O que é URL Amigável e como ela pode te ajudar a posicionar seu site

Uma URL amigável é o endereço ou caminho que irá levar o usuário a acessar uma determinada página para conferir o conteúdo que deseja. Esse caminho deve ser definido claramente, pensando sempre em termos técnicos de SEO e na experiência do usuário.

Na internet é preciso facilidade e clareza, para passar rapidamente uma informação. Por isso, a URL amigável possui grande importância e hoje você vai entender mais sobre esse assunto.

Antes disso, confira os exemplos abaixo e escolha, qual desses links tem maior chance de receber acessos.

www.exemplo.com.br/jnf7y39817&*

Ou

www.exemplo.com.br/blog

É bem provável que o segundo exemplo, não é mesmo? O segundo link, é o que chamamos de URL amigável, agora vamos conhecer a fundo o que ela representa e como ajuda a posicionar os sites, na primeira página do Google.;

Entenda o que é URL

Todos os dias você acessa vários sites, certo?

Cada página com diferentes conteúdos, objetivos e formas de serem acessados pelo seu público que também pode ser variado.

Mas existe um ponto que a maioria das páginas online possuem em comum, a URL.

Pode parecer um pouco difícil de entender ou mesmo saber como funciona essa sigla, assim como, qual o seu objetivo. Mas se você tem o desejo de entender sobre esse assunto, vamos explicar o que você precisa saber sobre uma URL, como ela se torna amigável e o que precisa ser feito para posicionar o seu site.

A URL é na verdade uma sigla para, Uniform Resource Locator¸ que quer dizer, localizador padrão de recursos.

Para ser considerado como uma URL, é preciso que o endereço siga um padrão de localizador, como o próprio nome já indica e como apresentado acima. Para isso, a estrutura deve conter um protocolo, podendo ser http ou https.

O protocolo indica como os dados serão transferidos durante a conexão, entre computador e servidor no qual, o site está hospedado.

Além disso é preciso apresentar um domínio, um caminho e o recurso. O domínio é o nome do site que deverá ser acompanhado com alguma extensão, podendo ser .com ou .com.br.

Por sua vez o caminho apresentado, irá indicar a página que deverá ser apresentada dentro do site, principalmente quando existem subpastas.

URL amigável

A URL amigável possui o mesmo objetivo da URL original. A única e principal diferença é que ao utilizar um endereço online que seja amigável, é possível melhorar a experiência do usuário e também, deixar o site mais otimizado, quando falamos em termos técnicos de SEO.

Mas afinal, o que é uma URL amigável?

Quando é adicionado um conteúdo seja no blog ou no site dentro de uma página online, em muitos casos é gerado um código para denominar aquela página.

Há algum tempo atrás o conteúdo era adicionado, gerado o link e fim do trabalho. Mas com o avanço da tecnologia e principalmente, a preocupação com a experiência do usuário, foi estudado e percebido a necessidade, de criar um caminho que o usuário conseguisse entender para onde ele seria levado e qual o conteúdo estava sendo acessado.

Dentro dessa necessidade, surgiu então o que chamamos hoje de URL amigável.

url amigavel 2

Para isso, existem algumas práticas que precisam ser realizadas para uma URL ser considerada dessa forma e dentro disso, é preciso evitar a utilização de códigos especiais e caracteres, que possam dificultar a leitura.

Vamos conferir agora, quais são os outros pontos de grande importância que deverão ser levados em conta, no momento de configurar uma URL.

Boas práticas para uma URL amigável

Por muitas pessoas a url pode ser até ignorada, afinal muitos vão direto para o conteúdo e nem se lembram de conferir esse endereço online. Mas é preciso grande atenção para cada um dos pontos apresentados.

No título da página deixe apenas as informações que são importantes e relevantes. Essas informações podem ser, http ou https, domínio do site e informação solicitada, podendo ser “trabalhe conosco”, “notícias” ou mesmo, “blog”.

Se você estiver com dificuldades para formatar a URL, procure pensar da seguinte forma: é algo que o usuário precisa lembrar e digitar facilmente, caso deseje acessar a sua página novamente, sem ser pelos sites de busca, mas sim, digitando o endereço completo da sua página.

Pensando nisso, elas precisam ser curtas e fáceis de ler ou mesmo, digitar.

Para ajudar o usuário a lembrar e também identificar qual é o conteúdo da página, lembre-se de utilizar a palavra-chave que tem relação direta com o assunto, que será tratado nessa página.

Esse fator também auxilia na otimização do SEO e no momento da busca, por esse termo.

Utilize hifens, para conseguir separar os termos, quando houver a necessidade de adicionar espaços. Isso ajuda a dar mais leitura para a frase, que estará em apenas uma linha, além de conseguir ser encontrada mais facilmente também pelo Google.

A própria ferramenta de busca por vezes, separa os conteúdos dessa forma quando é necessário e portanto, o melhor a se fazer é seguir o exemplo.

Falando ainda sobre facilitar a leitura, evite utilizar letras maiúsculas e minúsculas. Mesmo que seja para iniciar o termo ou um nome específico, quando falamos sobre URL o indicado é sempre utilizar apenas letras minúsculas.

A URL configurada corretamente, é também um sinônimo de segurança. Ao verificar um link dentro de um e-mail marketing, por exemplo, se a URL é curta, clara e apresenta o objetivo da página que o usuário será direcionado, ela possui maiores taxas de clique, do que o link que possui vários caracteres especiais.

Isso acontece principalmente, por que as pessoas têm um grande receio para clicar em um link que irá gerar danos ao computador, como acontece quando a máquina é contaminada com vírus.

Em campanhas de e-mail marketing, procure utilizar isso em seu favor e aumentar a sua taxa de abertura.;

Como a URL amigável ajuda a posicionar um site

Mas as boas práticas para tornar uma URL amigável não são importantes apenas para a experiência do usuário, mas também, para o SEO da sua página. ;

A otimização e configuração de uma URL está ligada diretamente, com os termos técnicos que são necessários, para deixar uma página corretamente configurada para SEO.

Caso ainda não saiba exatamente o que é SEO ou tem o desejo, de aprofundar seu conhecimento, pode acessar esse link e entender mais sobre.

O link para o seu site ou blog, irá aparecer nas páginas de busca e por tanto, quanto melhor for a configuração da URL, melhor será para o visual da página, experiência do usuário ao ler o link e também, para os robôs do Google.

Por isso é necessário evitar ao máximo a utilização de números e outros caracteres, para o usuário conseguir entender e não apenas o navegador ou, quem entende de programação.

Utilizando essas boas práticas, é como uma promessa de que no site o usuário realmente irá encontrar o termo digitado na caixa de pesquisa do Google, o que traz maior relevância para o site e por isso, é importante que a palavra chave esteja presente aqui, como vimos anteriormente.

À medida em que o Google considera o seu site com maior relevância, é possível atingir as primeiras posições da página de busca, conseguindo assim aumentar o tráfego para o seu site.

Principalmente para sites como blogs e outros que tenham periodicidade em geração de conteúdo, é preciso manter um padrão na geração de URL.

Com um padrão otimizado para o seu site, as categorias serão sempre respeitadas e além da página se tornar organizada, será facilmente encontrado pelos mecanismos de busca.