Como ter resultados com SEO

Trabalhe com as estratégias de SEO e Marketing Digital em conjunto e alcance grandes resultados

Atualmente, com o grande boom que houve com a tecnologia e o mundo digital, se tornou normal que empresas busquem diversas formas de se atualizar. Isso porque se fazer presente digitalmente se tornou parte essencial das estratégias de propaganda, como o investimento em Marketing Digital, por exemplo.

Com isso, foi notado que ao investir em Marketing Digital, é possível adquirir bons resultados a curto e longo prazo. Por isso, se você tem uma rede de microfranquias ou uma empresa, seja ela pequena, média ou grande, não deixe de fazer parte do mundo tecnológico.

 Agora continue lendo o conteúdo para saber como colocar em prática algumas dicas!

Saiba o que é SEO

A estratégia conhecida como SEO, significa "Search Engine Optimization", que serve para trabalhar a otimização de sites e blogs nos mecanismos de busca, como Google, Yahoo! e Bing.

Com isso, esses sites de busca trabalham com ranking orgânico de posição, levando em conta quais apresentam maior credibilidade nos assuntos abordados.

Afinal, um dos grandes objetivos das empresas que investem em Marketing Digital é, exatamente, alcançar as primeiras posições do Google de maneira orgânica, ou seja, sem pagar por anúncios.

Isso porque, em média, 90% das pessoas que realizam alguma pesquisa clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página do mecanismo, em especial os 3 primeiros.

Por isso, investir na estratégia SEO vai ajudar a sua página da web a ter um maior número de tráfego orgânico, garantindo assim mais visibilidade para seu site ou blog.

Entretanto, isso não precisa ser um bicho de sete cabeças. É possível alcançar essas primeiras posições utilizando-se de boas estratégias, previamente estabelecidas no momento do planejamento.

Investir em SEO e Marketing Digital é essencial

A sua dúvida é se você deve fazer o Marketing Digital da sua empresa? Saiba que a resposta é: com certeza! 

Não é à toa, quem não marca presença online, se torna praticamente invisível no mercado, ficando para trás em relação à concorrência.

Isso ocorre porque nos últimos anos houve uma grande mudança no hábito de compras dos indivíduos. As buscas na internet pelos principais produtos cresceram, o que faz com que seja essencial que as empresas também se encontrem no mundo virtual.

Entretanto, estar apenas presente na internet muitas vezes não é o suficiente, não é mesmo? Saber como se posicionar entre as primeiras posições dos principais buscadores é essencial para atingir um grande número de conversões.

Por conta disso, alinhar o Marketing Digital ao SEO é uma das maneiras mais eficazes de trazer uma grande visibilidade para o seu negócio, sendo uma das formas mais assertivas para as vendas e, consequentemente, para o sucesso.

Além disso, você também pode se aprofundar na área de Inbound Marketing e ver os resultados com SEO crescerem ainda mais.

Mas afinal, como trabalhar com SEO? Confira no tópico a seguir.

Coloque em prática o SEO e alcance o sucesso

Por mais que essa não seja a primeira impressão, pode ser algo fácil colocar em prática algumas estratégias de SEO e Marketing Digital no seu blog. 

Com isso, podemos falar sobre a necessidade de realizar o estudo de palavras-chave, sendo extremamente interessante para saber o que abordar nos conteúdos do seu blog.

Isso porque ao realizar uma pesquisa em um site de buscas, aparecem resultados em ordem de relevância na chamada SERP, uma "página de resultados de um mecanismo de busca" (Search Engine Results Page).

seo para posicionar google

Veja agora alguns exemplos de estratégias para se destacar na SERP:

  • Link building: se trata de fazer parcerias com outros blogs, onde eles inserem links de conteúdos do seu blog e em troca, você pode fazer o mesmo com eles. Dessa forma, os principais buscadores entendem como sendo relevante ter outros domínios apontando para o seu, de maneira a posicionar melhor, organicamente, o seu site; 
  • SEO Title: na página de busca, é esse título que os pesquisadores vão ver. Ou seja, faça um título que seja simples e chamativo para o conteúdo. É essencial que ele não seja nem muito curto ou muito longo. Normalmente, com no máximo 60 caracteres;
  • URL amigável: faça com que a URL da sua página contenha um resumo simples do assunto, como "www.seublog.com/seo-e-marketing-digital" e não vários números e letras aleatórias.

Da mesma forma, quando trabalhamos com Marketing Digital, é essencial lembrar que a produção de conteúdo é importante para se destacar na web.

Isso mostra aos seus usuários que você está preocupado não apenas em vender os seus produtos a eles, mas também em oferecer conteúdos que os ajudem em seu aprendizado.

Aqui entra o Marketing de Conteúdo. Essa é uma das principais maneiras de fazer com que os seus possíveis clientes entrem em contato a princípio com a sua página, podendo descer através de todo o funil de vendas e, por fim, concretizá-la.

Dessa maneira, a sua marca se tornará relevante, exatamente por responder as principais dúvidas através dos conteúdos oferecidos no blog.

Essas são dicas importantes quando falamos sobre o posicionamento orgânico. Isso porque o algoritmo do Google tem como principal objetivo mostrar às pessoas os resultados mais importantes para as suas buscas.

Sendo assim, com essas dicas e bastante dedicação, seu blog pode atingir a primeira página nos mecanismos de buscas, passando credibilidade no meio digital.

Coloque a mão na massa

Você viu a grande importância de associar as estratégias de SEO com o Marketing Digital para obter resultados, tanto a curto quanto a longo prazo. Elas não são impossíveis, não é mesmo?

Isso porque marcar presença online é muito importante para os negócios e com a ajuda do SEO você pode ocupar a primeira página de resultados dos mecanismos de busca.

Portanto, coloque em prática as dicas que demos aqui, como investir em um estudo de palavras-chave para os conteúdos do seu blog, bem como o SEO Title e a troca de conteúdos entre sites parceiros.

Procure sempre estar em dia com novas estratégias para que seu negócio supere suas expectativas de sucesso e boa sorte!.


Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo na Ideal Marketing