Saiba por que sua empresa precisa de um blog

Blog é uma página que pode ser pessoal ou empresarial com o objetivo de informar o público. Muitas empresas conseguem melhorar as vendas com essa estratégia e se você quer entender mais sobre isso, confira aqui por que sua empresa precisa de um blog.

Quando o blog foi iniciado e os especialistas em comunicação, estavam visualizando uma oportunidade de as empresas terem mais um meio de contato e comunicação com o cliente, muitos empreendedores rejeitaram a estratégia.

Isso por que, há alguns anos o blog era visto na maioria dos casos, como um site de dicas femininas e não como algo que poderia passar informação de alta qualidade e realmente relevantes para milhares de pessoas.

A web 2.0 deu grande espaço para os blogs pessoais, que iniciaram com força e conseguiram conquistar a confiança do público.

Mas os anos se passaram e os empreendedores que antes não viam o blog como algo eficaz, inclusive para a estratégia de marketing, tiveram que dar o “braço a torcer” para os especialistas, principalmente com o advento da Web 3.0.

Esse cenário se deve ao fato principalmente, da grande mudança do comportamento do consumidor que, cada vez mais busca informações relevantes e que ajudem a formar uma opinião, inclusive para estruturar a sua decisão de compra.

Se você deseja entender mais sobre esse assunto e principalmente por que a sua empresa precisa de um blog, preparamos um artigo focado nesse assunto e que você pode conferir agora.

Entenda a importância de um blog

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Nos dias de hoje são necessárias diferentes estratégias, para que uma empresa consiga atrair clientes para a sua marca e assim, conquista-los para adquirir os seus produtos ou serviços. Diferente de outros tempos em que era preciso apenas empurrar o produto para os clientes.

Esse processo não apenas de oferecer o produto, mas sim, de conquistar os clientes, pode acontecer através das estratégias de Inbound Marketing.

Dentre as várias possibilidades, uma delas é trabalhar com o marketing de conteúdo. Uma estratégia poderosa e de grande importância especialmente, quando falamos sobre marketing digital.

Para entender melhor, no site RT press foi divulgada a informação de que 55% das empresas trabalham com a criação de posts e artigos, para alimentar a estratégia de Inbout Marketing, de acordo com pesquisa realizada pela HubSpot.

Como funciona o blog para empresa

Quando falamos em blogs que tem um conteúdo criado e pertencente à empresa e não a digital influencers, por exemplo, não é preciso que os artigos criados sejam totalmente técnicos e falando apenas sobre os produtos.

Isso quer dizer na verdade que a empresa irá utilizar o blog como uma estratégia e que, todo o conteúdo deverá ser personalizado para o cliente, que futuramente irá acessar esse material.

O conteúdo de qualidade nos dias atuais é na verdade uma moeda de troca com o público. Enquanto você entrega uma informação que pode resolver um problema ou ainda, solucionar uma dor, o público entrega a confiança para a sua empresa.

E nesse processo é preciso apenas um passo, para realizar a decisão de compra e fechar uma venda com o seu negócio.

Logo a frente, vamos falar mais sobre a importância em gerar um conteúdo de qualidade e você vai poder entender melhor esse ponto, que é na verdade o principal e mais importante dentro do marketing de conteúdo.

Mas utilizar o blog como estratégia na sua empresa, não diz respeito apenas aos clientes. Existem outros benefícios e que você vai descobrir a seguir.

Benefícios em ter um blog

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Poder conquistar o seu público e torna-lo cliente da sua empresa, é apenas um dos objetivos dessa estratégia, agora você vai conferir outros benefícios que sem dúvida, vão te convencer a iniciar um blog para sua empresa.

  • Melhorar o SEO da sua marca

Sem dúvida alguma um dos benefícios em ter um blog corporativo, é conseguir melhorar o SEO do site da empresa.

O Google realiza a sua busca por conteúdos que sejam de elevada qualidade e possam ajudar, o usuário em sua experiência de pesquisa.

De acordo com algumas métricas e boas práticas do Google, é possível facilmente ranquear o seu site para o TOP3 dos motores de busca, seguindo corretamente essas práticas durante a criação dos artigos.

  • Tráfego orgânico

Você também irá conseguir atrair maior tráfego orgânico para a página, sem ser necessário investir em Google Ads, por exemplo.

