O que são Leads? Como atrair mais tráfego qualificado para seu site.

Seja qual for o segmento de sua empresa, uma coisa é certa: são os clientes que irão ajudar a mantê-la em pleno funcionamento. Para isso é preciso utilizar estratégias eficazes como geração de leads e o tráfego qualificado, para conquistar clientes.

Mas se você ainda não sabe o que essas palavras querem dizer ou mesmo, como podem te ajudar a conseguir conquistar clientes que serão fiéis à sua marca, saiba que esse post foi pensado especialmente para você.

Vamos explicar cada um desses termos e falar também sobre Inbound Marketing. Além disso, serão apresentados alguns insights incríveis para melhorar a sua estratégia.

Aproveite todo o conhecimento que será apresentado ao longo desse artigo, para melhorar o tráfego do seu site e assim aumentar também, o faturamento a sua empresa.

Confira aqui, como é possível fazer isso através da captação de leads.

Entenda o que são leads

Para empresas de diferentes segmentos, que tem o desejo de aumentar o número de seus clientes e principalmente o faturamento da empresa com a utilização do seu site, é preciso utilizar estratégias de marketing digital para otimizar o site e o blog. E esta atividade está se tornando cada vez mais uma excelente opção.

Empreendedores visionários que estão começando ou mesmo aqueles que já tem uma longa experiência, estão utilizando o site da empresa, para auxiliar na geração de leads e conversão de clientes.

Mas, você sabe o que é um lead?

Lead dentro do marketing digital, é um termo utilizado para identificar pessoas que acessaram o seu site ou blog e uma vez, que tenham o interesse em seu produto ou serviço, disponibilizam as suas informações pessoais como, por exemplo:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Empresa que trabalha;
  • Objetivo pessoal ou profissional, além de outras informações importantes.

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Uma pessoa que se transforma em uma lead em sua página online, pode disponibilizar as informações solicitadas, demonstrando maior interesse no conteúdo apresentado, além de conseguir ter algo em troca, podendo ser um cupom de desconto ou um e-book, para aprofundar o assunto, por exemplo, ou mesmo assinar a newsletter da empresa.

Cada lead que é adicionado em sua lista é uma pessoa interessada em seu conteúdo e por tanto, realizar a nutrição correta desses leads possui uma importância imensurável.

Com a sua lista de leads formada, será possível com a utilização de ferramentas específicas para esse segmento, conquistar maior conhecimento a respeito da sua persona (também conhecido como público alvo).

As informações de grande importância que precisarão ser analisadas, são:

  • Análise de métricas;
  • Cálculo do nível de engajamento;
  • Qual a etapa do funil de vendas a persona se encontra.

Tendo esse conhecimento aprofundado a respeito do público que tem interesse em sua empresa, será possível entregar o conteúdo adequado para conhecer mais sobre um determinado assunto ou mesmo, tirar dúvidas sobre o funcionamento de um produto, ou benefícios de um serviço.

Se a nutrição de leads é realizada de modo adequado, os resultados obtidos através dessa estratégia serão otimizados, proporcionando o retorno do investimento conforme esperado para tal atividade.

A partir dessa nutrição que deve ser realizada sempre com a geração de conteúdo interessante, de qualidade e educativo para o seu prospect, a cada vez mais ele terá grandes chances de se encaixar no grupo de tráfego qualificado para o seu site.

Desse modo a cada acesso e contato da sua empresa com essa pessoa, podendo ser pelo blog, site, e-mail marketing ou mesmo pelas redes sociais, maiores serão as chances de que essa pessoa se torne um cliente da sua empresa.

Uma das estratégias que pode ser utilizada para criar essa interação, nutrição e conversão de leads, é o Inbound Marketing.

Vamos falar um pouco sobre Inbound Marketing

Você vai perceber ao longo desse artigo, como é importante conhecer o seu público e entregar informação de qualidade, para que essas pessoas se tornarem seus clientes.

