O que é um redirecionamento 301? E como devo utilizá-lo?

Levar o usuário de uma página online inativa para a nova página atualizada, é o objetivo do redirecionamento 301 permanente. Confira nesse blog post o que é esse redirecionamento e ainda, como pode ser utilizado como uma excelente estratégia e SEO.

Algumas pessoas podem acreditar que se trata de algo difícil e complexo de ser realizado, mas saiba que pode ser relativamente fácil e rápido de realizar esse redirecionamento, dependendo especialmente do tamanho do seu site e qual o objetivo da alteração do mesmo.

Nesse artigo você vai entender o que é um redirecionamento 301, qual a sua importância e ainda, verificar as principais informações sobre como essa técnica, pode interferir nos seus resultados de SEO.

Se você deseja obter os melhores resultados partir da sua estratégia de Search Engine optimization¸ precisa entender sobre o que se trata essa técnica e ainda, os prós e os contras para a sua página online.

Entenda o que é um redirecionamento 301

Se você já teve a experiência de acessar um site, mas ser levado para outra página da mesma marca ou empresa, saiba que foi utilizada a técnica do redirecionamento 301.

O número 301 se refere ao código de status de HTTP, indicando que a página se trata agora de um redirecionamento permanente.

Essa é uma atividade muito comum, especialmente quando é necessário realizar a migração de um site em diferentes situações, sem que a autoridade do domínio seja completamente perdida.

O redirecionamento de páginas deve ser realizado, de forma que consiga evitar a perda de tráfego de usuários que desejam acessar uma determinada página, que já não existe mais ou ainda, que teve o seu endereço atualizado.

Essa técnica será realizada com o principal objetivo de conduzir os usuários e também, os mecanismos de busca para uma nova página, com o mesmo conteúdo que foi solicitado.

Dessa forma a experiência do usuário não será prejudicada e os índices de acesso e confiança, do seu público vão continuar crescendo proporcionando melhores taxas do tráfego orgânico para a sua página.

Caso o seu site precise passar por alguma alteração, é preciso solicitar ao seu desenvolvedor web, que realize a atualização do código gerado automaticamente quando o navegador acessa o servidor, para identificar o novo endereço da página do seu site.

Como utilizar o redirecionamento 301

Existem alguns casos específicos em que essa técnica de redirecionamento de páginas, poderá ser realizada como, por exemplo, migração de website, atualização de URL, evitar conteúdos duplicados e principalmente, para o redirecionamento de páginas que já deixaram de existir.

No caso de conteúdos duplicados esse é um dos pontos mais importantes, em que deverá ser realizado o redirecionamento.

Páginas que possuem conteúdos duplicados podem até mesmo, serem consideradas como plágio. Quando isso acontece e as páginas são identificadas dessa forma pelo Google, acabam perdendo autoridade de domínio e também a posição do ranking prejudicando inclusive os resultados obtidos através do SEO.

Em casos como esse o redirecionamento 301 é uma excelente opção, para que não aconteça a duplicidade de conteúdo e na verdade, tanto o tráfego como a autoridade serão unificados perante o Google, de forma que não irá prejudicar o seu site ou mesmo, o ranqueamento que conseguiu alcançar.

Além disso a partir dessa boa prática, o site pode ganhar pontos com o Google, conseguindo ainda aumentar as chances de melhora de posicionamento, nos motores de busca.

O redirecionamento poderá ser realizado de forma permanente e assim, a cada vez que o usuário buscar por um termo do seu segmento ou mesmo, digitar direto na caixa de pesquisa do navegador o endereço do seu site, ele será direcionado automaticamente para o novo site, conseguindo acessar tranquilamente todo o conteúdo.

A troca de domínio e a migração do site como um todo, é um dos melhores exemplos e até mesmo, casos mais comuns em que esse redirecionamento é realizado, para não perder taxa de tráfego ou ainda, autoridade de domínio.

Quando a empresa possui um domínio suamarca.com e deseja mudar para suamarca.com.br essa é a estratégia que deve ser realizada, para que os clientes consigam acessar normalmente a sua página.

Uma das melhores formas para você conseguir verificar se o redirecionamento foi realizado da forma correta, é através da ferramenta HTTP Header Checker, que identifica qual o código que o endereço retorna, quando é acessado.

Outra ferramenta que também poderá ser utilizada é o Google Webaster Tools, que ajuda a identificar os pontos que podem estar prejudicando o ranking no SEO.

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O redirecionamento 301 interfere no SEO?

Saiba que não são apenas os desenvolvedores web, que devem se preocupar com o redirecionamento 301.

Os profissionais do segmento de marketing digital, também devem se preocupar com o bom desempenho das páginas online e especialmente, para as páginas em que são trabalhadas estratégias de SEO.

Para as empresas que desejam aparecer nas primeiras posições do Google, é necessário que o site tenha um bom funcionamento, de forma que os mecanismos de busca consigam identificar facilmente a página para realizar o ranqueamento.

Nesse caso pode acontecer de a página antiga ser encontrada facilmente, em alguns casos até mesmo por estar online há mais tempo, de forma que a nova página não será facilmente ranqueada.

Mas ao acessar uma página que não está online e funcionando da forma inesperada, o usuário irá sair da página rapidamente, aumentando a taxa de rejeição prejudicando assim a autoridade de domínio da mesma, uma vez que não proporciona uma boa experiência de navegação para o usuário, além de não possuir conteúdo na página.

Quando o redirecionamento é realizado de forma adequada, ele carrega consigo toda a taxa e peso de domínio, para o novo endereço.

Dessa forma você não perde o tráfego já conquistado até o momento e nem mesmo, a autoridade do domínio que pode fazer uma grande diferença no ranqueamento das páginas de busca.

Por tanto, é altamente necessário e indicado que seja realizado o redirecionamento de uma página antiga para a nova, de forma que as suas estratégias de SEO possam continuar sendo realizadas adequadamente e ainda, proporcionando excelentes resultados.

Existe outro ponto ainda, que deve ser levado em consideração quando falamos nesse redirecionamento. Uma vez que uma página irá indicar um outro para que o usuário consiga acessar facilmente, pode gerar melhores taxas de tráfego, proporcionando ainda resultados mais satisfatórios para a sua estratégia.

Redirecionamento 301 a melhor opção para alterações de páginas

Para realizar o redirecionamento 301 de modo adequado, o mais indicado é contar com o auxílio de um especialista, pois ele terá o conhecimento e as ferramentas necessárias para a realização adequada de todo o processo.

Lembre-se de que o redirecionamento deverá ser feito no servidor em que o seu site está hospedado. Outro item que também poderá afetar a realização dessa atividade, é o tipo e sistema operacional que será utilizado, podendo ser o Linux, Windows ou mesmo ubuntu.

Caso você tenha dificuldades ou dúvidas sobre a realização desse procedimento ou ainda, não tenha um profissional que possa realizar esse redirecionamento em seu site, pode entrar em contato com a nossa equipe.

Aqui você irá encontrar profissionais que são especialistas em SEO, que poderão auxiliar nessa e outras questões, relacionadas ao posicionamento em mecanismos de busca.