SEO para YouTube: Saiba como aumentar sua audiência

Ao falarmos sobre mecanismos de busca, automaticamente o primeiro pensamento é sempre o Google. De fato, a plataforma é a maior e a mais usada do mundo, sendo a principal ferramenta de objetivo do SEO. No entanto, ignorar os demais programas é um erro imperdoável para o futuro do seu negócio.

Utilizar boas práticas de SEO é uma das melhores maneiras para crescer o canal no YouTube. Sendo assim, acompanhe tudo sobre a importância dessa técnica e como utilizá-la em seu canal!

O que é o SEO para YouTube

Do inglês, Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO, se trata do conjunto de técnicas utilizadas para impulsionar certos conteúdos dentro da web. Através de uma série de artimanhas, o texto, vídeo ou foto torna-se parte dos primeiros resultados nos buscadores. Dessa forma, é encontrado facilmente pelos usuários, o que é extremamente vantajoso para seus criadores

Seguindo nessa linha, o SEO para YouTube funciona da mesma maneira. Por meio de várias técnicas, um vídeo que antes estaria nas páginas finais, passa a estar nos 5 primeiros resultados.

Com isso, seu criador ganha em monetização e também no crescimento de seu nome ou marca. Sendo assim, é de extrema importância saber quais são essas técnicas e como utilizá-las de modo a atingir cada vez mais clientes.

A importância do SEO para YouTube

Não é nenhuma novidade que o YouTube faz parte da lista de plataformas que mais cresceram nos últimos tempos. Em menos de 10 anos, grandes canais de TV e apresentadores foram desbancados pelos youtubers, as novas celebridades da internet.

Sendo assim, é evidente que investir de maneira forte e eficaz nessa ferramenta é de extrema importância. Desde relevância até visibilidade, o YouTube traz tecnologia e informação de fácil acesso aos espectadores.

Além disso, muito se fala sobre a democratização do acesso a informação oferecida pela plataforma. Diferente do Google, por exemplo, que exibe blogs com conteúdos muitas vezes de difícil compreensão, o YouTube fornece vídeos de todas as categorias.

Não é incomum para os usuários ativos encontrar pessoas idosas ou crianças muito novas ganhando visibilidade. De fato, qualquer um pode criar um roteiro, gravá-lo e subir o conteúdo na plataforma.

Dessa forma, a questão para empresas e marcas não é diferente. Utilizar o Youtube para que um produto seja entendido e especificado com toda a certeza é uma sábia escolha. 

Através de linguagem de fácil acesso e material visual de qualidade, a informação pode chegar a todos os cantos do país. Sendo assim, o SEO para Youtube se faz cada vez mais necessário. A partir de determinadas técnicas, a informação atinge alvos cada vez mais distantes, aumentando o alcance da marca.

Com isso, a cartela de clientes aumenta, o marketing torna-se cada vez mais produtivo e os lucros, consequentemente, ainda maiores.

As melhores técnicas de SEO para Youtube

Sabendo de sua importância, chega-se a parte principal: como aplicar na prática essa

ferramenta tão importante e desejada. Acompanhe!

Invista nas palavras chave

As palavras chave são o principal pilar do SEO para o Google. Falando de YouTube, elas são tão importantes quanto. Afinal, é através delas que o mecanismo identificará quais vídeos são relacionados à pesquisa do usuário.

Sendo assim, a melhor dica é realizar uma pesquisa aprofundada de quais são as principais buscas relacionadas ao seu conteúdo. Dessa forma, torna-se bem mais fácil definir qual será o melhor ponto de partida.

Afinal, o mesmo tipo de informação pode ser repassado de várias maneiras. Sendo assim, escolher as Keywords que melhor resumem o tema é a grande chave para ser encontrado.

Aloje as palavras certas nos locais devidos

Ao subir um vídeo para o YouTube, é necessário preencher uma série de locais antes da publicação. Por mais que essa etapa pareça mecânica e entediante, ela é um dos fatores mais importantes para alcançar sucesso no SEO da plataforma.

