O que é BreadCrumbs? Ele pode ajudar na minha estratégia de SEO?

O BreadCrumb pode ser utilizado para organizar a arquitetura de informação e além disso, para proporcionar ao site excelente otimização. Com essa estratégia você aumenta as chances do Google de encontrar e assim rankear o site para a primeira página.

Talvez você já saiba alguns dos pontos principais, que os robôs do Google levam em consideração, para avaliar qual site merece ficar entre as primeiras posições, certo?

Caso ainda não saiba, pode conferir aqui o artigo sobre o que é otimização de sites.

Dentre tantos quesitos que são avaliados, um deles é o BreadCrumsbs. Se você ainda não tem conhecimento sobre esse termo, saiba que você pode estar perdendo uma excelente chance de manter o seu site, na primeira posição dos mecanismos de busca.

Essa prática consegue proporcionar ao site a arquitetura de informações de modo adequado, desse modo a informação estará corretamente organizada, facilitando a compressão dos robôs do Google, o que pode ajudar a melhorar inclusive, o ranqueamento do seu site.  

Mas não se preocupe se você ainda não entende como isso pode te ajudar, pois nesse artigo, vamos explicar exatamente o que você precisa saber para entender o que é e como essa estratégia pode ser colocada em seu site, para trazer os melhores benefícios.

Entenda o que é BreadCrumbs

Se você já foi pesquisar no Google Tradutor o que significa BreadCrumbs, talvez não tenha entendido muita coisa, ao ver algo parecido com “migalhas de pão.

O termo em inglês pode ser traduzido dessa forma, lembrando a história de João e Maria, que jogavam migalhas de pão pelo chão, acreditando que dessa forma iriam conseguir retornar para casa.

Traduzindo para o português e utilizando termos técnicos, a tradução seria “navegação estrutural”. Essa prática é na verdade uma forma de organizar as informações dentro do site.

Assim como na história dos contos infantis, no site também é possível criar um caminho para ajudar o usuário a entender, como chegou em uma determinada página e como é possível retornar, sem utilizar muitas teclas ou atalhos para “voltar” na página anterior.

Essa organização e facilitação de navegação dentro de um determinado site, pode trazer alguns benefícios que você irá conferir logo mais. E o principal deles é o auxílio nas estratégias de SEO.

Mas não se trata apenas de organização para o usuário. Utilizando corretamente essa estratégia você deverá utilizar palavras chaves do seu segmento, para melhorar o seu rankeamento.

O BreadCrumbs na maior parte dos casos aparece no topo do site e na versão horizontal, apontando qual foi o caminho realizado pelo usuário.

Confira o exemplo da página de uma empresa, para entender melhor como o BreadCrumbs deve ser estruturado.

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Esse é um simples exemplo e claro, dentro do seu site deverá ser otimizado para o conteúdo que será ofertado aos visitantes da loja virtual ou site institucional.

Para realizar corretamente essa estratégia, lembre-se que as palavras chave que deverão ser utilizadas na categorização de assuntos e páginas, deverão ser corretamente analisadas, levando em conta os pontos principais quando falamos sobre escolha de palavras chave.

A navegação estrutural pode ser um excelente auxílio especialmente, para segmentos e profissionais, que apostam em keywords long tail proporcionando para uma página online, ordem de conteúdo relevante e otimização das palavras chave.

Quando essa organização deve ser utilizada

Existem dois casos em que o uso de BreadCrumbs é indicado. Para lojas virtuais e sites que possuam grande quantidade de conteúdo, além de serem organizados de forma hierárquica.  

Para o e-commerce essa é uma estratégia muito utilizada e que pode até mesmo, facilitar a navegação do usuário que conseguirá identificar corretamente, qual página irá acessar ou já acessou.

Nesses casos a navegação do usuário é facilitada e assim, ele tem a chance de encontrar facilmente o produto que deseja adquirir.

Da mesma forma para os portais de conteúdo, por exemplo, ou sites que possuam muita informação.

Ter todo o conteúdo organizado de forma hierárquica, poderá fazer a diferença para o seu site e também para o usuário.