O Google Ads é uma ferramenta excelente e para isso, não existem dúvidas. Mas se você pode melhorar o posicionamento e acessos do seu site, sem precisar pagar por isso, seria ainda melhor certo?

Então é preciso investir em excelentes conteúdos, para adicionar ao seu blog e com isso, conseguir atrair público qualificado e resolver exatamente o problema que ele venha a apresentar.

  • Canal de relacionamento

Além de divulgação em mídias off-line, contato por formulário do site, redes sociais e outros canais de relacionamento, que o seu cliente possa ter com a empresa, o blog também se torna uma forma de proporcionar esse relacionamento.

Por isso, é importante inclusive que o artigo e as informações disponíveis no blog, sejam de alta qualidade, corretas e verdadeiras.

O cliente não irá entrar em contato com o redator que foi responsável pela criação do artigo ou ainda, com o profissional de marketing digital, responsável pela estratégia.

Será um relacionamento direto com a marca, pois se uma informação de qualidade resolve o problema de uma pessoa, ela passa a confiar na marca.

Seja para empreendedores ou outros profissionais que desejam iniciar essa estratégia para o crescimento de uma marca, por exemplo, é importante sempre acompanhar os artigos que estão sendo produzidos para assim, aumentar a confiabilidade e o interesse do consumidor.

  • Autoridade

Uma vez que o público percebe que as informações são verdadeiras e de qualidade, é possível criar o que chamamos de autoridade de segmento.

Da mesma forma como uma pessoa confia em um médico, ao ver que o que ele fala em um vídeo, por exemplo, faz sentido e inclusive acontece em seu dia a dia, o público que acessa o blog da sua empresa também irá acreditar nas informações que está disponibilizando nesta página.

Com esse conteúdo que gera valor e autoridade em um blog, é possível inclusive engajar potenciais clientes afinal, sempre quando precisarem solucionar algum problema ou mesmo, buscar informação sobre um assunto, ele irá acessar o seu blog para conferir o que a empresa diz, sobre determinado assunto.

Como gerar conteúdo relevante para o blog da empresa

Nesse artigo muito falamos sobre a geração de conteúdo relevante, para a sua estratégia de blog corporativo.

E se você realmente prestou a atenção, pode perceber que esse é o principal elemento que irá fazer a sua estratégia realmente ter sucesso.

Mas durante esse artigo, talvez você tenha se perguntado:

  • Como fazer um conteúdo de qualidade?
  • Como saber qual a dor ou o problema do meu público?

Para isso é preciso realizar muita pesquisa. Não apenas sobre o tema que irá escrever, mas especialmente sobre as suas personas.

Dentro do marketing digital, é conhecido como personas um personagem fictício que irá ajudar a entender qual é o público alvo dessa estratégia.

No caso da SEO Hacks, por exemplo, podemos denominar uma pessoa e criar um personagem, mais ou menos assim:

  • Miguel Azevedo, 28 anos é proprietário de uma loja de artigos esportivos. Não conhece sobre o marketing digital, mas quer levar informação sobre os seus produtos para o público e aumentar as vendas.

Ou ainda:

  • Luiza Fernandes, 37 anos é gerente de marketing de uma empresa de médio porte e busca novas estratégias, para melhorar o faturamento da empresa em que trabalha.

Deu para entender?

É claro que dificilmente irá existir um Miguel lojista e uma Luiza gerente de marketing, exatamente com essas descrições e profissões.

No entanto, a partir disso, é possível identificar quais são as principais necessidades dos dois públicos e então, buscar os melhores conteúdos que poderiam sanar as suas dificuldades, mostrando como a SEO hacks, poderia auxiliar nos dois desafios propostos.

Para ter sucesso com uma estratégia de Inbound Marketing, utilizando o marketing de conteúdo é preciso sempre, pensar no usuário e em quais são as dificuldades que a sua empresa possa ajudar a suprir, com o produto ou serviço que proporciona.

Caso você tenha interesse em entender melhor o funcionamento de toda essa estratégia para implementar em seu negócio, você também pode entrar em contato com a nossa equipe e assim, esclarecer as suas principais dúvidas para alcançar o sucesso, com seu blog.