através da sua estratégia.

  1. Google não avalia a velocidade de carregamento da página

Um dos maiores mitos nesse segmento e é bem possível que seja falado por todos os lados, sem a menor consciência do que está sendo dito.

Desde o ano de 2010 com uma das atualizações do Google, o tempo de carregamento de uma página pode sim ser avaliado pela plataforma de busca.

E mais do que isso, nos dias de hoje não apenas o tempo de carregamento de uma página no desktop é avaliado, mas também no mobile.

A velocidade de carregamento está ligada diretamente com a experiência do usuário e por tanto, deve sim ser levada em consideração e verificada sempre que necessário, para auxiliar na conquista de um excelente posicionamento para a página.

  1. Palavras chave não são mais tão importantes

E por falar em atualizações do Google, é fato que as atualizações do motor de busca muitas vezes causam uma verdadeira polêmica dentre os profissionais da área.

Uma das notícias mais disseminadas é que a partir do Google Hummingbir, que valoriza o conteúdo único e que possui valor agregado ao mesmo, as palavras chave teriam perdido o seu valor especialmente para o posicionamento de páginas, sendo preservadas aquelas que possuíam conteúdo de alto valor.

Apesar da atualização promover sim o conteúdo bem feito e que responda as necessidades do usuário, ainda continuam sendo utilizadas as palavras chave para auxiliar no ranqueamento.

Inclusive, a estratégia de utilizar palavras chave deve ser trabalhada juntamente com todas as outras estratégias de SEO e boas práticas do Google.

  1. Domínio com palavra-chave proporciona ajuda a conquistar as melhores posições

A escolha do domínio para um site seja para uma empresa, ou mesmo para uma página pessoal, é sempre um momento de estudo e atenção, pois o domínio precisa seguir algumas regras que podem auxiliar no excelente resultado da construção de página.

No entanto, a palavra-chave pode não ter um peso tão grande no fator de ranqueamento, especialmente pelo fato de existirem outros quesitos com importância maior como, por exemplo, a quantidade de conteúdo em uma página e acima disso, a qualidade do mesmo.

  1. HTTPS não possui grande importância

O Mozilla divulgou a informação de que o volume médio mundial de buscas e tráfego da internet criptografado superou o volume de tráfego de sites não criptografado, dessa forma HTTPS é mais acessado do que o HTTP.

De acordo com o Google os sites HTTPS proporcionam excelentes níveis de confiabilidade, integridade e identidade.

A partir disso o HTTPS continua sendo um ponto de elevada importância, ao passo de que várias empresas realizaram a atualização para utilizar sites que possuam excelente criptografia em HTTPS.

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  1. Com bom conteúdo consegue os melhores ranqueamentos

Há algum tempo atrás era comum falar que o conteúdo era rei. No entanto por melhor que seja um conteúdo se não estiver inserido corretamente nas estratégias de SEO, pode não trazer nenhum resultado.

Pense por exemplo em uma página como um blog, que possui conteúdo feito por médicos altamente especializados. Por mais que o conteúdo seja de alta qualidade, falando exatamente o que acontece e como curar uma determinada doença, se não forem trabalhadas ao menos algumas práticas de SEO, dificilmente a página irá conquistar boas taxas de tráfego.

Por isso lembre-se, o conteúdo é importante, mas as outras estratégias de otimização também são. A principal definição de SEO é que são um conjunto de estratégias para proporcionar os melhores resultados no motor de busca ou seja, ao menos um pouco de cada estratégia deve ser realizada.

  1. Depois de conquistado a primeira posição, não precisa fazer mais nada

Para fechar com chave de ouro a nossa lista de mitos no mundo do SEO, vamos falar sobre um mito que as vezes pode ser a crença até mesmo, de profissionais da área.

Depois de um intenso trabalho para conquistar o topo das buscas e finalmente ter conquistado, agora você pode descansar e ficar tranquilo apenas colhendo os frutos de tanto trabalho.

Se você ainda hoje pensa assim, saiba que está totalmente enganado.

A partir do momento em que a primeira posição ou ao menos o top3 das buscas é conquistado pela sua página, a última coisa que você pode fazer é descansar.

Vamos analisar a seguinte situação, da mesma forma que você trabalhou muito adicionando os melhores conteúdos na página e promovendo as principais estratégias de SEO, outros milhares de profissionais estão realizando a mesma atividade e se você descuidar, rapidamente a posição poderá ser roubada para outro site.

Fora a concorrência ainda existem as atualizações do Google que também podem influenciar diretamente no ranqueamento da plataforma.

Por isso, o trabalho e otimização de páginas é algo constante e que deve ser realizado mesmo após conseguir alcançar as melhores posições.

Evite os mitos para não prejudicar a sua estratégia

Seja você um profissional de marketing ou ainda, um empreendedor que deseja utilizar essa estratégia para conquistar excelentes resultados no ambiente digital, saiba que o mais importante é sempre buscar informação em fontes que sejam seguras.

Além disso, é necessário adquirir conhecimento com instituições de qualidade ou mesmo pessoas que sejam referencias na área.

Dessa forma você irá conseguir conquistar o resultado que deseja, a partir da otimização do seu site e as primeiras posições no mecanismo de busca.