Variações de Breand Crumbs

Utilizar essa estratégia em seu site não é apenas proporcionar mais uma forma de adicionar palavras chave ao site ou ainda, identificar formas de organizar o conteúdo. Pode ir muito além disso.

Existem algumas variações do BreadCrumbs e cada uma delas, poderá ser utilizada de modo estratégico dependendo especialmente do objetivo do seu site.

As principais variações são a localização, atributo e caminho. Vamos agora conhecer cada uma dessas.

Os BreadCrumbs de localização, como o próprio nome diz ajudam a identificar qual a localização do usuário em seu site.

Desse modo o usuário pode não apenas identificar qual a página em que se encontra, mas também, com pouco esforço refazer o caminho para chegar a primeira página, por exemplo, através de um clique.

BreadCrumbs de atributo são utilizados principalmente, para conseguir exibir os atributos de uma página específica. Essa opção pode ser utilizada em qualquer site, sendo mais indicado para páginas de lojas virtuais.

Pode até mesmo ser utilizado como uma espécie de filtro, para o usuário selecionar apenas os produtos de uma determinada categoria, marca ou modelo, podendo se tornar mais específico, de acordo com o segmento do e-commerce.

Por fim os BreadCrumbs de caminho são conhecidos por serem mais dinâmicos e por conseguir mostrar, as páginas que o usuário acessou antes de chegar na página atual.

Essa é uma das opções mais utilizadas e consegue apresentar de forma simples e rápida, quais são as palavras chave da página, ajudando até mesmo na organização de informação para os mecanismos de busca.

Se desejar utilizar qualquer uma dessas opções em seu site e em especial, o de caminho lembre-se que é preciso utilizar o sinal “>” para identificar a página de forma adequada.

Por exemplo: Home > Produto > Subcategoria.

Existem benefícios da utilização do Breadcrumbs?

Sem dúvida existem excelentes benefícios para quem aplica essa estratégia, na organização do seu site.

Abaixo, você poderá conferir alguns dos principais benefícios da navegação estrutural.

  • Excelentes recursos de usabilidade;
  • Eliminam cliques adicionais, que podem prejudicar a navegação;
  • Apresentam a hierarquia de informação;
  • São agradáveis no layout;
  • Não interferem no peso e carregamento da página;
  • Estimulam o interesse e curiosidade;
  • Reforçam a autoridade da página;
  • Proporcionam melhor indexação;

Dentre os incríveis benefícios que a estratégia de BreadCrumbs traz para a sua página, pode ajudar também na otimização do site através do SEO.

Abaixo você vai poder conferir exatamente como a navegação estrutural, irá proporcionar o alcance das primeiras posições nos mecanismos de busca, trazendo excelentes resultados para a sua empresa.

BreadCrumbs na estratégia de SEO

Existem alguns pontos que podem ser avaliados e levados em consideração, quando utilizamos essa organização de informação de modo adequado e sempre otimizado.

O primeiro ponto que fará o BreadCrumbs ajudar na estratégia de SEO, é a organização da informação.

Para o Google existe uma grande importância, que as informações dentro de um site e principalmente quando existe elevada quantidade de conteúdo, mantenham todas as páginas organizadas, facilitando inclusive melhor interação e experiência para o usuário.

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Além da informação estar reunida dessa forma, existe o fato de que será facilitado o encontro de informação relevante, favorecendo inclusive o encontro dessas páginas e informações pelo usuário.

Um dos pontos mais conhecidos quando falamos em SEO e que pode ser utilizado em toda e qualquer estratégia, é a utilização de palavras chave.

Quando for exibido o BreadCrumbs é preciso utilizar as palavras chave do segmento e que são importantes para a sua empresa, além de ter relevância para os mecanismos de busca.

Desse modo essas palavras chave, serão exibidas mais vezes e criando links com outros assuntos ou páginas, mostrando pela profundidade no assunto que tanto a página como o site e empresa, possuem autoridade e domínio sobre tal.

Essa é uma excelente forma de melhorar a otimização e o rankeamento do seu site. Caso possua outras dúvidas, pode entrar em contato e conversar com nossa equipe especialista em SEO.