SEO Local para dentistas: posicionamento é determinante para ter sucesso

Você investe em técnicas de SEO local para dentistas? Se tem um consultório odontológico e sua estratégia de marketing não contempla esse tipo de trabalho, suas chances de ter sucesso na Internet são limitadas. Por isso, saiba neste artigo qual é a melhor estratégia de posicionamento.

Muitos dentistas e profissionais odontológicos acreditam que basta ter bastante dinheiro para investir em marketing e ter uma agenda cheia de pacientes. As coisas não funcionam assim. Não é obrigatório ter muito dinheiro para ter sucesso com o marketing, por exemplo.

O que importa é saber como gastar o orçamento ao executar as estratégias corretas para o setor. Uma delas, claro, é investir em SEO local para dentistas.

Quer saber por que essa estratégia é essencial para o seu sucesso online? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é SEO Local?

Para entender o que é SEO local e como ele afeta o seu consultório odontológico, é essencial dominar o conceito de SEO. Se você já sabe o que é, pode pular os próximos dois parágrafos. Se não, siga a leitura!

SEO é uma sigla do termo em inglês Search Engine Optimization, que significa algo como Otimização para Motores de Busca em tradução livre. De maneira básica, é um termo que contempla um conjunto de técnicas para deixar um site mais amigável para buscadores como o Google e mais provável de ser recomendado para quem fizer pesquisas online.

Isso é necessário pois buscadores como o Google usam mais de 400 fatores, entre tamanho de um artigo, densidade de palavra-chave, recomendações, autoridade do domínio, tempo de carregamento da página e muito mais para determinar quem são os primeiros colocados nos resultados de pesquisas feitas pelos usuários.

O SEO local, portanto, é um nicho do SEO que visa trabalhar para otimizar um site para ser exibido por usuários que pesquisam termos, serviços ou artigos focados em uma determinada localidade geográfica.

Dessa forma, um determinado site fica mais aprimorado para palavras-chaves locais, que são usadas por públicos cuja geolocalização seja de valor para a empresa que comanda aquela página.

Por que o posicionamento de SEO local é importante?

É comum que muitos empresários se perguntem qual é a importância do SEO local se é possível investir no SEO geral. Oras, não é melhor que mais pessoas acessem o seu site do que apenas de uma região?

Se você se importa com as chamadas métricas da vaidade (aquelas que só trazem benefícios para o ego e não para o bolso), então sim. De fato, é melhor ter mais visitas.

No entanto, se você quer fechar mais negócios e lotar a sua agenda, então não faz muito sentido investir em estratégias de SEO geral.

Por exemplo, imagine um usuário que pesquise por “dentista rj”. O que você acha que ele está buscando? Essa é óbvia: um dentista no Rio de Janeiro.

Então, o que você acha que esse usuário faria se caísse no site de um dentista de Manaus? Você acha que ele marcaria uma consulta ou não?

É claro que não, não é mesmo? Por mais talentoso que seja o dentista amazonense, é inviável ir do Rio de Janeiro até Manaus só para uma consulta odontológica.

Por isso, o SEO local para dentistas é essencial. Afinal, a clínica odontológica depende de clientes locais. Muitas vezes, clientes de um determinado bairro apenas.

Assim, não vale a pena para o dentista receber visitas de usuários de outras cidades ou estados. Afinal, eles não se tornarão clientes. Por isso, empresas como clínicas, lojas de carros, advogados, chaveiros e outros empreendimentos devem focar mais no SEO local do que no geral.

Quais as melhores técnicas de SEO local para dentistas

Agora que você já entendeu qual a importância do SEO local para dentistas, é hora de aprender algumas dicas e técnicas que ajudem o site da sua clínica a ser mais achado online.

Veja a seguir o que fazer!

Use as tags corretas no seu site

No cabeçalho do seu site, além de em outras partes, é necessário ter algumas tags que ajudem a identificar o seu nicho de atuação. Por exemplo, “Clínica Odontológica X - Especializada em aparelhos odontológicos”.

Nesses espaços, é importante usar um conjunto de tags corretas para valorizar o seu SEO local. Por exemplo, use uma tag que identifique sua cidade. Ou seja:

  • em vez de “Clínica Odontológica”;
  • coloque “Clínica Odontológica + sua cidade”. Exemplo: “Clínica Odontológica São Paulo” ou “Clínica Odontológica Recife”.

Além disso, se você atuar em um bairro específico, opte por colocar o bairro também. Por exemplo:

  • “Dentista Flamengo”;
  • “Dentista Botafogo”;
  • “Dentista Leblon” ou;
  • “Dentista Barra da Tijuca”.

Para completar, pense como o seu público pensa para escolher as tags certas. Em São Paulo, por exemplo, é comum pesquisar por lugares perto de determinadas linhas do metrô. Portanto, um dentista no bairro de Santana poderia usar “Dentista Linha Azul” como tag.

Escreva artigos com as palavras-chaves adequadas

Todo dentista precisa investir um pouco em Marketing de Conteúdo para ganhar relevância na rede. Quando for fazer isso, utilize palavras-chave de cauda longa com termos locais.

Por exemplo:

  • “Como encontrar dentista em São Paulo”;
  • “x cuidados antes de contratar dentistas no Leblon”;
  • “Qual o melhor cirurgião-dentista de Recife?”.

Estabeleça parcerias com influenciadores locais

Um dos elementos que o Google considera para o SEO local (assim como o geral) é a autoridade de determinado domínio em relação ao seu assunto principal.

Por isso, se você quer ranquear bem na palavra-chave: “dentista + sua cidade”, precisará ser recomendado por outras pessoas que são relevantes na sua cidade. Pode ser supermercados, sites governamentais, páginas de cultura e outros. O importante é ganhar links de quem é visto pelo Google como relevante na sua região.

Preencha seu cadastro no Google Meu Negócio e no Maps

Por fim, não esqueça de preencher o seu cadastro no Google Meu Negócio e no Google Maps. Dessa forma, você avisa ao Google qual é a sua localização e naturalmente fortalece a sua autoridade para determinada região.

Assim, o buscador já sabe que você é uma opção a recomendar em buscas locais feitas pelos usuários.

E aí, gostou de aprender essas dicas sobre SEO local para dentistas? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião. Conte pra gente: você já investia nessas técnicas?