Saiba o que é Canonical Tag e como utilizar em sua estratégia de SEO

Quando são identificados conteúdos duplicados seja na íntegra ou mesmo em algumas partes, pode prejudicar sites e blogs que buscam realizar da melhor forma as estratégias de SEO. Mas com a utilização da Canonical Tag é possível mudar esse cenário.

 

Encontrar conteúdo duplicado em páginas do mesmo site ou de endereços diferenciados, é algo que pode fazer a página “perder pontos” com o mecanismo de busca, isso poderá impactar diretamente em sua estratégia de marketing digital seja para fidelizar ou mesmo, conquistar novos clientes.

Sejam em URLS do mesmo site ou em páginas totalmente diferentes, ter conteúdo duplicado de forma alguma, poderá atrapalhar a conquista das melhores posições nas páginas de pesquisa e por isso, é importante saber como driblar esse problema, para que a estratégia de SEO não seja prejudicada.

No artigo de hoje vamos abordar sobre o que é o canonical tag, qual a sua importância e ainda, como ela pode ser utilizada dentro da estratégia de SEO.

Entenda o que é a canonical tag

Seja em blogs pessoais ou corporativos, assim como em sites de diferentes segmentos é necessário que o conteúdo presente na página, não importando o seu tamanho, seja original e que traga informações relevantes para os usuários que estão em busca de uma determinada informação.

Para proteger uma página da web da duplicação de conteúdo, seja por que uma pessoa está agindo de má fé ou ainda, por falta de organização de categorias e tags, dentre outros fatores que também podem influenciar, a melhor escolha é utilizar o canonical tag.

A utilização dessa tag será de grande importância, especialmente para as estratégias de SEO, uma vez que mesmo que o conteúdo duplicado esteja dentro do mesmo site, será indicado para os mecanismos de busca, qual é a página principal e ainda, que deverá ser apresentada na página de resposta da busca.

Vários são os profissionais especialistas em SEO que consideram a canonical tag como uma das melhores e mais revolucionárias atualizações do Google, pois com ela é possível proteger o conteúdo da duplicação, eliminando as chances de que uma segunda ou terceira página consiga melhores posições no rankeamento, do que a página principal.

Canonical tag é na verdade uma técnica que auxilia na indicação do conteúdo para os motores de busca e assim, será apresentada a versão preferencial de uma determinada página.

O conteúdo de certa forma será “marcado” de acordo com a página e o site indicado, para não ser utilizado em outro endereço, sem a prévia autorização do responsável.

Como funciona a canonical tag

Quando falamos em conteúdo duplicado, não é preciso se referir apenas a um site que utiliza o mesmo artigo sobre um assunto, que pode ser encontrado em diferentes páginas.

Um site com uma url parecida e até mesmo, com outros tipos de conteúdo pode ser considerado como algo duplicado.

Por isso, se faz tão importante a utilização dessa tag para apresentar aos robôs quais são os endereços que deverão ser priorizados para a leitura do mesmo.

A canonical tag possui fácil utilização e é exibida apenas para os programadores e desenvolvedores, de forma que o usuário não saberá, de forma visual se o seu site possui ou não a canonical tag.

O funcionamento dessa tag se dá a partir do momento em que é indicado para os robôs do Google e também, outros motores de busca que uma determinada página é única, podendo ser considerada até mesmo, mais importante do que outra.

É no Header do site que o código será inserido, lembrando que deverá estar presente nas páginas que não possuem conteúdo duplicado, ou seja, a página original que depois dessa ação será considerada como página canônica.

Para isso é preciso inserir “rel” e “href” no link da página, da seguinte forma: rel=”canonical” href=”http://www.

Dentro do segmento de SEO é muito comum considerar a canonical tag com um funcionamento parecido, como o redirecionamento 301.

Uma página A que possui o link de referência na página B e que possuem conteúdos duplicados, a partir da utilização da canonical tag irá transferir os méritos de otimização e até mesmo, de autoridade para a página A, proporcionando assim, melhores resultados para a otimização de página e exibições no Google uma vez que foi indicada a URL original.

Qual a importância da canonical tag

No ambiente digital e principalmente para empresas que tem o objetivo de conquistar novos clientes, utilizando o Google como uma de suas principais estratégias, existem alguns conhecimentos, técnicas e atividades que precisam ser realizadas com o máximo de qualidade e eficácia.

Tendo em vista que o Google não consegue indexar e nem mesmo proporcionar as primeiras posições na página de pesquisa, para páginas que possuem conteúdos duplicados, existe hoje a necessidade de muitas empresas contratarem profissionais especialistas em produção de conteúdo para web.

Identificar conteúdo duplicado pode ou não acontecer de forma intencional, mas em qualquer que seja o cenário, essa prática não irá proporcionar o alcance de boas posições na página de pesquisa.

Com o conhecimento e experiência desses profissionais, é possível atualizar as páginas com conteúdo de qualidade, que irá atender à necessidade do usuário, além de ser um conteúdo original sem o risco de ser considerado como duplicado pelas páginas de busca.

De uma forma muito simples de ser compreendida, basicamente a canonical tag impede que os conteúdos de uma página online sejam considerados como duplicados.

A partir da utilização da canonical tag, o conteúdo não poderá ser considerado essa forma favorecendo assim, que uma página tenha maiores chances de alcançar excelentes posições no rankeamento.

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Como utilizar canonical tag na estratégia de SEO

Existem alguns casos em que o conteúdo podendo ser completo ou mesmo parte dele, deverá ser utilizada em mais do que uma página dentro de um mesmo site, por exemplo.

Um cenário muito comum paras as empresas que trabalham com a conversão em landing pages, é a utilização dessa técnica que impede o rankeamento das landing pages com conteúdo similar de outra página que aborda o mesmo tema.

De forma específica para esses casos a canonical tag pode ser utilizada, como uma excelente técnica de SEO, pois dessa forma será indicado para os motores de busca que o responsável tem conhecimento sobre o conteúdo duplicado e ainda, os robôs irão entender qual o conteúdo que deve aparecer nos resultados de busca.

Com essa tag fica mais fácil para o mecanismo identificar o caminho de leitura, que deverá ser realizado para identificar uma determinada página, mesmo que tenha uma segunda página com conteúdo idêntico ou semelhante.

Utilizando essa estratégia será possível ainda, manter as duas páginas quando necessário, sem que uma entre em conflito com a outra para conquistar a autoridade de domínio, como acontece, por exemplo, no canibalismo de palavras-chave.

Conhecendo essa técnica em um primeiro momento, por vezes pode parecer um pouco confuso esse conceito e até mesmo a aplicação.

Por tanto, caso tenha ficado com alguma dúvida a respeito do assunto ou ainda, se deseja aplicar em sua estratégia de SEO, você também pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas em SEO.

Eles estão prontos e aptos para auxiliar em qualquer necessidade, que diga respeito ao universo de SEO, para que mais empresas consigam alcançar excelentes resultados a partir dessa estratégia.