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WhatsApp Business: saiba como usar na sua empresa

Lançado em Agosto de 2018, o Whatsapp Business é uma ferramenta que chegou para auxiliar as pequenas e médias empresas. Neste artigo, você vai aprender a usar o Whatsapp Business para a sua empresa e entender os benefícios desta ferramenta gratuita.

 

O que é o Whatsapp Business?

O Whatsapp Business é uma extensão do aplicativo Whatsapp destinado às pequenas e médias empresas para a troca de mensagens instantâneas e oferece alguns recursos adicionais que o aplicativo de uso pessoal não tem, como a criação de um perfil mais completo com diversas informações sobre o seu negócio, envio de mensagens automatizadas pré-definidas e o acesso a dados estatísticos, estes muito importantes para traçar uma boa estratégia de marketing para a sua empresa, o qual detalharemos a seguir.

Com o Whatsapp Business é possível cadastrar no aplicativo o endereço da empresa, site, horário de funcionamento e segmento de atuação, além de ter a conta verificada com aquele selo azul de autenticação, passando assim, mais credibilidade ao cliente.

A funcionalidade também proporciona a criação de mensagens automatizadas, onde é possível configurar respostas padrão de boas-vindas para novos clientes ou ainda, mensagens de ausência, quando a empresa estiver fora do seu horário de funcionamento, por exemplo.

Também é possível etiquetar as conversas com marcadores como “pago”, “novo cliente”, “novo pedido”, “pedido finalizado” e “pagamento pendente” na versão comercial. Isso permite um trabalho mais organizado e um maior controle do negócio, se você deseja trabalhar com vendas por meio do aplicativo.

E a grande diferença quando comparado ao aplicativo padrão, é o fato de o Whatsapp Business fornecer dados estatísticos para as empresas como, por exemplo, o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. Desta maneira, é possível saber se a comunicação está sendo eficiente, identificar falhas e melhorar o relacionamento com o seu cliente.

Assim, para quem é micro ou pequeno empresário, o aplicativo se torna uma excelente ferramenta para melhorar o engajamento com os seus clientes.

Como usar o Whatsapp Business para a sua empresa

Pode parecer simples, mas ter uma maneira de se comunicar com os seus clientes através de mensagens instantâneas, responder a perguntas ou mesmo, solucionar um problema, é um grande aliado para estreitar o relacionamento com os seus clientes e fazer a divulgação da sua marca.

Outro recurso que o aplicativo permite e se popularizou entre as empresas, é o uso do Whatsapp Web, que possibilita utilizar o aplicativo na tela do computador, agilizando assim o compartilhamento de arquivos e informações durante o horário de trabalho.

O fato de você também ter a possibilidade de separar a sua conta pessoal da comercial com diferentes números de telefone, lhe permite mais privacidade e evita pequenos transtornos no gerenciamento da sua conta. Ou seja, para celulares que possuem dois chips, você pode ter as duas versões do Whatsapp instaladas no seu aparelho. Caberá apenas a você, escolher quais notificações deseja habilitar, do Business ou do uso pessoal.

Se você ainda não sabe como usar o Whatsapp Business para a sua empresa, é importante ter bem claro que misturar os contatos pessoais ou manter conversas particulares no aplicativo de uso comercial, irá comprometer todo o seu trabalho na hora de analisar as métricas. Portanto, seja chato com os seus amigos e mantenha sempre uma postura profissional ao usar esta ferramenta de comunicação, priorizando o seu uso somente para negócios.

Divulgue o seu número comercial para que ele ganhe notoriedade, assim como as redes sociais, porém, tenha muita cautela na hora de enviar mensagens aos seus clientes. Diferentemente do Facebook ou Instagram, o Whatsapp é um canal direto e muito particular, então, tome muito cuidado para não se tornar inconveniente e invasivo. Analise previamente a relevância das suas mensagens e priorize o uso reativo do aplicativo, conversando com quem quer conversar com você.

E para não pecar na comunicação com o seu cliente, nosso conselho é silenciar as notificações do seu Whatsapp pessoal e habilitar as notificações do perfil comercial. Afinal, uma vez criada a conta empresarial, é fundamental estar sempre atento às mensagens e responder com a maior brevidade possível, dentro do seu horário de trabalho, ou enviando uma mensagem automática, quando estiver fora do expediente.

Para quem deseja trabalhar com vendas e não sabe como usar o Whatsapp Business para a sua empresa, a dica é criar um cronograma mensal com campanhas semanais usando a combinação de textos, vídeos e imagens, estipulando a quantidade de envios para não poluir o telefone dos seus clientes. Os envios podem ser feitos de maneira fácil e rápida através das listas de transmissão, que permitem agrupar até 250 contatos de uma só vez.

Outra dica importante e imprescindível para garantir a efetiva entrega das mensagens, é que os seus contatos tenham o número da sua empresa gravado na agenda, caso contrário, o Whatsapp interpretará a mensagem como um spam e não a entregará ao destinatário. Portanto, sempre que adicionar novos clientes, vale a pena enviar uma mensagem de boas-vindas e explicar como funciona o aplicativo, para que eles adicionem o seu número e então, passem a receber suas ofertas e promoções.

Mas, infelizmente, nem só de vantagens e pontos positivos são preenchidas as avaliações do aplicativo. As empresas que o utilizam desde o seu lançamento, em 2018, vêm reportando algumas desvantagens e limitações que a ferramenta apresenta para o uso comercial.

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Limitações que o Whatsapp Business apresenta para as empresas

Como o Whatsapp Business ainda é recente para as empresas, sabemos que muitas novidades e melhorias ainda estão por vir, mas, até o momento, foram observadas algumas limitações no seu uso corporativo, o que impossibilita aos empresários, ampliar o canal de atendimento com o cliente, em alguns casos. Veja a seguir.

  • Personalização de mensagens automáticas muito genéricas

O aplicativo não permite a personalização de mensagens automáticas por clientes, limitando o seu uso apenas para alguns grupos.

  • Limitação de apenas dois usuários simultâneos na conta

Somente duas pessoas podem usar a conta ao mesmo tempo, uma pelo celular e a outra, pelo computador, via Whatsapp Web. Porém, em se tratando de uma empresa, imagine um grupo de vendedores ou corretores de imóveis com essa limitação. Acaba sendo um grande problema a perda de informações devido à dificuldade em escalar o atendimento.

  • Falta de integração com outras plataformas

O Whatsapp Business é um grande aliado para as empresas na comunicação com os seus clientes mas, quando estamos falando do mundo corporativo, a falta de integração do aplicativo com outros softwares e plataformas da empresa acaba criando uma lacuna para um atendimento que poderia ser mais rápido e eficiente.

De maneira geral, não há dúvidas de que usar o Whatsapp Business para a sua empresa é uma grande vantagem para melhorar o engajamento com o seu público, mas esta decisão precisa ser previamente planejada de maneira estratégica para não colocar todo o seu trabalho a perder, afugentando seus clientes com mensagens indesejadas, e ainda, correr o risco de levar a sua empresa a falência devido à falta de profissionalismo.