Técnica Skyscraper para Link Building: entenda como funciona

Você gostaria de aparecer na primeira página do Google de maneira orgânica? Quer começar a ver rios de pessoas acessando os seus posts? Então precisa conhecer a técnica Skyscraper.

Popularizada por Brian Dean, do Backlinko (um dos principais sites sobre SEO do mundo), a técnica gerou um aumento de tráfego de mais de 457% para o seu criador.

Se você quer curtir ganhos de tráfego nesse nível, siga a leitura para aprender no que consiste a técnica Skyscraper e como utilizá-la!

O que é a técnica Skyscraper?

A técnica Skyscraper (que significa “arranha-céu”, em português) consiste em criar materiais que serão grandes destaques no seu segmento, assim como esses edifícios se destacam nas ruas dos grandes centros urbanos mundiais.

A ideia central da técnica é bem simples de entender. Você vai pesquisar no Google por palavras-chaves que são do interesse da sua estratégia. Por exemplo, se o seu blog for sobre plantio de verduras, você pode buscar por “como plantar alface”.

Então, nas primeiras posições, aparecerão os artigos mais completos e com maior qualidade de acordo com o Google.

A partir daí a técnica Skyscraper visa reescrever o conteúdo, mas mantendo alguns detalhes, como os tópicos e a frequência da palavra-chave.

No entanto, o grande segredo da técnica é que, a partir disso, você irá adicionar mais conteúdo de qualidade ao artigo. A ideia é que ele fique mais completo e com mais qualidade.

Ou seja: você pegará um artigo que já é bom e construirá um ainda melhor em cima dele, ficando um conteúdo muito mais “alto”. Daí o nome Skyscraper.

O importante, no entanto, é que você adicione elementos que sejam realmente de qualidade e que contribuam com aquele texto.

Por exemplo, se você vai escrever sobre “como plantar alface”, pode ser útil explicar sobre diferentes variações de mudas. Ou então adicionar uma sessão extra sobre qual a melhor época para plantar ou como evitar a presença de insetos no vaso.

Como usar a técnica na sua estratégia?

Agora que você já sabe o básico da técnica Skyscraper, vejamos a seguir um processo passo-a-passo de como utilizá-la para ranquear melhor no Google.

1. Faça uma pesquisa de conteúdo

O primeiro passo para utilizar a técnica Skyscraper é fazer uma pesquisa com a palavra-chave para qual você pretende ranquear. Busque no Google o termo e confira os primeiros colocados dos resultados.

A ideia é que você tenha uma ideia do conteúdo e da qualidade dos artigos. Você deverá inserir todo esse conteúdo no seu artigo também, incluindo os mesmos tópicos.

Mas atenção: a ideia não é fazer uma cópia do artigo. Isso teria efeito contrário: você seria penalizado pelo Google.

O objetivo é reescrever o conteúdo, mas com as mesmas informações e qualidade dos artigos originais.

Por exemplo, se o resultado do Google tiver algo como:

  • Para plantar alface adequadamente, separe um vaso com terra e alguns nutrientes para que o vegetal possa crescer”.

Então, você deverá escrever algo como:

  • O primeiro passo para plantar alface com qualidade é preparar a terra. Adicione alguns elementos que deixam a terra mais rica para o plantio e que facilitam o desenvolvimento das raízes. Três bons exemplos são farinha de osso, húmus de minhoca e pó de xaxim”.

Perceba que a informação é a mesma, mas há mais profundidade e qualidade na versão final.

2. Adicione informações de qualidade ao conteúdo

Um dos pontos principais da técnica Skyscraper é que o seu conteúdo seja, de fato, melhor do que os que são líderes dos resultados de busca. Lembre-se: os principais artigos são como prédios de 20 andares e seu objetivo é passar dos 40 andares.

Por isso, você precisará adicionar informações de qualidade ao conteúdo. O tipo de informação dependerá do assunto. Você pode atualizar os dados (caso seja uma pesquisa), pode inserir exemplos novos, tirar dúvidas, completar informações ou mesmo deixar o texto mais rico com algum case de sucesso da sua empresa.

Para completar, não esqueça de adicionar, se possível, conteúdo multimídia no artigo. Talvez um infográfico, mini-podcast ou vídeo possam ser úteis.

3. Envie o conteúdo para ser linkado em outros sites

O último passo da técnica Skyscraper é o mais importante: enviar o artigo para ser linkado em outros sites. Para a estratégia funcionar, é necessário que o Google compreenda que o seu conteúdo é melhor que o dos competidores.

O primeiro passo para isso é escrever um artigo que é, de fato, melhor. O segundo é angariar mais links de autoridades, especialmente aqueles que já linkavam antes para os seus concorrentes.

Para isso, use ferramentas que mostram os links que um artigo recebeu e contacte os donos desses sites. Mande uma mensagem dizem que você publicou um artigo que é mais completo e que seria interessante se eles substituíssem o link.

Além deles, busque novos links vindos de outros sites. Uma boa ideia wpode ser propor fazer guest posts com publicações relevantes no segmento e adicionar um link para o seu artigo nesses conteúdos.

Dessa forma, em pouco tempo o seu texto galgará para os primeiros lugares dos resultados do Google e você receberá um fluxo maior de visitantes.

E aí, o que achou da técnica Skyscraper? Ficou claro como ela deve ser utilizada? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!