Se nos buscadores comuns a URL, meta descrição e TAGS são importantes, no YouTube elas são essenciais. Afinal, se trata da parte entendida pelo mecanismo, já que o conteúdo do vídeo não é levado em consideração.

Sendo assim, as palavras chave escolhidas devem estar presentes no título, descrição

e no maior número de TAGS possível. Dessa forma, fica mais fácil da plataforma entender as informações repassadas e exibi-las como prioridade aos usuários.

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Utilize títulos concisos e informativos

Segundo pesquisas realizadas pela Briggsby, títulos grandes possuem os piores resultados no ranqueamento do YouTube. Essa posição pode ocorrer por diversos fatores, porém, o principal deles é o grande número de palavras sem objetivo.

Sabendo disso, a melhor estratégia é utilizar a palavra chave no título e de maneira destacada. Em primeiro lugar, de preferência. O restante do conteúdo deve ser curto e esclarecedor, de maneira a informar o usuário do conteúdo a ser visto.

Uma boa dica para colocar essa estratégia em prática é fazer uso de dois pontos. Com isso, fica fácil destacar a Keyword e fornecer uma explicação bem breve.

Por exemplo, no título “SEO para YouTube: o que é e como aplicar nos vídeos” o usuário compreende rapidamente quais serão as informações transmitidas. Dessa forma, caso esse seja seu objetivo, com certeza clicará no conteúdo sem nem olhar para os demais da lista.

Invista em uma descrição matadora

Ao contrário do título, que no SEO para YouTube precisa ser curto e conciso, a descrição funciona de maneira inversa. Quanto mais detalhada, mais apreciada será pelo algoritmo.

Atualmente, o limite de caracteres estipulado pela plataforma é de 5.000. Ou seja, é possível escrever de maneira bastante detalhada quais são os conteúdos existentes no vídeo. Nesse momento, o tamanho é de bastante importância, já que o YouTube o enxerga como um medidor de qualidade.

Em linhas gerais, o pensamento é de que quanto mais texto existente, mais informações são transmitidas, consequentemente tornando o vídeo mais relevante.

Sendo assim, invista tempo criando uma descrição inteligente, fazendo uso das palavras chave. Dessa forma, tanto o mecanismo quanto o público enxergarão o material com bons olhos.

Edite o nome original do vídeo

Quase sempre que filmamos ou editamos um vídeo, ele recebe um nome padrão e automático ao ser salvo. Comumente, a sigla “VID” e uma série de números em sequência. Porém, você sabia que alterar o nome do arquivo antes de subi-lo para o YouTube também é uma prática que faz a diferença?

Quando fazemos isso e utilizamos a palavra chave, a plataforma entende o tema do conteúdo de maneira rápida e eficaz. Ou seja, com essa simples técnica é possível impulsionar ainda mais os vídeos dentro do ranking exibido.

Vídeos com tempo dentro da média

Segundo pesquisas realizadas com usuários do site, o tempo de vídeo ideal é de cerca de  10 minutos. Sabendo disso, o YouTube costuma impulsionar materiais com essa média de duração, ignorando principalmente os excessivamente curtos.

Sendo assim, mesmo que a mensagem ou ensinamentos do vídeo a ser publicado sejam poucos, o ideal é detalhar o conteúdo da maior forma possível. Com isso, as chances de o material ser ignorado pela plataforma são bem menores.

Vale ressaltar que vídeos muito longos também não são bem recebidos. Comumente, são abandonados pelos espectadores antes da metade. Isso influencia diretamente na monetização do vídeo e nas recomendações do algoritmo, já que a mensagem transmitida é de que o tema não é interessante o suficiente.

O SEO para YouTube, apesar de menos famoso, é uma ferramenta de extrema importância e longo alcance. Dessa forma, pode fazer grande diferença no marketing digital e de conteúdo proposto pela organização.

Sendo assim, comece hoje mesmo a seguir essas dicas e revolucione as publicidades da sua empresa!