como utilizar marketing digital para e-commerce

Por que você deve utilizar agora o marketing digital em seu e-commerce

Você que tem ou quer ter um e-commerce sabe como não é fácil ter boas vendas. Como ser visto em meio à tanta concorrência? Como ganhar espaço no oceano da internet? Uma das ferramentas essenciais para qualquer negócio online é o marketing digital.

O segredo é: ser visto e entregar aquilo que seu cliente espera no momento correto. Para isso, é preciso ter em vista as métricas corretas para traçar estratégias de comunicação ideal. Então como fazer para um e-commerce ter sucesso?

O marketing digital em um e-commerce trará soluções que darão resultados e mostrarão as táticas certas em cada canal, atingindo seu público. Em tempos em que o público está cada vez mais exigente, é preciso saber falar com ele da maneira certa.

Vem entender neste post um pouco mais sobre estratégias de marketing digital para e-commerce.

A definição correta de um e-commerce

Pode parecer estranho tratarmos desse tema, mas muitas pessoas ainda se confundem na hora de definir o que é de fato um e-commerce. É comum acreditar que qualquer forma de vender pela internet já pode ser considerada um e-commerce. Quando, na verdade, existem diversas outras categorias, como o marketplace.

Um e-commerce é aquela plataforma própria que vende produtos de um único fabricante ou revendedor. Ou seja, não há um intermediador envolvido neste processo. A maior vantagem de um e-commerce é dar liberdade total no gerenciamento do site, uma vez que somente a sua empresa é proprietária dele.

O e-commerce tem ainda o benefício de digitalizar o processo de venda e atendimento ao cliente, possibilitando automatizar tarefas fundamentais, inclusive o marketing e finanças. Além de garantir um potencial de negócios maior que um marketplace. Sabia que no Dia das Mães o e-commerce brasileiro registrou faturamento na casa dos R$ 1,6 bilhão? O setor no Brasil desponta como um dos maiores do mundo.

atendimento ao cliente online

Conceitos de marketing digital

Neil Patel, um dos maiores gurus do marketing, define o marketing digital como um conjunto de estratégias cujo objetivo é gerar resultado online e offline, seja para empresas, marcas ou pessoas.

Esse é um conceito relativamente recente, mas sua origem remonta o marketing tradicional definido há algumas décadas.

Por lidar com diferentes canais e com linguagens diferentes, a forma de falar é diferente e demanda conhecimento profundo de cada um. Saber identificar e explorar essas particularidades é o que definirá um bom vendedor. Ou seja, não é algo tão simples quanto pode parecer, vai muito além de uma postagem nas redes sociais ou em um blog.

O marketing digital é uma ferramenta que está em constante evolução, demandando que o profissional dessa área esteja sempre atualizado. Preparo é o primeiro passo para sair na frente da concorrência.

O papel do marketing digital no e-commerce

Cada vez mais as empresas estão entendendo a importância de adotar uma estratégia sólida de marketing. Conquistar o cliente está cada vez mais difícil e apenas uma boa oferta pode não ser o suficiente. É preciso criar um relacionamento mais profundo com o seu público.

O marketing é a forma que você vai estabelecer a comunicação entre sua empresa e o seu cliente. Tenha em mente que essa relação deve ser construída com cuidado e utilizando os recursos corretos. Atualmente o volume de informações é tão grande que sua marca precisa disputar a atenção com muitos outros.

Então, como se destacar dos concorrentes e entregar valor nas suas mensagens?

Uma plataforma online permite coletar uma infinidade de informações cruciais, essenciais para segmentar o público e entender os seus verdadeiros anseios. Mais à frente no texto, falarei um pouco mais sobre os serviços de automação que certamente facilitarão sua vida.

Se hoje o e-commerce brasileiro movimenta milhões, certamente uma dessas razões é a adoção do marketing digital

Conheça agora alguma das principais estratégias possibilitadas pelo marketing digital aplicado ao e-commerce.

Defina sua persona

No marketing digital, você precisa adotar o conceito de personas, que são perfis semifictícios baseados em consumidores reais. Dessa forma, é possível criar campanhas segmentadas e assertivas. Você não estará perdendo tempo nem dinheiro veiculando mensagens desnecessárias ou que não impactem seus clientes.

Criar uma persona demanda estudos e análises de sua base de clientes para alcançar esse “modelo ideal”, que irá direcionar seus esforços.

Funil de vendas

Você certamente já ouviu falar nesse termo no seu dia a dia e não é à toa. Esse é um dos processos mais importantes em todo o relacionamento com seu cliente, pois vai desde a identificação do problema e primeiro contato com sua marca até a compra e o pós-venda.

Saber reconhecer em qual estágio o consumidor está é fundamental para entregar a comunicação certa, com as ofertas e informações que ele realmente busca.

SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization, é o conjunto de ações aplicadas às suas páginas e conteúdos para melhor rankeamento dentro dos mecanismos de busca. Isso importa, porque aumentará as chances de seu site ser encontrado por alguém durante uma busca.

A fim de despontar entre os primeiros resultados é necessário seguir uma série de requisitos estipulados pelas plataformas. A mais famosa delas é o Google é costuma direcionar as ações de marketing digital com suas diretrizes e atualizações.

Inbound marketing

O inbound marketing é a estratégia utilizada para ser encontrado pelas pessoas e atraí-las para seu e-commerce. O primeiro passo é entender a dor do cliente e entregar uma solução, mesmo que a primeiro momento não esteja ofertando algum produto. Educar o consumidor pode ser tão importante quanto vender algo. É criar autoridade no assunto para, futuramente, quando ele souber do que ele precisa, ser lembrado para fechar a compra.

Aplicando no conceito de funil de vendas que vimos agora há pouco, o inbound marketing está no topo, logo nos primeiros contatos com sua marca.

Agora que você conheceu o quanto o marketing digital para e-commerce é fundamental e quais as estratégias necessárias, é hora de colocar em prática e escalar seu negócio. Analise o site de sua empresa e dê os primeiros passos para oferecer uma experiência de compra excepcional para encantar seus clientes.

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