Pesquisa de palavras chave: saiba como escolher as palavras certas

Saber corretamente quais palavras-chave devem ser utilizadas, é uma das estratégias mais importantes no segmento de SEO. Nesse blog post reunimos as principais informações, para utilizar essa estratégia e obter excelentes resultados nos sites de busca.

Estar nas primeiras posições do Google é o que qualquer pessoa ou empresa, que entende ao menos um pouco de internet e tecnologia deseja, para o seu site ou blog.

As empresas tornam esse ambiente cada vez mais competitivo, para serem encontradas pelo seu cliente e público alvo, no momento em que ele está realizando a pesquisa, aumentando inclusive as chances de compra por um determinado produto ou serviço.

Para que esse cenário seja possível, saber como utilizar corretamente a palavra-chave é um dos pontos principais, para atingir esses resultados.

É bem possível que você ao menos já tenha ouvido falar sobre o termo pesquisa de palavra-chave e se ainda não tem o correto entendimento a respeito desse assunto, nesse artigo você vai poder conferir quais são as principais informações a respeito, além de conferir quais são as principais ferramentas para serem utilizadas e a partir disso, colocar em prática em sua estratégia de SEO, para obter excelentes resultados.

Primeiro, vamos entender sobre o que é uma palavra-chave

como escolher palavra chave 1

Não é muito difícil de conseguir entender o que é uma palavra-chave, até mesmo pelo fato de que o próprio termo já entrega a sua função.

Porém, no segmento de SEO além de ser fácil entender a sua aplicação é preciso saber como utilizar corretamente em artigos e páginas online, de forma que o Google consiga encontrar o seu texto e não o do seu concorrente, para poder colocar nas primeiras posições, da página de pesquisa.

Quando um especialista de SEO ou marketing digital, deseja ter uma página bem posicionada, além de pensar na necessidade do usuário e também, conseguir produzir um conteúdo de qualidade, é necessário utilizar as palavras-chave de forma estratégica.

A pesquisa de palavras-chave quando é feita de forma correta, pode ser utilizada tanto para a produção de conteúdo em blogs informativos como também em sites institucionais ou ainda, para campanhas de Google Adwords.

Basicamente as palavras-chave são um atalho para conseguir encontrar a resposta para um determinado tema ou ainda, um resumo do o assunto de um blog.

Para entender melhor, vamos tratar de um exemplo mais prático.

Se você deseja conhecer um restaurante, por exemplo, pode digitar na caixa de pesquisa: “Restaurante no centro de Curitiba”, além de contar com o auxílio do Google meu negócio, você também irá encontrar os principais resultados, de página que tratam sobre restaurante no centro de Curitiba.

Os assuntos podem ser os mais variados, como:

  • Os melhores restaurantes no centro de Curitiba;
  • Os restaurantes mais baratos;
  • Restaurantes para encontro romântico;
  • Restaurante para ir com crianças.

Essas são apenas algumas das opções que podem aparecer em sua pesquisa e da mesma forma, irá funcionar para qualquer outro termo que você digitar.

A partir dessa estratégia sendo realizada de forma correta, será possível disputar pelos primeiros resultados no Google e que são geralmente, os links mais acessados da página de busca.

Como escolher a palavra-chave ideal

Agora que você já conseguiu entender qual a importância da utilização da palavra-chave, talvez esteja se perguntando, “como devo escolher palavras-chave para o meu segmento? ”

Na verdade, não se trata de uma simples escolha realizada de forma aleatória, mas sim, de uma pesquisa feita de forma estratégica podendo identificar, quais são os termos mais pesquisados.

Realizar a pesquisa por uma ou mais palavras-chave é analisar antes de tudo, qual é a intenção do usuário e ainda, qual o melhor tipo de conteúdo que deverá ser produzido para atender à necessidade de quem realiza a busca.

Existe uma média de busca mensal para cada um dos milhares de termos possíveis, independentemente da empresa ou segmento de atuação.

O próprio termo “palavra-chave” tem aproximadamente 12.100 buscas por mês e baseado em informações como essa, é possível produzir um conteúdo e planejar uma estratégia, que consiga proporcionar excelentes resultados e retorno, para a empresa.

Mas de forma específica, um dos principais meios para saber exatamente qual palavra chave escolher, seja qual for a finalidade, é utilizar ferramentas específicas que proporcionam essas informações.

Google trends

Com o Google Trends é possível acompanhar quais são as principais tendências do mercado e ainda, realizar uma comparação entre os termos que são os mais buscados.

Através dessa ferramenta você consegue analisar dados de pesquisa até mesmo de uma data específica, para saber qual o melhor termo deverá ser trabalhado.

Essa é uma excelente ferramenta principalmente para quem trabalha com segmentos que atuam em datas específicas como, por exemplo, dia das mães, dia dos pais, natal, páscoa e outros.

Keyword Planner

Uma ferramenta também do próprio Google, que consegue ajudar os profissionais da área de SEO, especialmente para campanhas de links patrocinados.

Dessa forma é possível investir um valor com excelentes taxas de retorno, sem perder tempo ou dinheiro, o que acontece e muito, quando são selecionados os termos errados para uma determinada campanha ou mesmo, um segmento de atuação.

Ubersuggest

Essa é uma das melhores ferramentas, para você identificar palavras-chave que possuem maior volume de busca, além de conseguir obter excelentes insights para essa prática.

Ferramenta disponível no site de Neil Patel, selecionado um dos melhores profissionais em SEO e marketing digital de todo o mundo, possui fácil utilização e dados realmente relevantes.

As principais informações disponibilizadas nessa ferramenta, são o volume de busca de um determinado tema, além da concorrência tanto em SEO como também em links patrocinados, as palavras-chave que estão relacionadas com o termo principal e ainda, a fotografia da SERP.

Essas são as principais ferramentas para conseguir selecionar as palavras-chave corretas para a sua estratégia e o melhor delas, é que você não precisa utilizar apenas uma para montar o seu planejamento, mas também pode selecionar duas ou mais para ter uma estratégia mais robusta e repleta de informações relevantes.

Onde devo utilizar as palavras-chave

A partir do momento em que você conseguir identificar quais são as palavras-chave mais indicadas para a sua estratégia, é necessário saber também onde elas deverão ser utilizadas, para conseguir um conteúdo ainda mais otimizado e com maiores chances de alcançar as primeiras posições do Google.

Pensando especialmente em estratégias de SEO, os principais lugares de uma página em que você poderá utilizar a palavra-chave são:

  • Meta description;
  • URL;
  • SEO title;
  • Title tag;
  • Além do próprio conteúdo da página.

É preciso lembrar ainda, de que o termo principal deve ser utilizado de forma estratégica, não sendo possível utilizar de qualquer forma e em todos os campos possíveis.

Lembre-se de atentar a esse ponto, para que o Google não identifique uma quantidade exagerada do termo principal, para não acontecer de ao invés de o seu conteúdo ser “premiado” com as primeiras posições, acabar recebendo na verdade uma punição pelo exagero de palavras, podendo ser consideradas repetidas.

Caso você tenha outras dúvidas a respeito de assuntos relacionados com o SEO, pode conferir outros temas em nosso blog, para aprofundar o seu conhecimento nas principais estratégias.

Mas se você estiver precisando de um direcionamento especifico e precisa tirar alguma dúvida, também pode encontrar em contato com nossa equipe especialista em SEO, estaremos à sua disposição, para atender qualquer necessidade.