O Inbound Marketing dentro das estratégias de marketing digital possui uma importância fundamental e é ele que dará o norte, para cada estratégia que deverá ser utilizada.

Podemos dizer que para ter resultados positivos e principalmente, lucro com o valor investido nessa estratégia é preciso criar um caminho para saber quais serão as melhores atividades dentro de cada modalidade.

Começando com pelo marketing digital à temos o Inbound Marketing à SEM, SEO ou links patrocinados.

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Apresentando dessa forma, pode parecer simples de entender. Mas em cada uma das etapas que serão realizadas é preciso contar sempre com os melhores profissionais, que terão o conhecimento e expertise necessários, para que seja possível obter os melhores resultados.

Se você ainda não entende corretamente o que é o Inbound Marketing, vamos explicar.

Em outros tempos, principalmente quando não havia internet, a maioria das empresas produzia os seus produtos, otimizava os serviços e se preparavam para vender sempre “correndo atrás” dos clientes, batendo de porta em porta, se fosse preciso.

Mas com a chegada e avanço da internet, o comportamento do consumidor mudou, assim como a forma das empresas fazerem marketing.

Por tanto, hoje a principal e melhor estratégia é fazer com que o seu possível cliente conheça a empresa.

A partir de alguma queixa que ele apresente é preciso que a pessoa identifique na sua empresa, a solução para tal problema e desse modo, venha a se tornar um cliente em potencial e fiel.

O despertar desse interesse pode ser realizado, através de conteúdo de qualidade e informativo, que diga respeito ao seu público.

Nesse momento, as estratégias de Leads e geração de tráfego qualificado precisam ser utilizadas e uma vez que, o seu conteúdo está otimizado para as necessidades da sua persona, o seu site irá receber excelente taxa de tráfego e público, o que irá auxiliar diretamente no seu site, proporcionando inclusive excelente posicionamento nas plataformas de busca.

O que é tráfego qualificado

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Falar em tráfego qualificado para quem ainda nunca ouviu falar sobre isso, pode parecer algo um pouco complexo, mas garanto, que é mais fácil de entender do que você possa imaginar.

Tráfego qualificado é na verdade, entender o momento de compra do seu cliente e conseguir atingir as pessoas que tem a intenção de compra para o seu produto ou serviço, com o conteúdo disponível em seu site.

Sabendo as principais informações sobre o seu público e também, sobre como ele age na internet, é possível criar conteúdo de qualidade e que realmente fará a diferença para o seu público, conseguindo converter a visita no seu site em vendas.

Saiba como gerar tráfego para o seu site

Existem diferentes estratégias dentro das práticas e conhecimentos a respeito do marketing digital, que possibilitam a geração de tráfego qualificado para o seu site.

A principal estratégia é a utilização de ferramentas e conhecimentos que envolvem o SEM (Search Engine Marketing).

Se deseja entender mais sobre as estratégias dentro de SEM, como links patrocinados e SEO, clique aqui e confira o artigo.

Com o SEM você consegue utilizar as melhoras estratégias tanto de SEO como de links patrocinados, de forma que uma complemente a outra, trazendo os melhores resultados, para a sua estratégia.

No entanto, também é possível utilizar as mesmas estratégias de forma separada.

Você pode utilizar os conhecimentos obtidos em estratégias de SEO, para aumentar os acessos a sua página de forma orgânica.

Caso tenha um orçamento maior e específico, poderá investir em links patrocinados e assim, promover um rápido aumento nos acessos.

Dentro do SEO, por exemplo, uma excelente prática é a inserção de conteúdos diferenciados que possam ser gerados de forma criativa, mas sempre, com um objetivo maior por de trás do conteúdo.

Infográficos, vídeos, e-books e outros formatos podem auxiliar na geração de links para a página que deseja aumentar o tráfego, conseguindo atingir o objetivo proposto e principalmente, aumentar o tráfego para o seu site.